quinta-feira, 19 de julho de 2018

FILHO ÚNICO APRESENTA




















Esta Sexta-feira 20 de Julho seguem as Noites de Verão no Jardim da Galeria Quadrum nos Coruchéus, em Alvalade. Pelas 19h30, e com entrada livre, apresentamos o concerto de Lena D’Água e a Banda Xita, liderada pelo Primeira Dama.

Lena d’Água e a Banda Xita

Em Janeiro deste ano, na Galeria Zé dos Bois, acompanhados por músicos recrutados ao colectivo Xita Records, Primeira Dama e Lena d'Água revisitaram o cancioneiro um do outro, juntando aos clássicos da cantora o ainda fresco repertório de "Histórias por Contar" e "Primeira Dama", discos editados pelo músico em 2016 e 2017. Ícone da pop-rock portuguesa, Lena d’Água começou a cantar na década de 70, ficando pra história como a primeira mulher a integrar uma banda rock como vocalista, neste caso os progressivos Beatnicks. Enturmou-se e potenciou (n)o tecido criativo e editorial da música popular em expansão no dealbar dos 80 e afirmou-se como um dos corpos e almas do convencionado boom do rock português. Primeiro com os Salada de Fruta e depois a Banda Atlântica, antes de se aventurar a solo com exponencial sucesso, sempre apoiada pelo cúmplice criativo Luís Pedro Fonseca, até ao LP “Aguaceiro” de 1987, já composto com um leque de autores convidados. Acercou-se do círculo de músicos do Hot Club de Lisboa no final de uma década 90 difícil e anos depois grava repertório seu e não só com arranjos jazz em “Sempre” que sai com selo Blue Note em 2007. No ano passado viu o single em 12’' vinil “Jardim Zoológico / Tao”, dois temas de 83 e 86 respectivamente, lançado pela neozelandesa Strangelove, para o circuito internacional das reedições de música de dança, que acolheu entusiasticamente as duas canções pop elegantemente exóticas. Esta filha e irmã de dois gigantes que marcaram a história do Benfica apresenta-se no coração do bairro de Alvalade com a Banda Xita, capitaneada por Primeira Dama (nas teclas e voz), e incluindo Inês Matos (na guitarra), António Queiroz (no baixo), João Raposo (nas teclas, voz e electrónica) e Martim Brito (na bateria).

Xita Records bandcamp https://xitarecords.bandcamp.com

Concerto: Lena d’Água e a Banda Xita
Local: Noites de Verão no Jardim dos Coruchéus
Data: 20 de Julho
Horário: 19h30
Entrada: LIVRE

Uma co-produção da Filho Único com a EGEAC, Galerias Municipais de Lisboa e o Museu Nacional de Arte Contemporânea do Chiado.

Sem comentários: