sexta-feira, 31 de março de 2023

NO SALÃO BRAZIL












Depois de um primeiro trimestre recheado de muita música e vários concertos esgotados, o Salão Brazil apresenta a sua programação para os meses de Abril, Maio e Junho.

Serão 26 concertos a acontecer durante o trimestre no Salão Brazil, sendo que os destaques principais vão para Lucrecia Dalt (2/04), Dave Douglas & Joey Baron (17/04), Letrux (21/04), Ricardo Toscano Trio (28/04), Tó Trips (4/05), Ana Lua Caiano (12/05), Rui Reininho (1/06) e Alcorn / Lencastre / Faustino (30/06).

É também neste trimestre que a Associação JACC - Jazz ao Centro Clube comemora 20 anos.

O saxofonista Ricardo Toscano notabilizou-se muito novo pela forma fascinante de tocar. Parecia demasiado jovem para tanta destreza e segurança e rapidamente integrou na cena jazzística nacional, passando a ser requisitado nos mais diferentes contextos (dentro e fora do jazz, como por exemplo com Camané). Romeu Tristão no contrabaixo e João Lopes Pereira na bateria ajudam a produzir esta perspetiva inédita sobre o saxofonista (e compositor), mas também sobre si mesmos.
Concerto inserido no 20º Aniversário da Associação Jazz ao Centro Clube.

[Ouvir aqui]
[Bilhetes aqui]

Chegados a 2023, Tó Trips lança pela Revolve o seu terceiro álbum, fruto de três anos de labuta. Intitulado 'Popular Jaguar', toma inspiração no animal, que se movimenta na sombra, para daí erigir pequenas histórias instrumentais vividas pelo seu autor, naquele que é o seu trabalho mais autobiográfico e o primeiro a ser lançado após os Dead Combo. Disco de mistérios, silêncios e lugares, existem nele referências geográficas, alusões à transcendência e situações bem concretas do quotidiano num mosaico vivido e pleno de lirismo, numa tessitura de acordes dolentes e notas que cortam com tudo aquilo que possa soar superficial. No fundo, Trips ao seu mais despojado, e curiosamente mais aberto. Sempre ele.

[Ouvir aqui]
[Bilhetes aqui]

Ana Lua Caiano explora a fusão musical, através da junção da música tradicional portuguesa com música eletrónica e “sons do dia-a-dia”. Criando melodias que remetem para a tradição – fazendo uso de coros, harmonias e cânones – numa união com sintetizadores, beat-machines e sons retirados do quotidiano, a sua música traz a herança tradicional portuguesa para o mundo moderno, eletrónico e tecnológico. Em 2023, Ana Lua Caiano apresenta o seu novo EP ao vivo numa digressão pelos principais clubes nacionais. Depois de "Cheguei tarde a ontem", EP de estreia aclamado pelo público e pela crítica, ter figurado nas listas de "Melhores lançamentos de 2022", Ana Lua Caiano sobe ao palco com novos temas e versões especialmente criadas para o seu "one woman show".

[Ouvir aqui]
[Bilhetes aqui]

Em 2022, Rui Reininho voltou a apresentar o disco a solo "20.000 Éguas Submarinas" ao vivo, um álbum que figurou em muitas das listas de melhores discos nacionais do ano de 2021.

Rui Reininho tem tanto de próprio como de não comum, seja entre os vivos, como entre as lembranças dos mortos que nos marcaram. Depois do famigerado “Companhia das Índias” (2008), o músico assume um percurso mais experimental com “20.000 Éguas Submarinas”. Produzido por Paulo Borges, juntos congeminaram uma viagem que durante dois anos os levou pelos confins dos mares já dantes navegados, a passo, trote, galope, mariposa e voo, como escape de corais profundos, mas não tão fundos quanto o exercício de libertação já revelado.

[Ouvir aqui]
[Bilhetes aqui]

Sem comentários: