A música de Foggy é uma procura contínua de sons e atmosferas inspiradas na música electrónica do norte da Europa e em ritmos que nos levam para um mundo aparentemente sem barreiras culturais e artísticas. O repertório de Francesco Pintaudi mistura várias línguas (italiano, inglês, português, francês, espanhol, grego…) e vozes devido, e graças, à colaboração de diferentes intérpretes e autores que contribuem com a sua própria originalidade para o projecto. Com uma leve melancolia, reveladora em parte do seu ser, Foggy convida o ouvido para a simples beleza das coisas e fá-lo através duma linguagem clara e simples, que flutua docemente entre as notas intrigantes da sua música.
In Appropriate Use of Dangerous Tools", o álbum de estreia de Foggy, marca uma fase de transição importante na vida do músico, em Lisboa, quando começa a trabalhar como moderador de vídeos para o TikTok, ainda em tempos de pandemia. Esta experiência nasceu da necessidade de garantir meios de sobrevivência, mas nunca perdendo o foco na sua verdadeira prioridade: a criação e produção de música. “Inappropriate Use of Dangerous Tools” é uma frase tipo na plataforma TikTok que é utilizada quando é preciso bloquear da Web os vídeos em que aparece alguém a usar facas ou objectos perigosos sem razão. É este o ponto de partida para Foggy que, fazendo uso conceptual do título, segue para um imaginário paralelo em que as Drum Machines e os Synths representam os tais “objetos perigosos e proibidos” operando, ao longo dos vários temas do álbum, uma reflexão sobre a constante vertigem entre bem e mal, tão vincada e presente no mundo em que vivemos.
"In Appropriate Use of Dangerous Tools” foi gravado por Francesco Pintaudi (Foggy) no seu estúdio caseiro em Lisboa, entre 2019 e 2021, e masterizado em Milão por Francesco Borrelli. Logotipo e gráfica foram desenhados por Edoardo Trave e a fotografia de capa é da autoria de Lise Bardou. O álbum tem a colaboração das vozes de Catarina Monteiro, Amanda Naughton, Diego Machardo, Laura Boscia, Lise Bardou, os bongós de Daniele Pistone e as letras de Francesco Itinerante em "Sugar Mama".
"In Appropriate Use of Dangerous Tools"
Apresentação ao Vivo no dia 25
Arroz Estúdios (Beato, Lisboa)
Sem comentários:
Enviar um comentário