terça-feira, 29 de maio de 2018

BASSET HOUNDS COM SINGLE E CONCERTOS






Concerto de Lançamento do Álbum II
Casa Independente | 1 de Junho

Os Basset Hounds acabaram de lançar o novo registo de originais II e apresentam agora “Condor”, o seu novo single e videoclipe. O concerto de apresentação está marcado para 1 de Junho na Casa Independente, em Lisboa.

Após o lançamento de “Ouroboros”, o primeiro tema de avanço do disco, “Condor” é o segundo single escolhido. Esta foi uma das primeiras músicas a ser criada para este novo trabalho e, talvez, uma das últimas a ser finalizada. Segundo a banda, o tema marca definitivamente uma mudança no som dos Basset Hounds e sendo uma música onde se aprofundou a exploração de novas técnicas que ainda estavam por dominar, “Condor” tornou-se a escolha óbvia para ser a canção inicial do novo álbum. Apresenta-se em duas partes, uma associada ao dia e a outra à noite. A transição entre as duas fases é feita através do silêncio, permitindo que a melodia respire antes de mergulhar na noite e revestindo a música de um sentimento de leveza. Associando esta leveza ao vôo chegamos ao condor, ave que no folclore da América do Sul está associada ao transporte do sol, reforçando a ideia do contraste dia/noite. “Condor” fala-nos disso: da noite que se segue ao dia, da escuridão que se segue à luz.

O videoclipe, interpretado por Patrícia Sampaio e realizado por Leonor Bettencourt Loureiro, vai igualmente ao encontro desta dicotomia entre dia e noite, luz e escuridão. Em jeito de homenagem a Henri-Georges Clouzot, célebre cineasta francês meticuloso e conhecedor de todos os truques técnicos da sétima arte, a realizadora não dispensa o simbolismo das cores transportando-nos, através de um jogo de luz e sombras, para esta dualidade cromática (ver videoclipe aqui).

O novo álbum II espelha o amadurecimento adquirido pelo colectivo formado nos três anos que decorreram desde a gravação do seu álbum de estreia. Do antecessor traz a vontade de desvendar novos horizontes no processo de composição musical, tentando pintar os limites conhecidos com novas texturas, mantendo uma sólida componente rítmica. Em II a banda preserva a mesma amplitude sonora que já lhe conhecemos, sem preocupações de se adentrar num ou noutro género musical e criando uma linguagem muito própria e sem rótulos. Mais do que revisitações de estilos ou influências, o importante no processo criativo é o que cada um traz, com o seu instrumento e com as suas vivências, de forma natural e despretenciosa.

Afonso Homem de Matos (bateria), António Vieira (guitarra), José Martins (baixo) e Miguel Nunes (voz e guitarra) preparam-se agora para apresentar os temas do novo álbum num concerto que contará, à semelhança do disco, com a participação de Francisco Menezes (saxofone) extravasando a formação clássica da banda. O concerto terá lugar no dia 1 de Junho, na Casa Independente, em Lisboa ((info do concerto aqui).

Será uma oportunidade imperdível para quem se queira deixar siderar pelas descargas electrizantes das guitarras e viajar por atmosferas espaciais!

Para quem perder esta oportunidade, ainda poderá ver e ouvir estes quatro fantásticos no dia 2 de Junho, no Lounge, em Portalegre.

Sem comentários: