quinta-feira, 27 de agosto de 2020

O CAVALO DE TRÓIA DOS SAMPLADÉLICOS





















A dupla Sampladélicos, formada por Sílvio Rosado e Tiago Pereira, lançam o álbum Cavalo de Tróia, no dia 3 de Setembro.

Gostando de experimentar mundos e de estar permanentemente a mudar, numa procura de algo novo, este disco é claramente uma homenagem ao projecto Megafone, de João Aguardela, e tem a premissa da ficção científica por ele lançada: e se de repente a música portuguesa fosse construída através da memória colectiva de um povo? E fosse misturada e proposta para que as pessoas a pudessem dançar? Como se dança com o poema do avô? Com a cantiga da avó?

Sem terem a resposta completa só lhes restava uma solução: “invadir o país de noite no nosso cavalo de Tróia e libertar de manhã a nossa música feita com pastores, poetas populares, ranchos folclóricos, Cante Alentejano, harpas ao vento, tocadores de chulas, adufes, bombos, violas da terra e Beiroas, mas também com o Filho da Mãe, o Carlos Barreto, a Celeste Rodrigues, o João Frade, o Reflect e muitos outros”.

Cavalo de Tróia surge agora, após o primeiro álbum, lançado em 2016, Não nos Deixeis Cair em Tradição, e para além dos sons que são produzidos a partir dos sons dos vídeos gravados, existem também outros, que tornam a música mais de dança, criando um outro universo, uma nova fase.

São doze músicas produzidas entre 2018 e 2019, misturadas por Bruno Lobato a.k.a. Beat Laden, lançadas, unicamente, no Bandcamp da MPAGDP - Música Portuguesa a Gostar Dela Própria, no dia de aniversário de Tiago Pereira para que os 48 anos lhe corram bem.

Sílvio Rosado, músico, e Tiago Pereira, documentarista, criam álbuns digitais e performances audiovisuais a partir das gravações do projecto/arquivo d'A Música Portuguesa a Gostar Dela Própria, umas vezes produzem criações para um determinado lugar, noutras produzem aleatoriamente com as possibilidades infinitas que o arquivo tem.
  

Sampladélicos - "Chulada dos aboios" from MPAGDP on Vimeo.


Sampladélicos - "Os Pregões do Funaná" from MPAGDP on Vimeo.



Sampladélicos - "Mantra da Beiroa" from MPAGDP on Vimeo.


Sampladélicos - "Harpa dos bois" from MPAGDP
Sampladélicos - "Pragas e Florindas" from MPAGDP on Vimeo.

Sampladélicos - "Profetina não atina" from

Sem comentários: