segunda-feira, 28 de abril de 2014

FESTIVAL BONS SONS







 
O Festival BONS SONS, que decorre entre 14 e 17 de Agosto, em Cem Soldos (Tomar), tem a vanguarda da música portuguesa nas diversas áreas da sua projecção.
 
Num total de 55 espectáculos distribuídos por 8 palcos, a música portuguesa reinventa-se a partir do experimentalismo, das influências contemporâneas da globalidade, dos ritmos das tradições que persistem e dos novos compassos do século XXI. Estas são últimas confirmações para o Festival BONS SONS:
 
N.A.C.O. O projecto de Miguel Ramos (Supernada, Mosh, Insert-Coin), apresenta um concerto baseado no imaginário do álbum de pequenas canções, quase-canções e não-canções, acompanhado pelo multi-instrumentista Nicolas Tricot (Foge Foge Bandido, Zelig): "Nunca Acordo Como Ontem”.
 
We Trust + Banda Filármonica Gualdim Pais. Projecto de André Tentúgal, rapidamente se tornou uma referência musical com ampla projecção nacional. O seu último registo é um disco voltado para as pessoas, um conjunto de canções que tendem a tornar a experiência ao vivo num momento intimamente partilhado, onde o público é também ele próprio voz do espectáculo. A Banda da Sociedade Filarmónica Gualdim Pais, fundada em Tomar em 1877, acedeu ao desafio para participar nesta apresentação ao público.

B’rbicacho. Partindo da época medieval e viajando até ao presente, passando pela música de raiz lusófona, as B'rbicacho propõem um repertório para baile, com danças medievais, repasseados transmontanos e até chorinho brasileiro. Como juntar uma viola da gamba, um clarinete, uma guitarra e três vozes femininas?
 
Tocá Rufar. O Tocá Rufar é um projecto-modelo de formação artística e cultural para a afirmação e promoção da percussão tradicional portuguesa e do instrumento bombo. O projecto distingue-se ao colocar a cultura portuguesa, o conhecimento e a arte em posição privilegiada como fonte de valor, de desenvolvimento e de contemporaneidade.
 
Campaniça Trio. Constituído por tocadores originários da região alentejana de Castro Verde, este trio está apostado em apresentar ao público o mais genuíno repertório de Viola Campaniça bem como a mestria do toque desta peculiar viola de arame. Pedro Mestre é o mentor e a acompanhá-lo está o dedilhar de David Pereira e a voz de José Diogo Bento.
 
A Presença das Formigas. A música portuguesa mantém-se enquanto linha condutora da qual nascem composições plenas de originalidade e invenção. Ao vivo, as “Formigas”, laboriosas e talentosas, fazem uso da sua variedade de timbre e de estilo, para criar um espectáculo único, onde a sua alegria e humor contagiantes criam momentos inesquecíveis.
 
OrBlua. Este projecto algarvio caracteriza-se pela originalidade das composições originais e pelo carácter multi-instrumentista dos 3 músicos. Em palco utilizam cerca de 20 instrumentos desde os mais antigos, como a sanfona ou a gralha, aos étnicos como a gaita-de-foles, o bouzouki ou o adufe, aos contemporâneos como o baixo eléctrico ou o piano, até ao electrónico uso de loop station.
 
Anarchicks. Guitarra, Baixo, Sintetizador e Bateria somam-se a 4 vozes dissidentes que chegam para semear discórdia e inquietar os ouvidos da multidão. Disparam música em todas as direcções, sem preconceitos nem compromissos. Se a música é uma arma, elas são o gatilho! Riot Grrrl Power!
 
Blacksea Não Maya DJs + DJ Maboku + DJ Marfox. Blacksea Não Maya é um colectivo de DJs: DJ Kolt, DJ Noronha e DJ Perigoso, oriundos da margem sul da grande Lisboa. DJ Maboku é angolano de nascença mas português de vivência e DJ Marfox tem raízes em São Tomé e Príncipe. O que todos têm em comum é incendiarem a pista do Musicbox, em Lisboa, com as Noites Príncipe. Dança electrónica fresca e polirrítmica.
 
Um cartaz a não perder, com os já anunciados:

António Chaínho, Sérgio Godinho, Gaiteiros de Lisboa, Gisela João, Ricardo Ribeiro, Amélia Muge, JP Simões, Noiserv, Samuel Úria, Peixe, Osso Vaidoso, Capicua, Brass Wires Orchestra, Norberto Lobo + João Lobo, Tiago Sousa, Simão Costa, Mila Dores, Mara, Os Capitães da Areia, Memória de Peixe, Torto, First Breath After Coma, Los Waves, Moullinex, Ciclo Preparatório, Long Way to Alaska, Aduf, Lavoisier, Nome Comum, Ermo, Luís Antero, Guta Naki, Reportório Osório, Azáfama (Cachupa Psicadélica, Capitão Capitão, Hombres con Hambre, O Martim, TV Rural e Vitorino Voador) e Bons Rapazes + Fernando Alvim.

Até ao final de Maio mantém-se a venda de Passes de 4 Dias por apenas €20, disponíveis aos balcões da FNAC, Ticketline e CTT.

Sem comentários: