terça-feira, 31 de janeiro de 2023

AGENDA - NOVO ÁTICO - COLISEU PORTO AGEAS





















Novidades da programação do NOVO ÁTICO para março, abril e maio com estreias de novos discos ao vivo:

8 MARÇO - IAN
23 ABRIL - MARIANA DALOT
07 MAIO - MIRROR PEOPL

A programação do NOVO ÁTICO para a cidade do Porto em 2023 apresenta novidades para os meses de março, abril e maio abrindo as suas portas a novos artistas e projetos do Norte do país que encontram neste espaço o local ideal para se reunirem com o seu público.

Em fevereiro, dia 5, o projeto de Jazz emergente luso-brasileiro Carioca de Limão, fundado por Helga Azevedo e Gil Santos, apresenta-se no NOVO ÁTICO com uma seleção musical que navega entre ritmos brasileiros intemporais, com uma nova estética e arranjos que transportam a suavidade do jazz para a fusão animada e quente de ritmos tropicais, e world music com apontamentos de ambiente eletrónico. Neste espetáculo, os Carioca de Limão apresentam cinco temas originais que farão parte do novo EP homónimo do grupo.

A 5 de março, Francisco Sales apresenta o seu terceiro álbum, “Fogo na Água”, onde explora a sonoridade de diferentes instrumentos, não apenas as guitarras elétrica e acústica, mas também a de 12 cordas ou a icónica guitarra metálica conhecida por dobro. Ao vivo, Francisco Sales vai apresentar-se, pela primeira vez, em trio, assumindo as guitarras, com Sandra Martins no violoncelo e voz, e Edu Mundo na bateria, percussões e voz.

O Dia da Mulher, 8 de março, é comemorado com um espetáculo de IAN, nome artístico que a violinista Ianina Khmelik assumiu em 2018 com o lançamento de um projeto pop eletrónico. O seu projeto musical junta a música eletrónica, ao trip hop, ao hip hop e ao pop, apesar de ter uma grande presença de instrumentos da música clássica com o piano acústico e o violino, fruto da sua experiência e influências deste género musical. Neste espetáculo, apresenta ao vivo o seu novo disco "I AM", o segundo LP de originais que se seguiu a "RaiVera". Trata-se de um disco que começou a ser criado durante a pandemia e foi editado num momento de guerra logo espelha várias emoções que a artista canalizou para a sua música.

Dia 19 de março é a vez dos Cordel, projeto que une os cantautores Edu Mundo, poeta e natural contador de histórias, e João Pires, compositor, guitarrista e geógrafo de uma cartografia musical própria. Um mergulho profundo nas raízes da música portuguesa e nas suas ramificações lusófonas. Sem rótulos nem embalagens, em Cordel entrançam-se melodias tradicionais como a chula, o vira, o fado canção e até, a marcha popular com os ritmos das latitudes africanas e brasileiras. Nas letras, recuperam a poesia popular da literatura de cordel.

E dia 26 de março, para encerrar o primeiro trimestre, Luca Argel apresenta o seu novo disco, “Sabina” que será lançado a 22 de fevereiro. Uma viagem pelo tempo, seguindo o rasto de uma personagem misteriosa. No novo espetáculo, o músico combina sonoridades afro-brasileiras eletrificadas, que piscam olhos ao rock, ao funk e, é claro, ao samba, que Luca Argel e sua banda já tinham virado pelo avesso no álbum e espetáculo “Samba de Guerrilha”.

Sem comentários: