quarta-feira, 27 de novembro de 2019

CANTE ALENTEJANO EM EDIÇÃO DIGITAL




















Para ouvir aqui

Foi a 27 de Novembro de 2014 que o Cante Alentejano foi reconhecido como Património Cultural Imaterial da Humanidade pela UNESCO, pela sua expressão cultural única no mundo.

«O Cante Alentejano é um género de canto tradicional em duas partes, interpretado por grupos de corais amadores no sul de Portugal, caracterizado por melodias distintas, letras e estilos vocais, sem instrumentação. (...) As letras exploram temáticas tradicionais, como a vida rural, a natureza, o amor, a maternidade ou a religião, e mudanças no contexto sociocultural. O Cante é um elemento fundamental da vida social das comunidades alentejanas, permeando encontros sociais em espaços públicos e privados. A transmissão ocorre principalmente nos ensaios do grupo coral entre membros mais seniores e mais jovens. Para seus praticantes e aficionados, o Cante incorpora um forte sentimento de identidade e pertença. Também reforça o diálogo entre diferentes gerações, géneros e indivíduos de diferentes origens, contribuindo assim para a coesão social.», lê-se no site oficial da UNESCO (fonte).

Assinalando o quinto aniversário do reconhecimento do Cante Alentejano, disponibilizamos agora em todas as plataformas digitais o disco "Corais Alentejanos" do Grupo Coral e Etnográfico 'Os Rurais' de Figueira de Cavaleiros, editado originalmente em 1982 em vinil.
 
ALINHAMENTO
1. Ser casado e ter juízo
2. Ceifeira linda ceifeira
3. Erva cidreira
4. Fui colher uma romã
5. Lírio roxo
6. Tourada
7. Qualquer filho de um homem nobre
8. Cabelo entrançado
9. Minha pombinha branca
10. Que inveja tens tu das rosas
11. Pesca-me uma margarida
12. Maria estás à janela
 



















"Castro Verde É Nossa Terra" (1975) do Grupo Coral Os Ganhões de Castro Verde também disponível nas plataformas digitais:

Spotify »
Streaming »

Sem comentários: