sexta-feira, 28 de agosto de 2020

A OITAVA EDIÇÃO DO FESTIVAL QUE JAZZ É ESTE? TERMINA EM SETEMBRO COM PROGRAMAÇÃO DE LUXO NOS DIAS 9 E 30 DE SETEMBRO

09 DE SETEMBRO

10h00 - 12h00 > Rossio > RÁDIO ROSSIO Banda Sonora Cristóvão Cunha [Rádio Jornal do Centro]

10h00 - 11h00 > Casa do Miradouro > OFICINA Circle Singing Luísa Vieira
10h00 - 10h30 > Internato St. Teresinha > JAZZ AO DOMICÍLIO Combo Gira Sol Azul
11h00 - 12h00 > Rossio [percurso 1] > JAZZ NA RUA
13h00 - 15h00 > Rossio> RÁDIO ROSSIO Notas Azuladas Rui Miguel Abreu [Antena 3]
16h00 - 18h00 > Rossio > RÁDIO ROSSIO A Jazzar Disruptivamente Victor Afonso [Festival de Jazz da Guarda]
19h00 - 20h00 > Casa do Miradouro > UHAI
21h30 - 22h30 > Parque Aquilino Ribeiro > COLECTIVO GIRA SOL AZUL FEAT. PEDRO ABRUNHOSA

30 DE SETEMBRO

10h00 - 12h00 > Rossio > RÁDIO ROSSIO Até Jazz Amadeu Araújo [RCI]
10h00 - 11h00 > Casa do Miradouro > OFICINA Orquestra de Brinquedos Ana Bento e Bruno Pinto
10h00 - 10h30 > Lar do Viso Norte > JAZZ AO DOMICÍLIO Combo Gira Sol Azul
11h00 - 12h00 > Rossio [percurso 2] > JAZZ NA RUA
13h00 - 15h00 > Rossio > RÁDIO ROSSIO Swing À Sombra no Rossio José Navarro de Andrade [Antena 1]
16h00 - 18h00 > Rossio > RÁDIO ROSSIO Porta Jazz Fm Rui Teixeira [Portajazz]
19h00 - 20h00 > Casa do Miradouro > Concerto de apresentação do 12.º Workshop de Jazz de Viseu
21h30 - 22h30 > Teatro Viriato > MÁRIO LAGINHA TRIO

OUTRAS OFICINAS /FORMAÇÕES:

17 DE AGOSTO A 9 DE SETEMBRO > Residência Artística Colectivo Gira Sol Azul
10, 16, 23, 24 e 30 DE SETEMBRO. 18h00 - 22h00 > 12º. Workshop de Jazz de Viseu

 PERCURSOS JAZZ NA RUA:

Percurso 1: Rossio, Mercado Municipal, Av. António José Almeida, R. M. Leopoldo da Silva, R. 21 de Agosto, R. Alberto Sampaio.

Percurso 2: Rossio, R. Formosa, R. do Comércio, Praça D. Duarte, Adro da Sé, L. Pintor Gata, Jardim das Mães.

O festival Que Jazz é Este? assinala este ano a sua oitava edição, desta vez em cinco dias não consecutivos, sempre à quarta-feira: 22 de julho, 12 e 26 de agosto, 9 e 30 de setembro. Em resposta aos tempos de pandemia que atravessamos, o festival vê assim redesenhada a sua programação para a eficácia do cumprimento das normas de segurança, mas mantendo a matriz e principais pilares do festival.

Os concertos de palco, a formação musical profissional, assim como a sensibilização de novos públicos constituem os ingredientes que garantem a ligação à comunidade e ao público em tempo de vidas e rotinas suspensas em que é necessário insistir na continuidade e em mantermo-nos ativos e criativos.

Cada um dos cinco dias do festival tem uma programação estruturada de forma similar. O dia começa com a Rádio Rossio, que emite este ano na sua confortável e aromática plateia sob as tílias do Rossio de Viseu onde a caravana da rádio se encontra estacionada. São seis horas diárias em blocos de três programas por dia alavancados em parcerias com várias rádios locais, rádios nacionais e organizações de outros festivais de jazz da zona Centro e Norte. Em Setembro temos vozes da Antena 3, Rádio Jornal do Centro, RCI e Antena 1 e dos festivais de Jazz da Guarda e Portajazz que estarão em Viseu com programas únicos, dedicados ao jazz e às histórias que o rodeiam.

Para públicos menos próximos aos palcos tradicionais, haverá Jazz na Rua a percorrer a cidade de Viseu, sem esquecer o incontornável centro histórico da cidade de Viseu. A ideia Jazz ao Domicílio já vem de edições anteriores e tem algo de saudavelmente subversivo: em vez de levar as pessoas aos concertos, levam-se os concertos às pessoas. Hospitais, lares e outras instituições, recebem concertos ao domicílio e desta forma alarga-se o acesso a este bem precioso que é a cultura.

Durante as manhãs em Setembro há ainda tempo para famílias - e não só - usufruirem de oficinas na área da música com desafios como circle singing ou até fazer parte de uma orquestra de brinquedos.

Quanto aos concertos do último mês do Que Jazz É Este?, destaque para os fins de tarde, no bloco das 19h, no jardim da Casa do Miradouro, com concertos de ampla variedade estilística. Neste palco figuram Gustavo Dinis a solo com UHAI e o concerto de apresentação do 12º Workshop de Jazz de Viseu.

No horário das 21h30, teremos o grupo da casa Coletivo Gira Sol Azul com Pedro Abrunhosa como convidado especial e o festival fecha em alta com o aclamado trio de Mário Laginha.

Sendo a formação uma das componentes incontornáveis do evento, acontecem ainda em Setembro duas importantes formações na área da música e da profissionalização musical. São estas o já estrutural Workshop de Jazz de Viseu que na sua 12.ª edição faz este ano uma chamada aberta aos músicos profissionais da região de Viseu e ainda uma residência artística com o coletivo de músicos da Gira Sol Azul e um convidado especial.

Todas as atividades estão sujeitas a reserva de lugar. Os concertos são gratuitos e as oficinas têm um custo simbólico de 2€.

O festival Que Jazz É Este? é organizado pela associação Gira Sol Azul e financiado pelo programa Viseu Cultura do Município de Viseu.
 

Sem comentários: