terça-feira, 26 de março de 2019

THE DIRTY COAL TRAIN ANTECIPAM PRIMITIVE COM VÍDEO “WEIRD SHIT”

Depois de um álbum duplo cheio de convidados em Maio do ano passado, The Dirty Coal Train voltam 180 graus e apontam novamente agulhas noutra direcção: um LP em formato trio gravado maioritariamente ao vivo com overdubs de voz pontuais, em 2 dias em São Paulo, Brasil, durante uma das suas tours pela América do Sul.

O duo levou algumas ideias para trabalhar com Marky Wildstone (Dead Rocks, uma das primeiras bandas surf rock do Brasil, e The Mings, projecto com o Holandês Dead Elvis e o inglês Hipbone Slim) e captar tudo do modo mais cru e directo possível por Luís Tissot (produtor e músico na cena lo-fi e punk de garagem brasileira e argentina: Backseat Drivers, Human Trash, Jazz Beat Committee, Jesus & The Groupies, Thee Dirty Rats, Fabulous Go-Go Boy From Alabama).

Única excepção no tema "Dead end street" em que Ricardo andou a tirar lições dos discos de Suicide e substitui a bateria de Marky por uma caixa de ritmos manhosa. Destaque também para o primeiro original do grupo escrito em português "Ronda da noite" e para a conotação política em temas, interlúdios ("Selvajaria") e até em baladas como "The boy with the jello heart" (em que a banda considera urgente a criação de novas utopias e paradigmas de vida). O tema em português fala em apatia e individualismo perante a necessidade de acção. A tais temáticas não é alheio o facto do clima sentido no país (Brasil) aquando da gravação e composição. Espaço ainda para 4 versões (para originais dos The Shandells, Dead Moon, Thee Mighty Caesars e Murphy & the Mob).

No geral, um álbum "ao vivo em estúdio" sem rócócós e bastante mais cru que o anterior.

Arte da capa novamente por Olaf Jens e edição, dia 31 de Maio, tripartida entre Groovie Records, Hey Pachuco Records e Vinyl Experience.

Concertos Tour Europeia:
11/04 - Nave 9T - Bilbao, ESPANHA
12/04 - TBA, FRANÇA
13/04 - Krach - Monastier di Treviso, ITÁLIA
14/04 - Joshua Blues Club - Albate, Co ITÁLIA
16/04 - TBA, ITÁLIA
17/04 - Edonè - Bergamo, ITÁLIA
18/04 - TNT + Gogoponies - Milão, ITÁLIA
19/04 - TBA, FRANÇA
20/04 - Barbara Ann - Barcelona, ESPANHA
21/04 - Fun House - Madrid, ESPANHA

Concertos de apresentação oficial do novo disco "PRIMITIVE":
17/05 - Carmo 81 - Viseu
18/05 - Sabotage – Lisboa

Facebook https://www.facebook.com/thedirtycoaltrain/
Bandcamp https://dirtycoaltrain.bandcamp.com/
You Tube https://www.youtube.com/channel/UCrQFgahx89yBlPIZt4xNtPQ

Sem comentários: