sexta-feira, 3 de janeiro de 2025

MELHOR EP / SINGLE 2024

 


1 - I - Líquen

2 - DESGOSTOS EM CANÇÕES DE COLO - MaZela
3 - TEMPO - Mariana Dalot
4 - A NEW SCENE! - The Pages
5 - NÃO ME PEÇAS MAIS CANÇÕES - Catarina Branco
6 - LITTLE WITCH - Lola Lola
7 - BARK - Bad Tomato
8 - INVERTIDO - Marianne
9 - NÍQUEL - Spreader
10 - PAST IS LOW - Rival Clubs
11 - NÃO SOU DE CÁ - Hause Plants
12 - 1996 - Girls 96
13 - CADA VEZ MAIS - João Caetano


Guarda de honra (por ordem alfabética) (14º-26º)
Eps de ...

Agressive Girls . Clauthewitch . Decline and Fall . Gisela Mabel . Iolanda . My Spectral Guise .  Novos Românticos . Rara . Reino da Fruta . The Twist Connection . Yosune . Youth Yard . Zé Menos & Pedro, O Mau

vencedores anteriores

2023 - SE DANÇAR É SÓ DEPOIS - Ana Lua Caiano
2022 - CHEGUEI TARDE A ONTEM - Ana Lua Caiano
2021 - VINHA A CANTAR - Lobo Mau
2020 - CIDADE DE SAL - mema.
2019 - SOTAVENTO - Dino D'Santiago
2018 - MARCHA ATROZ - Samuel Úria
2017 - DROPS - Lince
2016 - GHOST HUNT - Ghost Hunt
2015 - SERENDIPITY - Isaura
2014 - DUQUESA - Duquesa
2013 - LIFE AQUATIC EP - Long Way To Alaska
2012 - MALTÊS - Maltês
2011 - BIRTH OF A ROBOT - Dear Telephone
2010 - É UMA ÁGUA - PAUS
2009 - TELL THE PEOPLE - Mazgani
2008 - PRÓLOGO - Anaquim
2007 - BLAH BLAH BANG !!! - Murdering Triping Blues
2006 - SOMETHING TO DO WITH DEATH - The Allstar Project

PROGRAMA DE 03/01/25

1 - João Caetano - Saudades de ti
2 - Girls 96 - Ainda importa
3 - Hause Plants - Bazar para casa
4 - Rival Clubs - Celebrate me
5 - Spreader - Perfilados de medo
6 - Marianne - Fashion
7 - Bad Tomato - Bodybag
8 - Lola Lola - Little witch
9 - Catarina Branco - Se passares pelo adro
10 - The Pages - Circle of life
11 - Mariana Dalot - Tive azar em ser feliz
12 - MaZela - Luz no escuro
13 - Líquen - Cinzas, cheiro a limão

14 - My Spectral Guise - Cracked veneer

DO ARCO DA VELHA LANÇA NOVO TEMA



Entre o tradicional e o surrealismo, inteiramente a solo e diretamente das “entranhas”.

Mais um tema de avanço e o respetivo “lyric video” do projeto “do Arco-da-velha”.

Talvez 2025 faça nascer o álbum que aos pouquinhos vai ganhando forma.

do Arco-da-velha 

Santa Luzia bendita


letra | música | produção - João Filipe

@clockstudioprod



Facebook:

https://www.facebook.com/share/1WkFPPZtp7/?mibextid=wwXIfr


Youtube:

https://youtu.be/J0zuhS1h-fM

MABELLE BLUES BAND VAI REPRESENTAR PORTUGAL NO EUROPEAN BLUES CHALLANGE 2024





















A Mabelle Blues Band, uma das grandes promessas da cena blues portuguesa, foi escolhida para representar Portugal no prestigiado European Blues Challenge, que terá lugar em abril de 2025, na Croácia. Este evento, que reúne os maiores talentos do blues europeu, será a oportunidade perfeita para a banda levar a sua música apaixonante e autêntica a um público internacional.

Com o seu álbum de estreia "This Is" a conquistar elogios pela intensidade e originalidade, a banda tem como líderes a poderosa vocalista Elsa Frias e o talentoso guitarrista e compositor Vasco Finuras. Juntos, criaram um som único que não só homenageia as raízes do blues, mas também as renova
com uma energia vibrante e contemporânea.

O European Blues Challenge é mais do que uma competição; é uma celebração do melhor que o blues europeu tem para oferecer. A Mabelle Blues Band promete subir ao palco com todo o carisma e paixão que têm conquistado plateias, levando consigo o espírito e a alma do blues português.

Não perca a oportunidade de acompanhar esta jornada e de conhecer uma
banda que está a redefinir o blues no nosso país

Spotify

Site

Youtube
Facebook
Instagram

NOVO SINGLE DE L-BLUES



Os L-Blues nascem a partir do músico Bruno Lopes que está já envolvido em projetos musicais, como as Guitarras de Manhente: Escola de Rock, que tem como principal objetivo ensinar música a jovens e adultos de classes sociais com carências financeiras.

Os L-Blues caminham lado a lado com o Blues e o Rock e contam já com 4 EPs gravados, disponíveis para ouvir nas principais plataformas online.

Para 2024 têm guardado o seu primeiro álbum intitulado de “Labirinto” .

O nome na banda faz uma homenagem à mitologia do pacto com o diabo de Robert Johnson e da encruzilhada (crossroads) dos Blues. O “L” no nome da banda deve se pronunciar “Hell”! Desta partilha de emoções e sentimentos fazem parte 5 membros: Ana Neto na voz, Bruno Lopes nas guitarras, Céu Neiva nas teclas, Diogo Silva no baixo e Jorge Braga

Os L-Blues regressam com um novo álbum intitulado "Labirinto", ravado, misturado e produzido por Budda Guedes no estúdio da Mobydick Records.

Labirinto é um álbum no qual a banda se envolve com as emoções e que nos faz mergulhar num mar de sentimentos que surgem nas melodias de cada canção.

Na Grécia antiga o labirinto era um local de experimentação e não uma  prisão, onde o seu percurso era mais importante que a saída.

O nosso Labirinto retrata um percurso com várias dúvidas, inquietações, e incerteza de chegarmos a algum lado, que faça valer todas as dificuldades percorridas, dando mais sentido ao trajeto do que ao destino.

Em cada instrumental conseguimos ter uma experiencia de sensações que nos fazem envolver com o caminho individual de cada um.

NENA E LUÍS TRIGACHEIRO JUNTOS EM "À ESPERA DO FIM"

 



















Nena e Luís Trigacheiro lançam hoje “À Espera do Fim”, uma canção que versa sobre a emigração, na perspetiva de quem fica longe dos seus entes queridos e que aguarda pacientemente o seu regresso bem como o fim da separação forçada. Escrita por Nena e João Só e composta por ambos os artistas igualmente com João Só, “À Espera do Fim” é uma balada poderosa que ecoa e evoca sentimentos profundos universais – os que experimentamos na separação de quem amamos. O refrão da canção, magistralmente interpretada por duas das vozes nacionais mais interessantes da atualidade, não vai sair da cabeça dos ouvintes.

Para Nena: “A inspiração para a canção vem de todas as pessoas que vivem fora de Portugal e das saudades dos que ficaram. É sobre quem parte, quem espera e a vontade de reencontrar. Fala tanto da coragem de ir como da força de quem fica”. Para Luís Trigacheiro foi importante que a canção refletisse o seu cunho pessoal e a sua essência artística , mais especificamente na bridge, onde a sua voz repleta de emoção, brilha em todo o esplendor que o caracteriza. O videoclipe de “À Espera do Fim”, realizado pela dupla MANAAMANA, espelha igualmente o tema da canção, povoado de rostos de quem fica e de quem foi, entrecortados por Nena e Luís Trigacheiro numa interpretação sentida a cada palavra que desafia as sombras que os rodeiam.

O ano de 2025 será certamente marcado pelo lançamento de "À Espera do Fim" e pelas estreias de Nena e Luís Trigacheiro em palcos importantes. Nena apresentará o seu espetáculo no Campo Pequeno,, no dia 04 de outubro, e Luís Trigacheiro subirá ao palco do Coliseu dos Recreios,, em Lisboa, a 25 de outubro. Os bilhetes para ambos os eventos já estão à venda.

2025 é inaugurado com aquela que será, certamente, uma das canções do ano.

NININHO VAZ MAIA APRESENTA HOJE NOVO SINGLE “DESPERTAR”





















Depois de um ano memorável, marcado por concertos esgotados e o anúncio de duas datas consecutivas na MEO Arena, Nininho Vaz Maia inicia 2025 com o lançamento do novo single "Despertar". O tema já se encontra disponível a partir de hoje em todas as plataformas digitais e reflete mais uma vez o talento e a autenticidade de um artista que não para de surpreender.

“Despertar”, com letra assinada por Nininho Vaz Maia, Triana Marin e Jhaylar, e composição em colaboração com Chus Santana, também ele responsável pela produção, é mais um tema poderoso do cantor e compositor, que funde emoção e sonoridade num equilíbrio perfeito, sempre com o seu carisma único.

Para dar início ao ano em grande, Nininho Vaz Maia será o convidado do programa Alta Definição, conduzido por Daniel Oliveira, já amanhã, dia 04 de janeiro. Nesta entrevista intimista, o artista promete partilhar histórias, inspirações e o que o move enquanto cantor e compositor, oferecendo aos fãs uma visão mais profunda do homem por trás da música.

Nininho não é apenas um cantor; é uma força autêntica que, sem medo, se mantém fiel às suas raízes. As suas canções vão além da música – são reflexos do seu caminho e do compromisso com a verdade. É esta autenticidade que conquistou milhares de fãs e o consolidou como um dos nomes mais marcantes da música portuguesa atual.

Com "Despertar", o artista prepara os fãs para o que promete ser um ano extraordinário, repleto de novos desafios, emoções e muita música. Este lançamento é mais do que uma simples canção – é um convite para todos despertarem para a beleza da vida e da música.

quinta-feira, 2 de janeiro de 2025

MELHOR BANDA AO VIVO 2024



1 - CLUB MAKUMBA (Luna Fest, Bons Sons, ...)

2 - FALA POVO FALA (Bons Sons, MATE, ...)
3 - EXPRESSO TRANSATLÂNTICO (Bons Sons, ...)
4 - THE LEGENDARY TIGERMAN (Bons Sons, Luna Fest, ...)
5 - MAQUINA (Ceira Rock Fest, Bons Sons,  Festa d'Anaia, Rock in Ria, ...)
6 - EMMY CURL (Bons Sons, MATE, ...)
7 - SELMA UAMUSSE (Faneca/Ílhavo, Luna Fest, ...)
8 - BEST YOUTH (Festa da Anaia, Salão Brazil ...)
9 - CLÃ (Rock Of, ...)
10 - SUL (Salão Brazil, ...)
11 - DINO D'SANTIAGO (Mealhada, Jardim da Sereia, ...)
12 - UNSAFE SPACE GARDEN (Apura, Bons Sons, Festival M ...)
13 - ZEN (Rock à Moda do Porto, Salão Brazil, ...)

Guarda de honra (por ordem alfabética) (14º-26º)

A Cantadeira . Cara de Espelho . Conferência Inferno . Coro das Mulheres da Fábrica . Homem em Catarse . Indignu . Knok Knok . Lena d'Água . Maria Reis . Miguel Calhaz . The Twist Connection . Velho Homem . Zeca Medeiros     

vencedores anteriores

2023 - A GAROTA NÃO
2022 - CRIATURA
2021 - FOGO FOGO
2020 - THE LEGENDARY TIGERMAN
2019 - FIRST BREATH AFTER COMA + NOISERV
2018 - FOGO FOGO
2017 - SURMA
2016 - GHOST HUNT
2015 - CRIATURA
2014 - THE LEGENDARY TIGERMAN
2013 - SAMUEL ÚRIA
2012 - A NAIFA
2011 - PAUS
2010 - PAUS
2009 - NOISERV

PROGRAMA DE 02/01/25

1 - Zen - 11:00 A.M. (live)
2 - Unsafe Space Garden - Isn't this ideal?
3 - Dino D'Santiago - Como seria
4 - SUL - Canção para Carlos Paredes
5 - Clã - A paz não te cai bem
6 - Best Youth - Change your life
7 - Selma Uamusse - Baila Maria
8 - emmy Curl - Senhora do Almortão
9 - Maquina - :: 
10 - The Legendary Tigerman - Dance craze
11 - Expresso Transatlântico - Porque nada tem um fim
12 - Fala Povo Fala - O povo já não tem
13 - Club Makumba - Janaina calling

FESTIVAL MONTEPIO ÀS VEZES O AMOR A CELEBRAR 10 ANOS


 









João Pedro Pais, um dos artistas mais acarinhados da música portuguesa, junta mais uma data ao Festival com um concerto em Amarante, enquanto Noble, com a sua voz única, estreia-se no evento em Valongo, que recebe pela primeira vez o Festival Montepio Às Vezes o Amor.

BILHETES FESTIVAL MONTEPIO ÀS VEZES O AMOR

O Festival Montepio Às Vezes o Amor está de regresso para celebrar o Dia dos Namorados de 13 a 15 de fevereiro de 2025, marcando o seu 10.º aniversário com uma programação de excelência.

Reunindo artistas consagrados e novas promessas, o festival promete momentos únicos de música e emoção em mais de 15 cidades por todo o país.

Outra das novidades no arranque deste ano é que o concerto de Raquel Tavares no Auditório Municipal Augusto Cabrita, no Barreiro, já se encontra esgotado. Este sucesso reflete a forte adesão do público e celebra da melhor forma a estreia do Barreiro como cidade anfitriã, reafirmando o impacto crescente do Festival Montepio Às Vezes o Amor no panorama cultural português.

NOVAS CONFIRMAÇÕES
 
João Pedro Pais | 14 fevereiro | Cineteatro de Amarante

Além do concerto já anunciado em Peso da Régua, o cantor e compositor atuará também no Cineteatro de Amarante, no dia 14 de fevereiro, às 21h00. Com mais de 25 anos de carreira, João Pedro Pais é uma das figuras mais acarinhadas da música portuguesa, prometendo dois espetáculos memoráveis. Autor de clássicos como "Não Há" e "Mentira", o artista tem conquistado diversas gerações com a sua energia em palco e uma ligação autêntica ao público.

Noble | 14 fevereiro | Centro Cultural do Campo, Valongo

O talentoso artista estreia-se no festival com um concerto no Centro Cultural do Campo, em Valongo, também no dia 14 de fevereiro. Conhecido pela sua voz inconfundível e capacidade de transmitir emoções profundas, Noble proporcionará ao público uma experiência intimista e autêntica, onde cada melodia reflete a sua essência artística. Este concerto assinala ainda a estreia de Valongo como cidade anfitriã no Festival Montepio Às Vezes o Amor, reforçando a expansão do festival a novas localidades.

ARTISTAS JÁ CONFIRMADOS
 
Além destas novidades, o festival já conta com uma série de concertos confirmados que refletem a qualidade e diversidade do cartaz:

"As Canções de Amor dos Santos & Pecadores"
14 fevereiro | Coliseu Porto Ageas
+
15 fevereiro | Sagres Campo Pequeno, Lisboa
Após 11 anos de pausa, os Santos & Pecadores regressam aos palcos para celebrar mais de três décadas de carreira com sucessos intemporais como “Não voltarei a ser fiel" e “Fala-me de amor”. Este concerto especial, dedicado ao conceito original do Festival, promete uma noite repleta de Pop, Rock, Funk e muitas memórias.

Jorge Palma | 13 & 14 fevereiro | Ponto C, Penafiel

João Pedro Pais | 14 fevereiro | Cineteatro de Amarante

Lura | 14 fevereiro | Teatro Virgínia, Torres Novas

Marisa Liz | 14 fevereiro | Teatro José Lúcio da Silva, Leiria

Noble | 14 fevereiro | Centro Cultural do Campo, Valongo

Nuno Ribeiro | 14 fevereiro | Teatro Municipal de Vila do Conde

"Para Sempre Marco" | 14 fevereiro | Teatro Aveirense, Aveiro

Sara Cruz | 14 fevereiro | Estúdio Time Out, Lisboa

João Pedro Pais | 15 fevereiro | Auditório Municipal, Peso da Régua

Raquel Tavares | 15 fevereiro | Auditório Municipal Augusto Cabrita, Barreiro [ESGOTADO]


Os bilhetes para todos os espetáculos já se encontram à venda nos locais habituais.

Com este cartaz de excelência, o Festival Montepio Às Vezes o Amor reafirma a sua relevância no panorama cultural português, apresentando uma programação variada e surpreendente que homenageia a música e o amor.

Novas confirmações serão anunciadas em breve, prometendo mais momentos únicos e inesquecíveis, noutras cidades e regiões do país.
 
Sobre o Festival

O Festival Montepio Às Vezes o Amor nasceu com o objetivo de celebrar o amor em todas as suas formas, através de concertos que se realizam em simultâneo por todo o país, numa programação diversificada e de excelência. Ao longo de 10 anos, o festival consolidou-se como uma referência cultural, promovendo encontros únicos entre artistas e públicos.

Comemorando uma década de emoções, esta edição reafirma a sua relevância no panorama musical português, apresentando uma programação variada que homenageia o amor e a música, enquanto reforça o compromisso de descentralização cultural, com novidades como a estreia do Barreiro e Penafiel no grupo de cidades que recebem o evento.

O Festival Montepio Às Vezes o Amor é uma iniciativa criada pelas agências Produtores Associados e Locomotiva Azul, e conta desde a primeira edição com o apoio da Montepio Associação Mutualista como naming sponsor.

quarta-feira, 1 de janeiro de 2025

ESPERANÇAS / APOSTAS PARA 2025

 











AGRUPAMENTO MUSICAL "OS TAIS"
https://www.instagram.com/ostaisagrupamentomusical/

Inspirado pelo imaginário da época de ouro das bandas de baile portuguesas, o supergrupo composto por João Não, Lil Noon e Mike El Nite transporta-nos para o ambiente da discoteca suburbana do final dos anos 90 e início dos anos 2000, com uma sonoridade que mistura Kizomba, House, Piseiro e Disco.
Dois singles lançados em 2024 que são "Bar dançante" e "V.I.P.". Aguardamos mais temas e esperamos um futuro em crescendo

Bad Tomato

Com um EP editado em outubro de 2024, de nome "Bark", o trio Bad Tomato é um grupo a necessitar de um urgente maior reconhecimento.
O pós punk que a banda nos oferece transporta uma energia que não deixa ninguém indiferente. A tudo isto não é alheio o lado por vezes mais funk que a suas músicas nos oferecem.
A prova está dada, falta agora invadir mais palcos por esse país fora. Que 2025 traga grandes notícias.

Estaca Zero
https://www.instagram.com/estacazero.music/

Nascidos em Coimbra os Estaca Zero, são um octeto, que assenta a sua criação em torno do Guitarrinho, instrumento quase esquecido. A banda tem por base as raízes tradicionais, mas vai mais longe ao aliar ao seu som uma guitarra elétrica. Assim nascem das suas veias temas que são folk puro e outros mais cinematográficos. Depois de se terem dado a conhecer com alguns singles, espera-se que 2025 traga o primeiro disco e muitos concertos.

Fala Povo Fala
https://www.instagram.com/falapovofala/  

Com apenas um single lançado já andam nas bocas do mundo e prometem disco para eete ano. 
Fala Povo Fala junta três cantautores portugueses (Senhor Vulcão, Jacaréu e A Culpa Do Joni) que escrevem e cantam inspirados entre o céu e o grão de chão das raízes portuguesas.
Grande concerto nos Bons Sons e passagem interessante pelo festival MATE. 
“Na fala do povo está o amor, a dor, a beleza, a terra, o trabalho, o canto.”

Fushi
https://www.instagram.com/fushi_band/

Os Fushi são uma banda formada pelo guitarrista André Fernandes, a cantora Sara Badalo e o baterista Alexandre Frazão, que em finais de 2024 editaram o seu primeiro registo. Três músicos de excelência que cruzam ambientes futuristas com alguma eletrónica e pitadas de jazz. Com provas já dadas em alguns palcos é urgente agora o trio poder atingir voos mais altos. A qualidade da sua arte merece portas mais abertas em 2025.

JAFUIPEDRO
https://www.instagram.com/ja_fui_pedro/

Projeto a solo de Pedro Afonso, vocalista dos NORTON. Lançou  o single de estreia em Julho,  um segundo tema mais perto do fim do ano e promete EP de estreia cá fora no primeiro trimestre de 2025. 
Estreia de Pedro Afonso a cantar e a escrever em Português mas continuando a fazer pop.

Líquen
https://www.facebook.com/profile.php?id=61556914457773 

"I" (lê-se um) é o primeiro EP de Líquen enquanto cantautora a solo. 4 canções que em tudo ou nada se assemelham, mas que têm como fio condutor a vontade de Constança Ochoa fazer música, colaborar com outros músicos e cantar sobre as suas histórias, sem apontar dedos nem destacar a realidade da ficção. Revoltas internas que se desenlaçam da tragédia humana, da mais pesada à mais corriqueira, da morte aos amores, dos vícios aos remédios, da paz ao desatino. Como se fosse possível condensar tudo isso em 4 canções,

Lisa Sereno
https://www.instagram.com/lisa__sereno/  

Conhecemos o universo de Lisa Sereno com Mistery, uma canção que nos transporta para um cosmos nostálgico, repleto de influências da folk e referências da pop americana dos anos 1960-70.
A cantora e compositora de Leiria já levou a sua sonoridade única a diversos palcos, onde guitarra acústica e elementos eletrónicos se fundem em composições harmonicamente ricas e emocionalmente carregadas. Esteve em Coimbra no corredor da RUC e no Café Curto em 2024. 
Que as memórias que nos apresenta e as viagens por onde nos transporta a levem cada vez mais longe.  

RimaRussa
https://www.facebook.com/RimaRussa 
https://www.instagram.com/rimarussa_/

Depois de atingirem o 1º lugar no concurso de bandas da ASMUSITEC, os RimaRussa ganham pedal para editarem o seu trabalho. Nascidos no Porto, são uma banda independente e emergente, que explora a língua portuguesa, juntando às palavras, uma forte camada de rock. Temas duros, que nos acertam no estômago quase como um murro.
Espera-se que o ano que agora chega, lhes traga a força para invadirem muitos palcos com o seu rock corrosivo.

Romeu Bairos
https://www.instagram.com/romeubairos/

Nascido nas Furnas, Romeu Bairos é um músico que alguns já poderiam conhecer por ter representado os Açores no Festival da Canção 2021, compondo o tema "Saudade", interpretado pelos Karetus. Outros talvez se lembrem dele por integrar o elenco da série “Rabo de Peixe” (Netflix) no papel de Sandro G.
Contudo, o seu primeiro registo de nome "Romê das Fürnas" vai chegar em breve, produzido por B Fachada. Este será um trabalho de reinterpretação contemporânea dos cantares tradicionais açorianos e de criação de outros novos.
Com a chegada do novo ano e do disco espera-se que a música com sotaque de Romeu Bairos salte mundo afora.

PROGRAMA DE 01/01/25

1 - Agrupamento Musical "Os Tais" - Bar dançante
2 - Bad Tomato - Bodybag
3 - Estaca Zero - Música prapular
4 - Fala Povo Fala - O povo já não tem
5 - Fushi - Luz
6 - JaFuiPedro - Estendal da razão
7 - Líquen - Frases (entrelinhas) com Malva
8 - Lisa Sereno - Mystery
9 - RimaRussa - Fora de ti
10 - Romeu Bairos - Jacinta