sexta-feira, 27 de setembro de 2019

RUI RIBEIRO DESVENDA SONHO ADIADO





















Postponed Dreams” é o primeiro single do segundo álbum a solo do compositor e pianista Rui Ribeiro.

Este single, nas palavras do compositor, é uma representação musical do que todos sentimos ao ter que adiar sonhos no decorrer das nossas vidas, muitas vezes devido a infortúnios inesperados. 

O single vem acompanhado de um videoclip realizado por André Miranda, onde nos é contada a história de um homem que, após perder a sua esposa, resolve fazer a viagem planeada pelos dois no dia do seu casamento, 40 anos antes, e que havia sido constantemente adiada. Essa nostalgia, esse saudosismo, é ambiente constante durante “Postponed Dreams”, onde o compositor se apresenta na sua estética pós-clássica habitual.

“MINIATURES II” é o segundo álbum a solo do compositor e pianista Rui Ribeiro, e é uma continuação do álbum “Miniatures I” lançado em 2015 e re-editado em agosto deste ano com um novo single, “Back to the Sea”. Este álbum, à semelhança do primeiro, é um conjunto de 21 peças para piano a solo às quais o compositor chama de “miniaturas” por serem peças de curta duração e de reduzido material temático, baseadas sempre numa ideia musical simples. Segundo o compositor, se o primeiro álbum foi em grande parte inspirado na perfeição da Natureza, e na influência do mar na sua vida, este segundo álbum foi mais inspirado na imperfeição da condição de ser humano, nas nossas falhas, nos nossos defeitos, nos nossos medos.

Rui Ribeiro, músico de formação clássica mas que tem trabalhado durante anos em diversos universos musicais (da mainstream à world music), apresenta um disco exclusivamente de piano a solo, numa estética entre o pós-clássico e o ambiente, por vezes a tocar no minimalismo. 

O single está disponível a partir de hoje em todas as plataformas digitais.

Sem comentários: