quinta-feira, 30 de setembro de 2021

CICLO POLINIZAÇÃO EM PAREDES DE COURA


















O Ciclo de Polinização de Paredes de Coura regressa em outubro, para o seu último mês a "polinizar" a vila com música tradicional, clássica e jazz através de concertos e atividades que pretendem aproximar a população e os visitantes da relação entre a cultura e o território.

Como o nome indica, esta iniciativa do Município de Paredes de Coura é um ciclo de concertos de música tradicional, clássica e jazz, composto também por workshops e atividades ligadas à música, às artes e à natureza. Cada mês do Ciclo de Polinização tem três fins de semana temáticos, dedicados alternadamente a um destes géneros musicais. Em outubro, este ciclo continua a "polinizar" a vila com música, começando pela música tradicional (1 a 3 de outubro), seguindo-se o jazz (8 a 10 de outubro) e a música clássica (15 a 17 de outubro). Depois de três meses de concertos e atividades repartidas por vários fins de semana, outubro será o último mês do Ciclo de Polinização, marcado novamente por uma programação eclética que promete celebrar o melhor da música e da cultura portuguesa (e não só).

O primeiro fim de semana, de 1 a 3 de outubro, será dedicado à música tradicional. O primeiro nome confirmado é Mário Lúcio, ex-Ministro da Cultura de Cabo Verde e uma das figuras mais reconhecidas da cena cultural e musical deste país, cuja permanente pesquisa dá à música tradicional cabo-verdiana um novo ar de modernidade, poesia e originalidade. Mário Lúcio irá atuar no dia 1 de outubro, sexta-feira, no Centro Cultural de Paredes de Coura, às 21h30, marcando a retoma da programação cultural deste espaço, que durante uma grande temporada serviu de centro de vacinação. No dia seguinte, também no Centro Cultural de Paredes de Coura, o palco será do galego Rodrigo Romaní, conceituado harpista folclórico, fundador da primeira Orquestra Folclórica de Espanha (SonDeSeu), que se apresenta em trio acompanhado pela harpista Beatriz Martínez e pelo percussionista Anxo Xesteira. Para terminar este fim de semana, no dia 3 de outubro a programação passa para o Museu Regional de Paredes de Coura, com uma Oficina de Danças do Mundo para todos os corpos e idades, às 15h, dinamizada pelo Clube Mundanças - Desporto Escolar Comunidade, do Agrupamento de Escolas de Paredes de Coura. Esta atividade é seguida por um concerto das Segue-me à Capela, às 17h30, no mesmo espaço, com um repertório constituído por cantares tradicionais recolhidos por Michel Giacometti, José Alberto Sardinha e GEFAC.

O Ciclo de Polinização dá um salto da música tradicional para o jazz no fim de semana seguinte, de 8 a 10 de outubro, com uma programação que é fruto da parceria com a Associação Porta-Jazz, que tem lançado alguns dos álbuns mais conceituados da cena jazz nacional através do Carimbo Porta-Jazz. Os concertos começam no dia 8 de outubro com o trio Puzzle 3, composto por Pedro Neves, João Paulo Rosado e Miguel Sampaio, que vão atuar no Largo Visconde de Mozelos às 21h30, numa apresentação do seu primeiro disco "D". Sábado começará às 10h30, na Caixa de Música, com mais uma sessão da LOCOMOTIVA, uma oficina de jazz, ritmo e improvisação assegurada pela Porta-Jazz, com tutoria de André B. Silva, um dos músicos mais requisitados do jazz nacional, criador dos elogiados projetos musicais The Rite of Trio e The Guit Kune Do. Esta é a última oportunidade de participar nesta oficina, que se estende até domingo, com mais uma sessão também às 10h30. A LOCOMOTIVA tem sido um grande sucesso nos vários fins de semana dedicados ao jazz e tem contado com um formador convidado diferente a cada sessão, convite que desta vez foi feito ao pianista Pedro Neves, que irá acompanhar André B. Silva na orientação destas duas últimas sessões. Ainda no dia 9 de outubro, a noite será marcada por um concerto às 21h30, no Largo Visconde de Mozelos, de João Pedro Brandão, saxofonista e compositor português aclamado pela crítica, em apresentação do disco “Trama no Navio”, acompanhado por um grupo inédito de músicos (Ricardo Moreira, Hugo Carvalhais, Marcos Cavaleiro). O fim de semana dedicado ao jazz termina no Museu Regional de Paredes de Coura, com um concerto no domingo, dia 10, às 17h30, do quarteto de Miguel Ângelo (com João Guimarães, Joaquim Rodrigues e Marcos Cavaleiro), em apresentação de “DANÇA DOS DESASTRADOS", terceiro álbum do contrabaixista e compositor.

