sexta-feira, 28 de agosto de 2015

FOLK NA BOIÇA











 
Festival de música e cultura tradicionais
Aldeia de Sto. Amaro da Boiça – Figueira da Foz
9 a 11 de Outubro de 2015

Folk na Boiça - Festival de música e cultura tradicionais
O evento tem 3 palcos, Capela, ATL e palco Folk (onde decorrem os concertos maiores).
Capela com capacidade para 150 espectadores

Dia 9 - 21h - "Quase um fado" - projecto da fadista Nadine Brás com disco editado em 2015 na serie "colecção discos do povo"
 
ATL com capacidade para 60 espectadores sentados.

Dia 10 - 21h - "Coro do Carmo de Beja" - Dirigido pelo padre e musicólogo António Cartageno, referencia na recolha de música tradicional de cariz religioso, é um coro misto, que tem na sua base técnica o cante alentejano com repertório tradicional de âmbito religioso.

Neste espaço decorre também a exibição de cinema temático de realizadores portugueses, nomeadamente documental e curtas-metragens.

Palco Folk com capacidade para 400/500 espectadores em pé. Palco principal do Palco Folk com capacidade para 400/500 espectadores em pé. Palco principal do evento.

Dia 9
 
22h - "Fim de Linha" - O arrojado  projecto composto por guitarra eléctrica, bateria e gaita de fole, vem estrear-se ao Folk na Boiça. Uma lufada de ar fresco que mistura a contemporaneidade instrumental da guitarra e bateria com temas da nossa tradição envolvidos pelo característico timbre da gaita  transmontana.
 
23h – “Fura, Fura!” – Música da terra com raiz. Temas do cancioneiro tradicional português e originais escritos a partir de recolhas locais, confluem com uma vareada panóplia de instrumentos, dos mais tradicionais até aos mais contemporâneos, conferindo aos Fura, uma sonoridade caracterizada pela sua dinâmica e novidade. Em
vésperas de começar a gravar o seu primeiro disco, mas já com uma significativa participação em eventos de referência. Fura, Fura! foram convidados para abrir a temporada de 2014 do programa da Antena 1 Viva a Música,
de Armando Carvalheda.
 
24h – “Tanira” - Tanira é uma banda portuguesa de folk, um caldeirão onde se fundem ainda outras
sonoridades como o rock e a música do mundo. Criada em 2008, a actual formação divide-se por instrumentos como violino, flautas, uilliann pipe (gaita irlandesa), bouzouki, guitarra, baixo, percussão e bateria. Ao longo de quatro anos de amadurecimento musical e coesão, forjados na estrada, Tanira teve o privilégio de atuar em palcos marcantes, nacionais e estrangeiros, de onde se destacam os festivais Granitos Folk (Porto), Andanças (S. Pedro do Sul), onde atuaram por três anos consecutivos, Entrudanças (Castro Verde), Arredas Folk (Barcelos), Eco Fest (Odeceixe), Musicbox (Lisboa), Festival Máscara Ibérica (Rossio, Lisboa e Zamora, Espanha) e no festival de música tradicional “Sur La Route des Parquets” (La Rochelle, França). Escolheram o Folk na Boiça para fazer a apresentação do seu segundo trabalho discográfico.

Dia 10
 
22h – “Jam . Pt” - Preocupados com a qualidade do ar nas cidades do Porto e de Lisboa de onde são originários, os JAM. PT procuram nas danças portuguesas e danças de outros países, ares de outras partes e outros tempos. Depois de uma bem orientada oficina de danças durante a tarde, vão ser 2 horas de baile tradicional. Jam.Pt é tudo a bailar.
 
24h – “Pé na Terra” – A banda mais aguardada do Folk na Boiça 2015. Com mais de 150 concertos realizados na Europa, dois trabalhos discográficos – “Pé na Terra” (2008) e “13” (2010 com chancela antena 1) e o prémio EurofolkJ’08 os Pé na Terra vão criando desde 2005 uma sólida carreira nas músicas do mundo. Com as raízes no passado da música tradicional portuguesa, mas com os pés bem assentes na música do presente, a banda portuense constituída por 5 elementos (Gaitas, Percussões Tradicionais, Acordeão, Guitarra, Baixo e Voz) transforma cada concerto numa celebração, cada música num ritual sonoro difícil de igualar.

Domingo dia 11
 
Este dia é um dia aberto onde se pretende que haja o máximo de comunhão entre músicos artesãos e
público, e onde todos são chamados a partilhar . Para os mais audazes, começamos de manhã cedo com um passeio pedestre pelo Baixo Mondego “Folkandar”, e com uma oficina de Yoga ao ar livre. Vem depois o almoço convívio oferta da organização, normalmente uma sardinhada, (vamos ver o que a campanha da sardinha nos reserva para este ano). Depois de almoço recebemos a visita de um grupo etnográfico local, seguido da apresentação das oficinas ministradas, para terminar com um espetáculo do grupo de gaiteiros “Ronca e Rasga” e de toda a família do Folk. O palco é para todos.
 
Oficinas no Folk na Boiça.
 
Oficina de olaria para crianças – pelo ceramista Carlos Moço.
Oficina de Percussão Tradicional – por Tanira ou Tiago Pereira (Roncos do Diabo)
Oficina “A arte cervejeira e o fabrico de cerveja artesanal” – por Essência de Alma
Oficina de danças tradicionais – por Jam.pt
 
Feira de artesanato
 
“Oficina Sons da Música”, de Victor Félix e Mário Estanislau – Cordofones, membranofones e instrumentos de fole tradicionais – Vimeiro, Torres Vedras.
Ricardo Sousa” – Flautas em cana - Porto
“Red Clay” – Instrumentos de percussão em Cerâmica – Lisboa.
“Casa dos Cestos” – Cestaria tradicional em vime – Anadia.
“Casa das Botas” – Calçado e artigos em couro de fabrico manual – Almeirim
“Oficina Tempo dos Sonhos” – Calçado e artigos couro de fabrico manual – Benedita
“Ovelha Mãe” – Fabrico de artigos em pura lã. Fiação e tecelagem – Coimbra.
 
Animação de Rua.
 
Entre os dias 9 e 11 a animação de rua é feita pelos “Fim de Linha”, “Ronca e Rasga” e por um grupo de teatro de rua que ainda não temos confirmado.

Sem comentários: