segunda-feira, 17 de junho de 2019

SEIVA GANHAM PRÉMIO IMPULSO




















Os SEIVA receberam o "Prémio Impulso" na EXIB - Expo Iberoamericana de Música, que se realizou em Setúbal entre os dias 13 e 15 de Junho.

A EXIB Música - Expo Iberoamericana de Música é uma conferência profissional e festival de música dedicada ao que se convencionou chamar " músicas do mundo" com enfoque nas músicas desenvolvidas na Península Ibérica e no Continente Americano.

O "Prémio Impulso" é entregue pela EXIB- Música em associação com a REDPEM - Red de Periodistas Musicales de Iberoamérica (Rede de Jornalistas de Música da Iberoamérica) e distingue o artista com a melhor prestação ao vivo no festival.

Os Seiva iniciam a sua carreira em 2014 com o objectivo de fazer um projecto musical totalmente baseado na música de tradição oral portuguesa. Herdeiros dos extintos Dazkarieh, Vasco Ribeiro Casais e Joana Negrão trouxeram para Seiva a sua vontade em explorar ainda mais a música tradicional portuguesa. Quiseram criar um grupo que partisse da premissa de um projecto muito mais virado para dentro, para a portugalidade rural menos explorada. Uma alma portuguesa presente nas canções de trabalho, nas de romaria, nos adufes e pandeiros, nas canções de fé e em instrumentos como o cavaquinho, a viola braguesa e as gaitas de fole. Usando tudo e misturando-o com os seus temas originais, com electrónica e electricidade, sem pudores nem purismos, trazendo toda essa ruralidade para o habitat urbano dos membros do grupo e tentando que toda essa cultura se renove e se mostre ao Mundo.

No seu primeiro disco exploraram a tradição musical mais recôndita da Beira-Baixa misturando-a com as suas próprias vivências e experiências dos seus temas originais. Durante o mesmo ano fazem uma série de concertos em salas e festivais em Portugal apresentando-se ao vivo em trio, mostrando as canções do disco e provando que ao vivo a cultura portuguesa encontra ecos nos ouvidos dos espectadores.

Em maio de 2016 são nomeados para o FolkHebst um dos mais importantes prémios da Folk Europeia que já galardoou nomes como Garmarna, Berrogüetto, Amsterdam Klezmer Band, Dreamers‘Circus entre outros.

Seiva, um trio que apenas utiliza instrumentos tradicionais e que os alia à electricidade e electrónica, fazem com que as raízes portuguesas ganhem todo um novo significado nos dias que correm.

Sem comentários: