terça-feira, 26 de setembro de 2017

BERLAU EM DIALOGO COM ANA HATHERLY












Meta-Sonorização. Em Diálogo com Ana Hatherly é um novo trabalhado do projecto Berlau e está desde hoje disponível em CD e formato digital. Trata-se de um exercício de diálogo com a poesia de Ana Hatherly, nomeadamente com a noção de meta-leitura que desenvolve no livro Anagramático (1970). A edição em CD tem também uma dimensão gráfica, com a reprodução das partituras do exercício, num sistema de notação que procura igualmente seguir o método experimental de Hatherly. A edição digital está disponível em http://berlau.bandcamp.com/album/meta-sonoriza-o-em-di-logo-com-ana-hatherly e o download inclui um pdf com as partituras. Para fazer o download basta clicar em 'Buy Digital Album' e, em 'Name Your Price', escolher o valor, que pode ir de 0 euros ao que se quiser.
 
Este trabalho será apresentado ao vivo no próximo dia 13 de Outubro, a partir das 21h30, no Bar Irreal. Mais informações em www.facebook.com/events/485872478439428.      

Berlau
Meta-Sonorização. Em Diálogo com Ana Hatherly

O que dizemos é tanto as palavras que pronunciamos como os silêncios que introduzimos entre elas. Este exercício ocupa-se, em boa medida, desses silêncios. Pretende averiguar o que sucede quando suprimimos determinadas parcelas de um texto que se diz e as substituímos por blocos de silêncio, ou seja, quando aumentamos o silêncio entre as palavras que pronunciamos. Quando se opta por não pronunciar certas palavras, que consequências resultam para o texto de onde as suprimimos, assim como para o que fica dito e para o que fica por dizer?
 
Meta-Sonorização pretende dialogar com o trabalho da poeta Ana Hatherly – prolífica autora da chamada poesia experimental portuguesa –, designadamente com o seu «Livro IV – Meta-Leitura (1968-69)», incluído na obra Anagramático (Lisboa: Moraes Editores, 1970). Aí, Hatherly ensaia um exercício de construção e manipulação do texto poético, suprimindo sistematicamente parcelas de um texto-base, procurando reflectir sobre os impactos dessas operações no seu significado e integridade. Hatherly, no teorema que antecede o texto-base, afirma que «Ao nível do significado, um texto poético possui tal integridade funcional e é constituído por elementos de tal modo autónomos que suporta sem prejuízo as fragmentações mais sistemáticas».

Meta-Sonorização é um exercício semelhante, que procura aplicar a uma composição sonora o mesmo método e o teorema de Hatherly. Trata-se de um conjunto de oito faixas, em que a composição sonora-base (faixa 1) é, nas faixas seguintes, submetida à supressão de determinadas parcelas. Pretende-se, desse modo, pensar a forma como, à semelhança do texto poético, também os diversos elementos que integram uma composição sonora são suficientemente autónomos para produzirem significados próprios, sem que, com a sua supressão, a integridade da composição seja afectada. Também as partituras do exercício, que a seguir se reproduzem, foram concebidas num sistema de notação que procura seguir o método experimental de Hatherly.

Meta-Sonorização. Em Diálogo com Ana Hatherly foi concebido, gravado e produzido no Barreiro, entre Abril e Julho de 2017, por Fernando Ramalho.

A edição em CD tem o apoio da Fundação GDA.

http://berlau.bandcamp.com
http://soundcloud.com/fernando-ramalho-1

Sem comentários: