terça-feira, 19 de dezembro de 2017

FESTA DE REIS EM LISBOA




















Concertos, cerveja e muita tradição serão as três oferendas que marcarão a Festa de Reis do Lisbon Beer District, o colectivo que pretende transformar Marvila Velha no novo epicentro da cultura cervejeira artesanal de Lisboa. A ter lugar a 6 de Janeiro, nos eixos entre a Rua do Açúcar, a Capitão Leitão e a Rua Pereira Henriques, o LISBON BEER DISTRICT juntará músicos, comunidade local e as três cervejeiras locais (Dois Corvos, Lince e Musa) numa celebração com fins solidários.

Retomando a tradição quase perdida das janeiras, o evento terá mais de 10 actuações que, entre as 14h00 e as 00h00 vão ocupar cafés, galerias e espaços comerciais da zona. No alinhamento actuações de Benjamim, Monday, Sallim, Chinaskee & Os Camponeses, Mighty Sands, Lavoisier, Calcutá, Brandos Costumes djset, Canta Marvila & o Grupo de Concertinas da Casa do Povo de Castro D'Aire que, a par do repertório próprio, apresentarão interpretações originais de temas do cancioneiro popular das Janeiras. O alinhamento completo de actividades e horários será anunciado no início de Janeiro.

Os restaurantes e cafés locais encarregar-se-ão de completar o tradicional cantar da janeiras com petiscos e menus alusivos ao tema. A tríade de prendas fecha-se com uma cerveja especial, a segunda criação em garrafa deste LBD, uma SCOTCH ALE encorpada e escura, com um toque de doçura do malte. Ideal para aquecer as almas e os corações. A par do lançamento especial do dia, estarão disponíveis ainda mais de 30 cervejas à pressão, entre as quais as mais recentes criações colaborativas criadas em conjunto com a Oitava Colina, Chimera Brewpub e Cerveja Letra.

Acompanhando o espírito da quadra festiva este evento terá fins solidários e servirá para recolher fundos para o apoio à actividade da Casa de São Vicente, IPSS instalada em Marvila que desenvolve trabalho com portadores de deficiência. A venda de copos e um euros por cada litro de cerveja serão doados à instituição para que a mesma possa comprar novos equipamentos essenciais para o dia-a-dia dos seus utentes. Durante os concertos será ainda incentivada a doação de contribuições in loco, acompanhando o espíito da época e o fim solidário das prestações.

Nascido da congregação de três empresas cervejeiras, Dois Corvos, Lince e MUSA, o Lisbon Beer District pretende recuperar a história de Marvila Velha, outrora palco incontornável do sector secundário lisboeta, e rejuvenescê-la através da irreverência da nova indústria cervejeira nacional. O projecto, promoverá um círculo regular de eventos, colaborações, palestras e outras iniciativas que aproximarão a comunidade local do centro cosmopolita. O evento de 6 de Janeiro contará com o o apoio da Fábrica Moderna, TODOS, Café com Calma, Bar Capitão Leitão e dos restaurantes Entra, Papalagui e Floresta Oriental. 

Sem comentários: