quarta-feira, 30 de março de 2016

TERESA SALGUEIRO COM DISCO NOVO

Teresa Salgueiro é, sem dúvida, uma figura artística ímpar no nosso País e, desde há quase três décadas, constitui uma imagem emblemática de Portugal no mundo. Neste momento prepara-se para realizar uma série de concertos intitulada "Instante", que teve início na Bélgica e segue no dia 2 de abril, para o Centro Cultural Olga Cadaval, em Sintra. "Instante" porque reflete o momento presente, em que está eminente a vivência de um novo momento criativo. É uma partilha em palco, da música e emoções de uma viagem em redor do globo ao longo dos últimos quatro anos.

Partindo do repertório do álbum "O Mistério", caminhando rumo ao Horizonte.
 
Ainda este ano, Teresa Salgueiro vai lançar o novo álbum, “Horizonte”.
 
O seu percurso na música inicia-se em 1986 quando, com apenas 17 anos, é convidada para integrar a fundação do grupo Madredeus, com os quais permanece por 20 anos, gravando 9 discos de música original, criada especificamente para a sua voz. Cantando esse vastíssimo leque de canções, apresentou-se com o grupo nas mais prestigiadas salas de espetáculos do mundo. Uma aventura única da história da música portuguesa.

Em 2007, a sua primeira produção - "Matriz" - um álbum que presta homenagem, através de uma recolha criteriosa do património cultural português, à riqueza, variedade e antiguidade da música e poesia portuguesas,.

Em 2011 grava o disco no qual assume a produção, bem como a direção musical e a escrita das letras. Com "O Mistério", Teresa prossegue a sua ininterrupta viagem à volta do mundo, tocando nas mais importantes salas, para plateias que acorrem com entusiasmo e curiosidade ao reencontro com esta voz que escutam com paixão há tantos anos. De Espanha a Macau, da Itália a Taiwan, passando por Suécia, Brasil, México, Tailândia, Bélgica, Polónia, Sérvia, Eslovénia, Suíça, Luxemburgo ou Noruega, a digressão de "O Mistério" encheu salas e corações de igual modo.

2016 será o ano da sua segunda produção enquanto autora. "O Horizonte" servirá de base para um espetáculo ao vivo que reúne todas as facetas desta singular artista.Desde a interpretação de arranjos originais para temas da tradição portuguesa, bem como a inclusão de temas do seu primeiro disco autoral, e não esquecendo a homenagem ao seu antigo grupo Madredeus, Teresa Salgueiro desenha-nos um roteiro por um elaborado, delicado e profundo tecido de emoções em que nos demonstra, sem sombra de dúvida, a sua reputação de criadora de ambientes mágicos de uma beleza indiscutível.

A qualidade das suas interpretações, bem como o rigor técnico dos espetáculos que idealiza, têm sido alvo de rasgados elogios, por parte, tanto da crítica, como do grande público."O Horizonte" é simultaneamente a afirmação do sonho, do que nos faz avançar na vida, expresso na valorização da criação e interpretação de um repertório original, e a crença profunda de que o encontro com as nossas raízes e com a nossa memória, constitui o corpo que nos permite caminhar ao encontro desse mesmo sonho.

Ficha técnica
Teresa Salgueiro: voz
Rui Lobato: bateria, percussão e Guitarra
Óscar Torres: contrabaixo
Marlon Valente. acordeão
Graciano Caldeira: guitarra
 

Sem comentários: