terça-feira, 19 de dezembro de 2017

CARLOS PENINHA LANÇA CD EM VISEU

O lançamento do CD está programado para 21 de Dezembro de 2017, próxima quinta feira em Viseu, no Teatro Viriato integrado na programação de Natal do Município de Viseu.
 
O espectáculo de lançamento conta com muitos dos convidados deste CD.

O CD conta com o Apoio do Município de Viseu e da Acert Tondela.

Este é um link para ouvir o single que tem sido divulgado.
https://soundcloud.com/carlos-peninha/o-portugal-futuro

O autor, Carlos Peninha, tem um percurso artístico de mais de 30 anos em distintas áreas de criação musical que não se confinam à sua atividade de compositor, sendo de realçar o seu trabalho na área de espetáculos poéticos onde as declamações de projetos da ACERT nomeadamente com José Rui Martins. Além disto, foi criador de música de cena para vários espetáculos teatrais, tendo-se neles também integrado como intérprete.

Desenvolveu ainda trabalho como compositor em três edições discográficas “Manifestasons”, “Soltar a Língua” e “Cantos da Língua”, para além de ser co-autor de arranjos com Luís Pastor, enquanto elemento de “A Cor da Língua ACERT”, do Livro Cd “A Viagem do Elefante” e instrumentista em edições discográficas, espetáculos de teatro e bandas sonoras de filmes, nomeadamente do realizador José Medeiros.

Este projeto de Carlos Peninha, “Tocar o Chão”, tem como objetivo primordial, dar a conhecer pela primeira vez o seu trabalho a solo, após ter desempenhado sempre um papel de compositor e intérprete em colectivos e para outros compositores e grupos.

A fundamentação da necessidade da edição deste trabalho consiste no facto de Carlos Peninha ter desenvolvido um apurado e continuado trabalho de compositor, musicando poemas de autores de língua portuguesa, tendo uma larga experiência de trabalho com músicos portugueses e de outros paíse, cmo por exemplo grupos de Moçambique e com poetas como Mia Couto, Leite de Vasconcelos e José Craveirinha.

Tomando em conta que a sua já longa carreira se tem dividido por várias áreas da criação artística onde desempenha coletivamente a sua criaçãomusical, este projeto pretende consolidar e tornar público o trabalho a solo, enquanto compositor e multi-instrumentista e artista com desempenhos artísticos pluridisciplinares com uma natureza eminentemente coletiva.

Sobre o CD Carlos Peninha – Tocar o Chão

Tocar o Chão é o nome de um projeto musical de canções feitas a partir de poesia em língua portuguesa por Carlos Peninha, que assina a autoria da música e arranjos e algumas interpretações vocais. Carlos Peninha tem vindo a trabalhar há já muitos anos na criação de músicas originais sobre poesia de autores de língua portuguesa, nomeadamente para Companhia de Teatro Trigo Limpo Teatro Acert. Pontualmente algumas vozes interpretaram essas canções em espetáculos onde se mesclavam a música de influência portuguesa como o jazz e outros ritmos de várias latitudes. Nos últimos anos oprojeto foi criando raízes num naipe de músicos que interpretam os arranjos e novas leituras do reportório existente bem como de novas canções, com destaque para Sara Figueiredo na voz. Jorge de Sena, Teodomiro Leite de Vasconcelos, Miguel Torga, Amílcar Cabral, Eugénio de Andrade, António Quadros, Ruy Belo ou João Luís Oliva entre outros são visitados neste projeto.

Tocar o Chão é o nome deste CD de Carlos Peninha em que se celebra a poesia de língua portuguesa vestida com música de raiz portuguesa temperada com sabores de multiculturalidade.

O Alinhamento do CD conta ainda com uma canção a feita sobre um poema do cantautor espanhol Luís Pastor, musicado por Carlos Peninha e interpretado vocalmente por Luís Pastor, que é convidado neste CD, e ainda um original com música e letra de Carlos Peninha. O CD será editado pelo próprio autor, que é também co-produtor do mesmo, não tendo neste momento contrato com nenhuma editora. Todas as músicas são criações de CarlosPeninha.

O CD tem a produção de Manuel Maio e Carlos Peninha e Mistura e Masterização de Rui Ferreira e design gráfico de Zé Tavares.

​​O CD tem as PARTICIPAÇÔES e convidados;

Carlos Peninha- Voz, Guitarras acústicas aço e nylon, Guitarras eléctricas, Braguesa, Cavaquinho brasileiro, Ukulele, Bandolim, Ebow.

Sara Figueiredo-Voz , Coros
Zeca Medeiros –Voz
José Rui Martins - Voz
Mariana Abrunheiro- voz
Luís Pastor (Espanha)–Voz
Cheny Wa Gune (Moçambique) - M’bira e Voz
Julieta Silva - Voz, Coros, Sanfona
Luísa Vieira – Voz, Coros, Flauta transversal
Manuel Maio - Bandolim, Violino, Rabeca, Voz
Rui Ferreira -Baixo eléctrico fretless, Palmas
Miguel Cardoso- Contrabaixo
Joaquim Telles Quiné- Percussões
Artur Fernandes - Concertina
João Mortágua -Saxofone alto
Daniel Tapadinhas- Trompete e Fliscorne
André Cardoso- Guitarra portuguesa
Jorge Cardoso – Oboé
André Carriço - Violoncelo
Ana Luísa Marques – Violoncelo
Rui Silva – Percussões
Sofia Adriana Portugal - Coros
Angela Oliveira-Coros
Davide Zacarias-Coros
Maria Anadon – Coros

CD: Tocar o Chão


Todas as músicas de Carlos Peninha.
Autorias Poemas/Músicas
1. Anunciação (Teodomiro Leite de Vasconcelos / Carlos Peninha)
2. As palavras (Eugénio de Andrade / Carlos Peninha)
3. Ciganos (Miguel Torga / Carlos Peninha)
4. Notícia (Miguel Torga / Carlos Peninha)
5. O Portugal futuro (Ruy Belo / Carlos Peninha)
6. Tocar o chão (João Luís Oliva / Carlos Peninha)
7. Fronteira (Miguel Torga / Carlos Peninha)
8. Pescador (T. Leite de Vasconcelos / Carlos Peninha)
9. O ter e o dar (Jorge de Sena / Carlos Peninha)
10. As cataratas do céu (Jorge de Sena/ Carlos Peninha)
11. Ora essa (Grabato Dias / Carlos Peninha)
12. Lança a rede ao mar (Carlos Peninha)
13. Água de mi boca (Luis Pastor / Carlos Peninha)
14. Regresso (Amílcar Cabral / Carlos Peninha)


Sem comentários: