sexta-feira, 28 de abril de 2023

HOMENAGEM AO POETA JOSÉ CAMPOS PORTINHA





















"Conterrâneos" é a derradeira prova de amor de um filho ao seu pai. A homenagem em vida a um poeta, José Campos Portinha, que retrata a vida conforme a vê, com palavras que agora ganham música pela mão do seu filho, Ruben Portinha. Os remetentes desta carta são artistas bem conhecidos do panorama musical português, como José Cid, Rogério Charraz, Ana Lains, Amélia Muge, Sebastião Antunes, entre muitos outros.

Um disco conceitual, catorze temas criteriosamente selecionados de entre a vasta obra do poeta popular José Campos Portinha (três livros de poesia e um de prosa editados), e um segredo que toda a familia se esforçava por guardar: finalmente os poemas mais especiais de José seriam musicados pelo seu filho, o cantautor Ruben Portinha.

Tudo começou com "Saudades da minha aldeia" o tema que viria a ser escolhido como single de avanço da obra:

"Esta música foi o começo de tudo, o rastilho que originou a ideia de fazer um álbum inteiro. Na verdade, para além do poema, também foi o meu pai quem criou a base melódica, eu limitei-me a aprimorá-la." - Explica o autor.

A partir daí, poema a poema, Ruben foi desbravando até ter temas suficientes para um disco, ao mesmo tempo que procurava os interpretes ideais para cada tema.

"À medida que fui criando os ambientes musicais de cada poema, a escolha de cada voz foi intuitiva. Aliás, o resultado final está incrivelmente próximo do que idealizei à partida, e em muitos casos está ainda melhor. Mas não me limitei a convidar estes artistas só pela vertente musical, também pelo tanto que os considero e admiro enquanto seres humanos. Ter tido o privilégio de trabalhar com todos eles foi das melhores partes de todo este processo." - continua Ruben.

Fundamental na direcção que cada tema iria tomar musicalmente, José Manuel David, músico multi-instrumentista e mais conhecido por projectos como os Gaiteiros de Lisboa, em conjunto com Ruben Portinha, produziram o disco conferindo-lhe aquela linha condutora que uniu todos os temas.

Ruben, para além de dar voz em "Saudades da minha aldeia", ficou encarregue de tocar cajón, baixo, guitarra acústica e percussão, e ainda do arranjo e execução da maioria dos coros. O álbum contou também com as participações de um conjunto de excelentes músicos, casos de Fernando Silva (guitarra portuguesa), Miguel Gomes (baixo), Carlos Lopes (acordeão), Vasco Sousa (contrabaixo), João Coelho (bateria), Nuno Estevens (viola de fado), André Correia (bombo popular), Miguel Saborida (guitarra elétrica) e José Barros que, além de ter dado voz ao tema “O forno da minha aldeia”, tocou viola braguesa e os cavaquinhos tradicionais português e cabo-verdiano.

Foi no aniversário de 75 anos de José Campos Portinha que Ruben, em conjunto com a restante família, ofereceu este presente ao seu pai. A reação não poderia ter sido melhor e o poeta fez questão que ficasse registada a sua surpresa e gratidão:

"Gostava que não ficasse no esquecimento todo o trabalho que dediquei a estes livros. Fico muito honrado com este trabalho, foi a concretização de um sonho que sempre pensei que um dia fosse dar frutos, mas não desta forma tão rápida e tão bem feita. Supera tudo aquilo que eu imaginava. Estes poemas tocarão dentro do pensamento e do coração de muita gente e oxalá que façam alguém feliz como ao ouvi-los também eu fiquei feliz." disse José nessa mesma ocasião.
E é assim que esta carta de amor em forma de disco chega agora ao grande público. Um disco que foge da linha editorial a que Ruben Portinha nos habituou, mas que é uma curva muito interessante no seu caminho.

ALINHAMENTO:

01 – A força da poesia (José Fanha)
02 – A minha forma de ser (Rogério Charraz)
03 – Saudades da minha aldeia (Ruben Portinha ft Ana Lains)
04 – Minha avó era parteira (Inês Trevo)
05 – Memórias de um passado (José Cid)
06 – Levanta-te amigo (Pedro Vicente)
07 – Carta criola (Zé di Fonga)
08 – Maldita corrupção (Mariana Moreira)
09 – O vento passou por mim (Joana Rita)
10 – A noite mais fria (Fernando Pereira)
11 – A voz da solidão (Amélia Muge)
12 – O forno da minha aldeia (José Barros)
13 – A vergonha e o respeito (Kastiço ft Célia Maria)
14 – Escada do destino (Sebastião Antunes)

Sem comentários: