terça-feira, 29 de março de 2022

FESTIVAL DESCOBRE O TEU INTERIOR










No dia 31 de março começa o Festival Descobre o Teu Interior que o interior de Portugal com dezenas de concertos, conversas, visitas, workshops e gastronomia. O Festival passa por Beja, Montemor-o-Novo, Vila Viçosa, Constância, Pombal, Mesão Frio e Mêda. 

Todas as iniciativas decorrem em espaços surpreendentes, que não são habitualmente usados como palcos artísticos. Benjamim toca no Núcleo Visigótico do Museu Regional de Beja; Surma na Biblioteca do Convento de S. Domingos, em Montemor-o-Novo; e Afonso Cabral na Igreja de Santa Cruz.

Lisboa, 29 de março de 2022 - Começa já na próxima quinta-feira, 31 de março, o primeiro festival itinerante pelo interior de Portugal, que junta música, gastronomia, conversas, visitas e workshops. Depois da primeira edição online, o Gerador lança este ano o Festival Descobre o teu Interior num formato presencial e itinerante, num total de 7 territórios, 14 dias de atividades e mais de 70 iniciativas que vão dar destaque ao que se faz no interior do país.   O Gerador deixa algumas sugestões do programa dos primeiros dias do Festival:

Beja – 31 de março e 1 de abril 


Pelas 15h de 31 de março, o Festival começa no Jardim Gago Coutinho e Sacadura Cabral com um Passeio Aberto aos Lugares Românticos de Beja, para revelar onde se namorava na Beja antiga. Segue-se para o Centro de Arqueologia e Artes pelas 17h para uma conversa sobre “O turismo como fator de valorização do território”, com a presença de Anabela Afonso (Direção Regional de Cultura do Algarve), Luís Araújo (Presidente do Turismo de Portugal) e Paulo Arsénio (Presidente da Câmara Municipal de Beja). A tarde acaba com o concerto dos músicos locais RAIA e Ana Santos na
Ermida de Santo André.

Para jantar, o Restaurante Tapas e Petiscos Pinguinhas irá receber a contadora de histórias Lenia Santos para animar esta refeição típica do Baixo Alentejo. Pelas 22h, o Núcleo Visigótico do Museu Regional de Beja recebe o concerto do músico Benjamim.

A 1 de abril, o dia começa com o workshop de Migas Alentejanas com o chef Saudade Campião no restaurante A Pipa. Pelas 11h30, a desativada Enfermaria do Hospital da Misericórdia recebe Celina da Piedade (Compositora e Cantora), Gisela Canãmero (Diretora Artística Arte Pública – Artes performativas de Beja) e Miguel Bica (Gerador), para debater se “Pode a cultura ser um protagonista no futuro do interior?”.

Montemor-o-Novo – 2 e 3 de abril 

O festival chega a Montemor-o-Novo no dia 2 de abril com um Passeio Aberto aos icónicos jardins históricos da Quinta da Asneira e, logo depois, com uma conversa com Ana Costa Freitas (Reitora da Universidade de Évora), Olímpio Galvão (Presidente da Câmara Municipal de Montemor-o-Novo) e João Aidos (Programador Cultural - Santarém Cultura) sobre se “Há novas oportunidades de desenvolver o interior?”.

Pelo fim da tarde, ZINKO, artista de Montemor-o-Novo, apresenta ao vivo o seu trabalho Solist, nas Ruínas da Igreja de Santa Maria do Bispo. A noite termina com o concerto de Surma na Biblioteca do Convento de São Domingos.

Já no dia 3 de abril, a Cooperativa Celeiro das Artes recebe a artesã Etelvina Santos para um Workshop de Pintura Alentejana e o Convento da Saudação um Workshop de Fabricação de Velas de Cera de Abelha. Para terminar a manhã Ana Paula Amendoeira (Diretora Regional de Cultura do Alentejo),António Melgão (Melgão Cacau e Chocolates) e David Duarte (Engenheiro Agrónomo) conversam sobre “Agricultura, Sustentabilidade e Património” na Fábrica Melgão Cacau e
Chocolates.

Vila Viçosa – 8 e 9 de abril 

No dia 8 de abril o festival chega a Vila Viçosa com um Passeio Aberto à Rota das Ermidas, uma visita inédita já que, habitualmente, estes espaços estão fechados ao público. O dia termina com um concerto dos músicos locais Blue Label, seguido de um jantar com contadores de histórias no restaurante O Paço Ducal. Pela noite, Afonso Cabral, vocalista dos You Can’t Win, Charlie Brown, dará um concerto na Igreja de Santa Cruz.

No dia 9 de abril, Cristina Claro recebe no seu Atelier de Cerâmica o Workshop Flores de Barro e terá ainda lugar no Museu do Mármore Raquel de Castro a conversa “O turismo histórico está a ficar fora de moda?”.

Constância – 9 e 10 de abril 

Em Constância, no dia 9 de abril, o poeta e músico José Anjos presta uma homenagem na Biblioteca Municipal ao poeta Alexandre O’Neill, que viveu nesta vila parte da sua vida. Pela noite, MURAIS, o projeto musical a solo de Hélio Morais, membro dos Linda Martini e PAUS, instala-se para um concerto na Casa-Memória Camões.

No dia 10 de abril, o dia começa com um Workshop de Pesca e Arranjo da Fataça com um pescador local no Cais Fluvial do Rio Tejo.

O festival passa ainda por Pombal, nos dias 20 e 21 de abril, com destaque para um concerto de Tó Trips, por Mesão Frio nos dias 22 e 23 de abril com um concerto inédito de Beatriz Pessoa com o Rancho Folclórico de Barqueiros, e por Mêda, a 23 e 24 de abril, com um concerto de Labaq.

Um passe para todo o festival tem o custo de 40 euros, enquanto que o bilhete para as atividades programadas para apenas um município tem o custo de 14 euros. Se pretender assistir somente às iniciativas que serão transmitidas digitalmente, o bilhete é de apenas 9 euros para a totalidade dos dias. 

Para mais informações: https://gerador.eu/descobre-o-teu-interior-2022/

Sobre o Gerador 
O Gerador é uma plataforma independente de jornalismo, cultura e educação. Mais informações em gerador.eu

Sem comentários: