terça-feira, 27 de março de 2018

ANDANÇAS EM RODA VIVA, REGRESSA A CASTELO DE VIDE









A Roda Viva chega a Castelo de Vide, de 1 a 5 de Agosto de 2018, com a realização da 23ª edição do Andanças!

Com o tema "Roda Viva", o Andanças define-se como um festival em movimento, em constante evolução, onde se dança, se ouve e toca música, se aprende, onde se partilham tradições e saberes em comunidade.

O Festival Andanças é organizado pela PédeXumbo em colaboração com a Câmara Municipal de Castelo de Vide.

Durante 5 dias os participantes vão poder rodopiar pelas ruas, praças e jardins da vila, dançar na igreja ou "sobre o horizonte"​, experimentar produtos locais, visitar espaços e monumentos, aprender sobre a cultura do Alto Alentejo e de outras partes do mundo, descobrir o artesanato, descansar na relva com vista para a serra, subir até à Penha, visitar Póvoa e Meadas e passear pela natureza, numa edição que pretende manter a qualidade e a diversidade na programação e perpetuar o conceito do festival como espaço de encontro, experiências e criação.

É no sentido de dar continuidade ao trabalho realizado em 2017, que o Andanças volta à vila e a estar próximo das pessoas que lá habitam, dando também a conhecer melhor a região e os seus costumes.

A área junto ao Forte de São Roque estará novamente em destaque como espaço de programação, a oferecer vistas panorâmicas da paisagem circundante e da serra que envolve a vila. Nesta área estarão 4 palcos, 3 de bailes e oficinas e o Espaço Criança que, à noite, se transformará também em palco de baile. Serão criadas novas zonas de lazer e sombra com diversos espaços de descanso.

O Coreto do Jardim Grande (público), o Cineteatro Mouzinho da Silveira, a Igreja de S. Francisco e as ruas de Castelo de Vide voltarão a ser espaços de programação gratuita e aberta a todos.

Uma vez no coração da vila, o Andanças continua a apostar nas suas gentes, artesanato, gastronomia e lugares para oferecer uma programação local variada como espaço de aprendizagem e intercâmbio.

O Andanças está em constante movimento. Roda, agita, desloca, renova, une. Roda a vila e roda a vida. O Andanças é um caminho vivo, conecta ao presente e projecta o futuro. É um ponto de partida e de chegada. O Andanças é uma viagem, está sempre em Roda Viva.

Mais informações no site do Andanças - http://www.andancas.net/2018/pt/
Facebook do Andanças - https://www.facebook.com/andancas/

Vídeos da edição 2017
As Manhãs no Andanças
As Tardes no Andanças
As Noites no Andanças
A Aprender no Andanças

Sobre a PédeXumbo, entidade organizadora do Andanças:
Há 20 anos a dançar, a PédeXumbo trabalha desde 1998 na promoção da música e dança de raiz tradicional. Uma equipa profissional dedica-se à recuperação destas práticas culturais, através de registos, coproduções, criação artística, investigação, formação de formadores e ensino informal destinado a todas as idades.
Mais do que perpetuar relíquias, a PédeXumbo propõe-se a reavivar hábitos sociais de viver a música, reproduzindo bailes tradicionais participados por novas gerações que vão beber em práticas antigas.

Mais informação: http://www.pedexumbo.com/pt/

Sem comentários: