quinta-feira, 29 de abril de 2021

BONS SONS ADIADO MAIS UM ANO











Pela segunda vez, comunicamos um adiamento. O 11.º BONS SONS – que tinha data prevista de 12 a 15 de agosto de 2021 - será adiado para o próximo ano, realizando-se de 12 a 15 de agosto de 2022.

Este adiamento acontece por diversas razões. Por um lado, há a consciência de que não estão reunidas as condições para realizarmos o BONS SONS da forma como o conhecemos, como o vivemos e como consideramos que um festival desta natureza e neste local deve ser. Por outro lado, há razões bem mais positivas, a longo prazo, que justificam também este adiamento.

Finalmente, após tantos anos, serão realizadas, em 2021, as tão ansiadas obras de requalificação do largo (Largo do Rossio) e do centro de Cem Soldos – área ocupada pela quase totalidade do recinto do BONS SONS. Esta requalificação significa o aumento da qualidade de vida das pessoas que habitam e que visitam a aldeia, melhorias nas infraestruturas, no saneamento básico e drenagem de águas, na pavimentação de vias e áreas de lazer, na iluminação/eletricidade, no mobiliário urbano, na circulação das pessoas e dos automóveis e na organização do estacionamento.

Um espaço digno - virado para as pessoas, transformando, protegendo e melhorando a vivência da aldeia – que a população de Cem Soldos tanto anseia. Uma mais-valia que começou por ser pensada no seio da comunidade, envolvendo várias instituições académicas na concepção de um projeto que espelha e valoriza as tradições e dinâmicas culturais singulares, mas que permite também a criação de áreas dignas de lazer, convívio e encontro, como há muito merece Cem Soldos e os seus visitantes, que vivem a aldeia, durante o BONS SONS ou noutras alturas do ano.

O Projeto de Requalificação do Largo do Rossio e das áreas adjacentes, a cargo da Câmara Municipal de Tomar, é uma aposta na cultura, no interior do país, na música portuguesa, no voluntariado, nas aldeias, nos projetos sustentáveis e nas comunidades ativas como é o caso de Cem Soldos, que cria um festival com 80% de receitas próprias e que permite um significativo impacto sócio-económico e mediático na aldeia, na cidade e na região.

Com a consciência de que este é um período muito difícil e duro para artistas, técnicos e para todas pessoas que trabalham na área da cultura - na qual o BONS SONS se insere - acreditamos, no entanto, que vamos conseguir sair desta fase reforçados. Em 2022, regressamos mais fortes e mais próximos que nunca, para viver a aldeia de sempre mas ainda mais atrativa, com uma nova moldura, mais qualidade de vida, mais confiança, recebendo ainda melhor todos aqueles que a visitam – uma renovada Cem Soldos por descobrir, habitando as ruas.

Os bilhetes já adquiridos são válidos para 2022. No entanto, se por algum motivo alguém não puder estar presente, deve contactar-nos através do e-mail bilhetes@bonssons.pt entre 16 de agosto e 2 de setembro de 2021, de acordo com a legislação. Outras dúvidas e questões sobre este assunto podem ser enviadas para o mesmo e-mail.

Por último, mas sempre importante, nunca é demais agradecer todo o apoio, amor e força que temos recebido do público, bem como de artistas, técnicos, agentes, parceiros, serviços da região, fornecedores, imprensa e toda a comunidade que vive o organiza o BONS SONS.

Vem viver a aldeia renovada em 2022.

Até lá, ficamos por perto!

Sem comentários: