segunda-feira, 29 de julho de 2019

RODRIGO SERRÃO COM NOVIDADES

Pela primeira vez, a famosa Suite para Violoncelo Solo nº1 de BACH é inteiramente adaptada e gravada no Chapman Stick.
 
Continuando um percurso em que, desde cedo, se demarcou de todos os outros e dando mais uma vez provas de uma impressionante ambição musical, Rodrigo Serrão volta a dar cartas e a demonstrar todo o seu virtuosismo no Chapman Stick com a adaptação e gravação, pela primeira vez na história deste instrumento, de um dos maiores marcos da música Ocidental para instrumento solo, como é o caso da Suite N.1 para Violoncelo solo de J. S. Bach.

 A obra completa, composta pelos seus sete movimentos, vê assim a luz do dia numa gravação que é já um marco na história do Chapman Stick e fica assim registada em toda a sua beleza e esplendor original, temperada pelo bom gosto do artista e riqueza tímbrica do próprio instrumento.

 O vídeo que acaba agora de ser publicado e aqui se apresenta, antecipa a edição discográfica de "Rodrigo Serrão Plays Bach Vol. 1" com lançamento marcado para o próximo dia 15 de Agosto, em vésperas dos concertos e Master Class onde estará a leccionar em Vancouver, Canadá.

O INSTRUMENTO

Imagine o potencial de um Piano, uma Guitarra, um Contrabaixo e uma Harpa todos combinados num único instrumento: é isto o Chapman Stick ®

Com a sua implantação mundial nos últimos anos, este instrumento visionado por Emmet Chapman em 1969 é, em termos histórico-musicais, o grande herdeiro de uma tradição cujos mais recentes casos de sucesso remontam a Adolphe Sax com a invenção do saxofone (séc XIX) e a Bartolomeo Cristofori, inventor do Piano (séc XVIII).

 A particularidade comum a todos estes casos foi a criação de um instrumento novo, de tal versatilidade que a sua utilização se generalizou, ultrapassando barreiras e linguagens musicais. É, hoje em dia, utilizado em todo o mundo e em todos os géneros musicais.
 

Sem comentários: