quinta-feira, 14 de fevereiro de 2019

JACINTA APRESENTA DISCO E LIVRO









23 de Fevereiro 2019 no Hotel Moliceiro, Aveiro, pelas 18:30



"Leitura agradabilíssima e que se faz quase de um fôlego só."
(Maria Manuel Baptista, Professora Catedrática da Universidade de Aveiro, 2019)

Tanto “Semhora” (Disco) como “Práticas Performativas no Jazz Vocal – uma auto-etnografia críticoanalítica” (Livro), são resultado de anos de estudo de música popular (aqui entendida como espaço de inscrição de subjetividade), que culminou com a defesa do doutoramento em Junho de 2018.

O disco e o livro completam-se e não se podem dissociar dada a ligação teórica e temporal que levaram a cantora a gravar determinadas canções, num determinado contexto e com um formato específico. O mesmo se pode dizer do livro, uma vez que foi sendo criado em simultâneo.

“Penso que é uma leitura profunda aquela que faz, pregnante e muito inteligente, para além de um excelente exercício de rigor e seriedade, que vale bem a pena pelas respostas que nos traz, mas sobretudo pelas questões que nos deixa.(...)

Por isso, em nosso entender, esta obra constitui um excelente exemplo, uma inspiração, mas também um apelo para que se compreenda melhor, e se possa fazer mais e diferente, no que ao ensino, às artes e à cultura diz respeito” (Baptista, 2019).

“Semhora” é o sétimo álbum da cantora de jazz, Jacinta.

Este álbum é um trabalho arrojado onde Jacinta partilha o palco com um único instrumentista – de baixo

elétrico de seis cordas. É acompanhada por um baixista virtuoso da cena musical brasileira, Paulo Dantas, que aqui embarca em mais uma das suas aventuras. O registo do álbum foi realizado ao vivo, na cidade de Teresina, no Piauí. O álbum é constituído por seis grandes composições do repertório brasileiro e seis do repertório norte-americano, com arranjos da própria cantora.

Senhora de mim
Senhora do próprio destino
Senhora da minha música
Senhora sem hora... “Senhora”

Doutorada em Estudos Culturais, na área de Performance, pela Universidade do Minho, Portugal; professora assistente no curso de música da Universidade Federal do Piauí, Jacinta realiza pesquisa na área de Performance e Improvisação Jazz Vocal, que experiencia profissionalmente há mais de 25 anos. É mestre em Música pela Manhattan School of Music, Nova Iorque, instituição que lhe atribuiu bolsa de estudos completa na área de Canto Jazz Performance. Licenciada em Ensino de Música, na área de composição e música de câmara, pela Universidade de Aveiro. Cantora de jazz com carreira internacional e seis discos no mercado, Jacinta editou na Blue Note Recordse foi galardoada com disco de ouro pelo seu disco Tribute to Bessie Smith. Figura como representante portuguesa em mais de 20 coletâneas diferentes de jazz vocal onde aparece conjuntamente com artistas como Diana Krall, Cassandra Wilson, Diane Reaves, Jane Monheit, Norah Jones e Stacey Kent. Gravou o seu segundo album, Day Dream, com o saxofonista Greg Osby; e atuou em duo com os pianistas Jason Moran e Gonzalo Rubalcaba.

Sem comentários: