sexta-feira, 28 de agosto de 2020

NOVO TEMA DE SAMUEL ÚRIA

«Feita em 2019 (antes do título se tornar numa das palavras-chave de 2020) esta é uma cantiga sobre contenção, contensão e o acto ou efeito de conter. Vem claramente dum tempo em que o distanciamento social era factor de adoecimento.

Miguel Ferreira, para além da produzir a canção, surge aqui como ponto (no sentido teatral do termo) e grilo falante entusiasmado. Festejamos a vitória das contenções contra as repressões, e aquele instante tenso exactamente antes de tudo acontecer.»

- Samuel Úria sobre "A Contenção"

Aos 41 anos há quem se embrulhe em ternura e há quem se interrogue se os 40 são os velhos 50. Não se tratará de uma crise de meia idade, mas de uma altura em que se faz uma pausa e se quer saber quem se é, o que fazemos aqui, e o que podemos fazer daqui para a frente.

Perante a inevitabilidade ou a impossibilidade da mudança, pensamos (ou cantamos...) em voz alta e confrontamos os nossos fantasmas. Chamemos-lhe análise. Tentemos a catarse. Há quem o faça com um sorriso nos lábios e recorra à ironia. Há quem meta o dedo na ferida e constate que dói estar vivo, e descubra com certeza melancólica que feitas as contas, entre o deve e o haver, não haverá muito a fazer.

Samuel Úria (re)volta com "Canções do Pós-Guerra", o seu disco mais maduro e directo de sempre. Não é uma viagem aos infernos, mas uma longa temporada no purgatório...

Um disco em que questiona a pós-modernidade e o falhanço colectivo, de todos nós sem excepção. Não há certezas e, na verdade, não parece haver futuro... Há muito que o fim da história e a naturalização do punk foram declarados, mas, pelo menos, temos tentado. E mais do que os fins, interessam os processos e a experiência. Pelo meio, surgem raios de luz e esperança, os possíveis finais felizes que tanto ansiamos, ancorados na certeza de que a vida continua, merece ser vivida, e de que o amor vale a pena e triunfa.

A semanas da aguardada chegada deste novo disco, Samuel Úria revela mais um tema: "A Contenção". É o terceiro a ser conhecido, depois de "O Muro" e "Fica Aquém".

"Canções do Pós-Guerra" chega às lojas em CD e vinil a 18 de Setembro. Está já disponível em pré-venda na FNAC com ofertas exclusivas.

E a promessa mantém-se: até à data de edição, novas canções do pós-guerra de Samuel Úria chegarão ao YouTube e às plataformas digitais. (link)
 
"Canções do Pós-Guerra" é o título para este novo trabalho de Samuel Úria.

O lançamento estava previsto para Abril, mas viu-se adiado para o próximo mês de Setembro. Um título premonitório? Talvez... Dizem que a arte tem essa capacidade, esse recurso de preceder os acontecimentos. Mas, neste caso, esta "guerra" será, como sempre, interior e espiritual. Uma vez mais, Samuel Úria obriga-nos a olhar para dentro. Não num exercício egocêntrico, mas antes como parte de um caminho de necessária partilha.

Disponível em CD, vinil, download e streaming a 18 de Setembro.

ALINHAMENTO DE "CANÇÕES DO PÓS-GUERRA"
1. Aos pós
2. Cedo
3. Fica aquém - vídeo
4. Tempo aprazado
5. O muro - vídeo
6. Guerra e paz
7. A contenção - vídeo
8. As traves
9. Menina

LINKS
Pré-venda CD »
Pré-venda vinil »
Pre-save no Spotify, Apple Music e Tidal »
Press kit »

SOCIAL
youtube.com/user/samueluriavideo
instagram.com/samueluria
facebook.com/samu3luria

AGENDA DE CONCERTOS

28 Agosto: Devesa Sunset, Parque da Devesa, Famalicão
30 Agosto: Village Undergound, Lisboa - concerto solidário com a União Audiovisual
19 Setembro: Cubo Mágico, Viseu
6 Outubro: Teatro Tivoli BBVA, Lisboa
7 Outubro: Casa da Música, Porto
24 Outubro: Teatro Diogo Bernardes, Ponte de Lima
  

Sem comentários: