sexta-feira, 28 de fevereiro de 2020

VEM AÌ DISCO DE JORGE QUEIJO












Abstract Thoughts II é o segundo trabalho de Jorge Queijo editado em 2020. Um EP com 5 temas gravados em Abu Dabhi nos estúdios da NYUAD em que o músico se apresenta ao piano e fita processada, depois de em janeiro ter editado Adufes & Pandeiros com foco na percussão. Abstract Thoughts teve uma primeira edição física em cassete numa colaboração com a escultora Sofia Beça e que agora chega às plataformas digitais.

O EP surge depois de uma visita ao Deserto Rub al Khali, também conhecido por Empty Quarter, um dos maiores desertos do planeta e a maior área contínua de areia do mundo. Os temas surgem de improvisações sobre essa viagem que passou por um Oásis onde vivia um paquistanês solitário durante o ano inteiro, descidas abismais de dunas sobre o som ruidoso da areia a deslizar sobre si própria, dois furos no jipe, um no deserto e o último já na estrada de regresso e um retorno à cidade à boleia de um funcionário de uma petrolífera.

“The work is intense, even when its pace slows. Queijo performs with complete authority, daring us to follow. At times, his playing rumbles like a dark storm. In other sections, backmasking adds to the tape’s foreboding appeal. Mostly though, this short recording stands out as a showcase for Queijo’s brilliant playing. He’s given us a remarkable performance.”

Kevin Press, The moderns
 

Sem comentários: