sexta-feira, 31 de agosto de 2012

CELINA DA PIEDADE COM DISCO EM SETEMBRO












Quem já a viu em concerto, pisando palcos ao lado de Rodrigo Leão, Mayra Andrade, Fernando Alvim, António Chainho, Donna Maria ou Ludovico Einaudi, reconhece-lhe o imenso carisma.

Celina da Piedade tem levado o seu acordeão até aos mais diferentes contextos e agora prepara-se para se estrear a solo, com um disco recheado de surpresas.

Algures entre as formas e cores tradicionais, com viagens pelas memórias das danças portuguesas e um sentir mais moderno e universalista, Celina desenha uma música cheia de alma e de personalidade que em palco ganha com a sua formidável presença. É este o álbum que tem o sugestivo nome Em Casa que será editado a 17 de setembro e que conta com inúmeras colaborações: Samuel Úria, Carlos Guerreiro, Tiago Pereira, Uxia Senlle, Vasco Ribeiro Casais entre muitos outros.

Paralelamente, Celina da Piedade tem trabalhado como investigadora e formadora em música e cultura tradicional. Colabora com a Associação PédeXumbo desde 98 (da qual é actualmente Presidente Honorária) e é uma das artistas mais emblemáticas do “Trad”, movimento em torno das danças tradicionais. Ao longo dos últimos anos tem participado como instrumentista e formadora em diversas oficinas em torno da dança e da música tradicional.

Esteve ligada a bandas sonoras para cinema ("José e Pilar" e "Paris je t'aime"), televisão ("Portugal, um retrato social", "Gato Fedorento" e "Equador"), teatro e dança. Actualmente participa também no espectáculo humoristico e musical Homens da Luta.

No acordeão e ao microfone, Celina é um tesouro que agora urge descobrir no centro do palco.

<< Para mim cada música é um tesouro. Todas as escolhas de temas, instrumentos e convidados são feitas com muita emotividade. Faço música com o coração, e com ela o preencho, a música é a minha casa e faço-a com quem tenho partilhado a minha vida...>>

www.celinadapiedade.com

Sem comentários: