É já no próximo dia 27 de Abril que os Basset Hounds editam “II”, o seu mais recente trabalho discográfico, com o selo da Pontiaq.
Após a edição do primeiro álbum, homónimo, em 2015, bem recebido pelo público e pela crítica, que lhes permitiu marcar presença nas principais salas do circuito indie português e em alguns dos mais conhecidos festivais de música do país, o quarteto lisboeta regressa com o segundo álbum de originais. A banda preserva a mesma amplitude sonora que já lhe conhecemos, sem preocupações de se adentrar num ou noutro género musical e criando uma linguagem muito própria e sem rótulos. É neste espaço multidimensional que se move esta “matilha” formada por Afonso Homem de Matos (bateria), António Vieira (guitarra), José Francisco Martins (baixo) e Miguel Nunes (voz principal e guitarra).
“II” espelha o amadurecimento adquirido pelo colectivo nos três anos que decorreram desde a gravação do seu álbum de estreia. Do antecessor traz a vontade de desvendar novos horizontes no processo de composição musical, tentando pintar os limites conhecidos com novas texturas, mantendo uma sólida componente rítmica. Sem prescindir da essência de cada melodia, o impulso foi medido e o embalo tornou-se consciencioso.
A cadência do processo de criação musical culminou na incorporação de novas abordagens e influências e de novos instrumentos (de sopro e de cordas). “Ouroboros”, o single que serviu de arranque ao novo álbum e que conta com a participação de Francisco Menezes no saxofone, antecipa um disco que extravasa a formação clássica da banda e revela um novo rumo na sonoridade que pretende transmitir.
À semelhança do primeiro álbum, ”II” foi gravado nos Blacksheep Studios por Guilherme Gonçalves e Bruno Xisto e masterizado na Arda Recording Company por Miguel Marques. O disco conta com a participação de André Isidro (teclados), David Alves (violino), Francisco Menezes (saxofone) e Luís Grade Ferreira (trompete).
O novo álbum estará disponível, a partir de 27 de Abril, nas principais plataformas digitais.
Para quem se queira deixar siderar pelas descargas electrizantes das guitarras e perder-se em atmosferas espaciais, aqui ficam os concertos confirmados da banda até à data:
11/Mai | Freamunde: Espaço A
19/Mai | Faro: SRAF «Os Artistas»
01/Jun | Lisboa: Casa Independente
02/Jun | Portalegre: Lounge
Sem comentários:
Enviar um comentário