segunda-feira, 1 de junho de 2020

NOVO TEMA DE JOÃO CANEDO













Neste período de quarentena, em que o confinamento nos faz valorizar ainda mais a natureza, o João preparou este trabalho gravado ao ar livre.

A música "À Tua Espera" tem uma versão ao vivo com banda, apresentada em 2018 na Casa da Música (Joao Canedo Trio - À Tua Espera | live @ Casa da Música 2018). Desta vez, no entanto, o João arranjou-a para guitarra solo com todas as percussões e artefactos que achou melhor o servirem.

Sobre a história da música:
Numa madrugada, o João gravou um pequeno vídeo que partilhou no Instagram, uma ideia, com uma quantidade de hashtags, e questionava-se se aquilo viria a tornar-se uma música ou não. Uma amiga de Vila Real viu o vídeo e escreveu-lhe que essa ideia já era música. Falaram do assunto e enquanto o João dizia que não era uma música, senão apenas uma ideia, ela respondia que aquela pequena ideia já estava a fluir e mostrou que aquele excerto já era música. Surpreendido e movido pela opinião da amiga em relação a algo que, para ele, era um produto não estruturado, desinteressante ainda, sem uma boa imagem ou som, propôs-lhe que ela desse título ao tema, estando empenhado em desenvolvê-lo. Ainda tardou em que ela o intitulasse, tendo feito questão de só entregar o nome ao João pessoalmente. O tema foi sendo trabalhado, até que passou a ter um "início, meio e fim" e começou a ser tocado ao vivo, com o título provisório de "Novo". Curiosamente foi dos temas que mais interesse foi despertando no público. Finalmente, passado algum tempo, e sem ter ouvido mais do que apenas aquele "rascunho" no Instagram, a sua amiga sugeriu-lhe "À Tua Espera".

Sem comentários: