quarta-feira, 31 de agosto de 2016

ARTE FORA DO SITIO




















O ARTE FORA DO SÍTIO, que conta já com a sua 11ª edição, nasceu do trabalho desenvolvido pela Divisão da Juventude da Câmara Municipal de Matosinhos e o Conselho Consultivo da Juventude. Este integra diversas gerações de artistas, primando pela irreverência e inconformismo, através da interação informal com o público nas suas diversas ações.

Ao longo de dois dias o público poderá assistir e participar numa programação ininterrupta, em formatos não convencionais, onde coincidem performances de música, dança, desporto, artes performativas, graffitties, animação de rua e desportos radicais.
Um evento transversal que já se consolidou na agenda cultural de Matosinhos, conforme comprovam os milhares de pessoas que, de ano para ano, vão enchendo cada vez mais o Jardim Basílio Teles, fazendo deste um extraordinário sucesso.

Um evento onde público e artistas se juntam num grande espetáculo de exaltação às artes.

Este ano contaremos com a apresentação do Fernando Alvim e atuações nas áreas da dança, música, desportos informais, ginástica rítmica, capoeira e teatro. Simultaneamente haverá lugar para uma série de momentos de animação, protagonizados por mimos, equilibristas, malabaristas e banda de dixie. Será disponibilizado um skate park para que os amantes da modalidade possam experimentar acrobacias. Ao longo de todo o fim de semana, será construído, por 6 artistas, um mural de graffities alusivos à história e cultura de Matosinhos. Os mais novos terão também um espaço exclusivo para eles, com atividades de animação, insufláveis, pinturas faciais, manualidades, entre outras.

DIA 17 SETEMBRO ( SÁBADO)

A tarde de sábado será marcada por dois eventos, a realização de uma breakdance battle entre diversos grupos concorrentes. No final serão atribuídos prémios para os vencedores, que serão escolhidos por um júri da área e uma feira de artigos usados “Bye Bye Closet”.

O primeiro dia de atividades termina, pelas 18h30, com o concerto dos Souls of Fire, banda mítica de Leça da Palmeira, de inspiração raggae, que tem como grandes sucessos “Souls of Rastaman” e “Bens materiais”. A primeira parte do concerto será assegurada pela cantora “Denise”.
 
DIA 18 SETEMBRO ( DOMINGO)

Proveniente do movimento "abraços grátis", o “Group Hug” pretende reunir o maior número de pessoas num abraço coletivo em torno de uma causa solidária.

 Em 2015, em parceria com o projeto VEM – Voluntariado em Matosinhos, unimo-nos em prol da associação NoMeiodoNada e do seu projeto, pioneiro em Portugal - Kastelo, Unidade de Cuidados Continuados e Paliativos para crianças dos zero aos dezoito anos, tendo contado com a presença de cerca de 400 pessoas.

 Nesta edição, objetivo é envolver a comunidade no apoio à inclusão do cidadão com deficiência mental. Assim, contando com a presença do ALADI- Associação Lavrense de Apoio ao Diminuido Intelectual e a APPACDM- Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental, pretende-se juntar centenas de pessoas, num abraço gigante em torno da aceitação da DIFERENÇA.

Sem comentários: