quinta-feira, 30 de setembro de 2021

PERCURSOS SONOROS PELA MÚSICA E PATRIMÓNIO






















O Palacete da família Brandão é o anfitrião da 6ª edição. Tó Trips encabeça o grupo de artistas convidados

A sexta edição do festival Percursos Sonoros acontece no dia 2 de outubro, entre as 18h00 e as 00h00, em Oliveira de Azeméis. O anfitrião desta edição é o Palacete da família Brandão. As portas deste imponente edifício, de 1898, há tanto tempo fechadas, estarão abertas para todos os que queiram matar saudades da sua infância ao som de nomes conhecidos do panorama musical nacional como Bia Maria (18:30), Don Pie Pie (19:30), Dream People (22:00) e Tó Trips (23:00), membro dos icónicos Dead Combo.

Apesar do edifício parecer ter saído de um conto de fadas, a sua história está envolta numa história sombria. Ao regressar do Brasil, com uma fortuna de fazer inveja a qualquer um, Manuel Brandão quis construir uma casa ímpar em Oliveira de Azeméis e arredores. No entanto, os elevados custos da construção e toda a pressão inerente a esta empreitada conduziram a um final infeliz para este homem, que pôs fim aos seus sonhos com um tiro na cabeça. Apesar do que se fazia prever, esta parte da história teve um final feliz: a viúva do senhor Brandão, resiliente, canalizou toda a sua dor para dar continuidade ao sonho do marido e a obra nasceu. Após largas dezenas de anos felizes, em 1983, o Palacete foi entregue à Misericórdia oliveirense, que proporcionou mais 26 anos animados, transformando-a em creche e jardim de infância, onde foram acolhidas centenas de crianças. Quase 3 dezenas de anos depois, devido ao estado de degradação, a Segurança Social fechou as portas do edifício, deixando o coração dos oliveirenses apertado quanto ao seu futuro que, ao que parece, vai voltar a sorrir.

Sendo o Percursos Sonoros um projeto de valorização do património local, este ano juntamos 2 celebrações importantes para nós: o Dia Internacional da Música e o Dia Internacional do Idoso, ambas celebradas no dia 1 de outubro. Em parceria com o projeto Percursos Cruzados, o festival vai ter uma atuação de abertura liderada pelo Grupo de Canto Activida do Clube Sénior da Pró-Outeiro e a banda oliveirense Timeless Sound (18:00).

A organização do festival mantém-se resiliente, resistindo a mais um ano de pandemia. O conceito, tal como no ano passado, mantém-se adaptado e segue as regras para garantir a segurança de todos. A organização informa que, pelo segundo ano consecutivo o festival acontecerá apenas num espaço icónico, mas teremos mais do que um palco, garantindo o regresso ao conceito de movimento associado ao festival.

Quanto ao cartaz, este foi escolhido minuciosamente de acordo com as características do espaço e dos palcos disponíveis, garantindo a simbiose entre todos. O Percursos Sonoros é um evento de entrada gratuita, organizado pela associação juvenil Incentivo Positivo em parceria com a Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis e com o Conselho Municipal da Juventude.

Sem comentários: