segunda-feira, 8 de dezembro de 2014

Malcontent - “Riot Sound Effects” (Honeysound)




















A música dos Malcontent veste de negro. Um negro com passado. Som escuro que tem no pós-punk a sua principal fonte de inspiração. E dizemos que estas notas têm passado, pois as bandas que servem de referência a este trio, são bandas que, a maioria delas, nasceram e cresceram nos anos 80. Isto, porque os Malcontent viram a luz do dia em 2006, e se olharmos para as bandas que na actualidade vivem com este som nas veias, pode dizer-se que são muitas delas quase contemporâneas destes rapazes.
Assim à cabeça poderíamos dizer, que a maior de todas as influências chega de uns The Jesus And Mary Chain e por sua vez de alguém que os venerava, os portugueses Melancholic Youth Of Jesus.
Chegados ao terceiro registo, Os Malcontent, continuam sem medo de negar as suas origens, mas agora, contudo, sabem muito melhor como fazer para que o seu som ganhe marca própria. Mas o carimbo é difícil de apagar, e com certeza que haverá ainda muito boa gente a tecer comparações. Boas comparações dizemos nós. E assim sendo, a música dos Malcontent tem tudo a ganhar!
Estamos assim perante um grande disco de rock negro. Um som cru, sem grandes artefactos. E isto deve ser entendido como um grande elogio. Porque ficaria mal maquilhar em demasia estas canções, que acertam em nós em cheio, de tal forma que é impossível fugir delas.
“Riot Sound Effects” é um disco por inteiro. Muito equilibrado. Um disco que volta a mostrar que os Malcontent estão bem vivos e são frontais naquilo que querem fazer.
Por isso resta agora procurar por esta rodela e deixar a alma enegrecer com as guitarras corrosivas dos Malcontent.

Nuno Ávila

1 comentário:

Anónimo disse...

Abriu o apetite auditivo