O último fim de semana do Ciclo de Polinização será dedicado à música clássica, de 15 a 17 de outubro. Todos os concertos serão no Centro Cultural de Paredes de Coura, sexta e sábado às 21h30 e domingo às 17h30. A abrir o fim de semana teremos Vianna Brass Quintet no dia 15 de outubro, com um concerto onde se fazem ouvir essencialmente obras de compositores do barroco alemão. No dia seguinte, 16 de outubro, é a vez do coro feminino Coura Voce subir ao palco do Centro Cultural, com os seus atuais 27 elementos, acompanhados pelo maestro titular do coro, Vítor Lima, para um concerto composto por repertório coral diversificado de várias épocas e estilos. No domingo, 17 de outubro, será o Space Ensemble a encerrar o Ciclo de Polinização, com o espetáculo multidisciplinar Pequeno Mundo, desenvolvido por um grupo de artistas de diversas áreas em parceria com uma investigadora da área da Biologia. Neste último fim de semana, haverá ainda o Workshop de Orquestra: Cordas, sopros & Cia – (Des)construir a Música em Conjunto, assegurado pela Academia de Música de Viana do Castelo, com César Lima e Jaime Alvarez, no dia 16 de outubro, das 9h, na Caixa de Música, um workshop especialmente destinado aos alunos do 4º e 5º grau do Curso Básico de Música desta Academia, que faz uma abordagem experimental à prática instrumental em grupo, explorando a sua versatilidade e os conceitos basilares da composição e interpretação de diversos estilos musicais.

Como em Paredes de Coura a música anda sempre de mãos dadas com a natureza, todos os domingos do Ciclo de Polinização têm sido marcados pelas caminhadas matinais com o Grupo de Orientação Local Ori-Coura, que tem guiado todos aqueles que se querem juntar a esta atividade pelos locais mais bonitos deste território. Nos dias 3, 10 e 17 de outubro não podia ser diferente: nestes domingos, às 9h30, há caminhada com a Ori-Coura, com ponto de encontro no Largo Visconde de Mozelos.

Pela sua natureza contínua, desenvolvida ao longo de vários fins de semana que se completam uns aos outros, este evento já trouxe muitos momentos imperdíveis a Paredes de Coura.

Todos os músicos têm reconhecido o valor do Ciclo de Polinização, pela coragem que a organização demonstrou ao avançar com esta iniciativa cultural. Vânia Couto, vocalista dos Macadame, sublinhou emocionada durante um dos concertos do Ciclo de Polinização que são urgentes mais eventos deste género, feitos para os artistas e para a comunidade, para celebrar a música e a cultura portuguesa.

PROGRAMAÇÃO dos próximos fins de semana

(toda a programação decorre em Paredes de Coura): 1 a 3 de outubro - Música tradicional

1 de outubro
21h30 | Centro Cultural de Paredes de Coura
Mário Lúcio (Solo)

2 de outubro
21h30 | Centro Cultural de Paredes de Coura
Rodrigo Romaní Trio

3 de outubro
9h30 | Ponto de encontro: Largo Visconde de Mozelos
Caminhada
Com Ori-Coura
15h | Museu Regional de Paredes de Coura
Oficina de Danças do Mundo
Com Clube Mundanças - Desporto Escolar Comunidade / Agrupamento de Escolas de Paredes de Coura
17h30 | Museu Regional de Paredes de Coura
Segue-me à Capela

8 a 10 de outubro - Jazz
8 de outubro
21h30 | Largo Visconde de Mozelos
Puzzle 3 - "D"

9 de outubro
10h30 | Caixa de Música
Locomotiva - Oficina de Jazz
Com André B. Silva e Pedro Neves
21h30 | Largo Visconde de Mozelos
João Pedro Brandão - "Trama no Navio"

10 de outubro
9h30 | Ponto de encontro: Largo Visconde de Mozelos
Caminhada
Com Ori-Coura

10h30 | Caixa de Música
Locomotiva - Oficina de Jazz
Com André B. Silva e Pedro Neves
17h30 | Largo Visconde de Mozelos
Miguel Ângelo - "Dança dos Desastrados"

15 a 17 de outubro - Música Clássica

15 de outubro
21h30 | Centro Cultural de Paredes de Coura
Vianna Brass Quintet (Per Sonare)

16 de outubro
9h | Caixa de Música
Workshop de Orquestra: Cordas, sopros & Cia – (Des)construir a Música em Conjunto
Com César Lima e Jaime Alvarez
21h30 | Centro Cultural de Paredes de Coura
Coura Voce (Vozes de Outono)

17 de outubro
9h30 | Ponto de encontro: Largo Visconde de Mozelos
Caminhada
Com Ori-Coura
17h30 | Centro Cultural de Paredes de Coura
Space Ensemble (Pequeno Mundo)

Mais informações em www.ciclodepolinizacao.paredesdecoura.pt/.

Sem comentários: