segunda-feira, 31 de maio de 2021

CONJUNTO!EVITE ESTREIAM NOVO SINGLE


 


















Conjunto!Evite apresentam Quebra Ossos, o primeiro single a ser revelado do seu antecipado novo LP Penso Logo Desisto com data de lançamento prevista para 22 de Outubro deste ano.

O videoclipe de Quebra Ossos foi criado por João Figueiras ( Fig.Gif ) em animação 3D. A escolha de ter uma animação como videoclip nasce da vontade de colaborar com o João Figueiras: "Somos fãs do trabalho dele, é raro encontrares um artista gráfico com quem sintas esta identificação e quando vimos os vídeos que ele fez para os Galgo, Iguana Garcia e Yakuza foi claro que quando houvesse oportunidade tínhamos de o desafiar." Numa estética muito influenciada pelos jogos de vídeo da Nintendo 64 e por uma ligação ao mundo natural, o vídeo transporta-nos para um universo de cor, obstáculos e paradoxos através de uma narrativa visual que segue e realça os temas e momentos da canção.

Foto de Tiago Fezas Vital

O nome da canção também não veio por acaso. Quebra-ossos é um abutre europeu que se encontra ameaçado, sendo assim chamado em Portugal e em Espanha devido aos seus hábitos alimentares. Este necrófago alimenta-se quase exclusivamente de ossos que engole inteiros ou que quebra voando até 100 metros de altitude e largando os ossos sob escarpas rochosas que se despedaçam no embate. Desde os finais do século XIX que não se conheciam registos de ocorrência desta espécie em solo nacional mas desde 2011, a sua presença foi registada em pelo menos nove ocasiões. Estes registos envolveram aves libertadas em Espanha, no âmbito dos programas de reintrodução que estão a decorrer nesse país onde os esforços de conservação e de reprodução têm dado bons resultados.

Esta perspicácia na luta pela sobrevivência contrasta com o símbolo de fatalidade normalmente associado aos abutres e também a sua recuperação e resiliência inspiram algo de bem mais positivo. Nesse sentido, a banda decidiu criar uma campanha de apoio para o Projecto de recuperação do Quebra-ossos no Parque Natural do Alto Tejo (Proyecto de recuperación del quebrantahuesos en el Parque Natural del Alto Tajo) usando esta canção que o abutre inspirou. O download digital deste single estará disponível em troca de um donativo, sendo que no final todo o valor angariado por esta campanha será doado à Asociación Terra Naturalis, entidade responsável pelo projecto. Para contribuir para a campanha é seguir o link do bandcamp da banda ou do site da campanha de apoio neste link.

Depois do LP Se Isto é um Disco lançado em 2019, a banda começou a trabalhar com o produtor Rodrigo Alexandre em novas canções com uma regra - não complicar.

"Estávamos a regressar do último concerto da tour, a discutir o que queríamos fazer e o Vicente comentou: penso logo desisto. Rimo-nos mas lá no fundo o slogan pegou e orientou o trabalho que viria a ser feito, protegendo a espontaneidade e limitando os perigos do ruminar de ideias. Quebra Ossos é fruto dessa máxima. Simples e directa no arranjo, com espaço para as vozes, bons riffs e uma secção rítmica poderosa a impulsionar uma canção que fala de desafios, sacrifício e superação."

Já disponível em todas as plataformas digitais.

Sem comentários: