AGRUPAMENTO MUSICAL "OS TAIS"
https://www.instagram.com/ostaisagrupamentomusical/Inspirado pelo imaginário da época de ouro das bandas de baile portuguesas, o supergrupo composto por João Não, Lil Noon e Mike El Nite transporta-nos para o ambiente da discoteca suburbana do final dos anos 90 e início dos anos 2000, com uma sonoridade que mistura Kizomba, House, Piseiro e Disco.
Dois singles lançados em 2024 que são "Bar dançante" e "V.I.P.". Aguardamos mais temas e esperamos um futuro em crescendo
Bad Tomato
Com um EP editado em outubro de 2024, de nome "Bark", o trio Bad Tomato é um grupo a necessitar de um urgente maior reconhecimento.
O pós punk que a banda nos oferece transporta uma energia que não deixa ninguém indiferente. A tudo isto não é alheio o lado por vezes mais funk que a suas músicas nos oferecem.
A prova está dada, falta agora invadir mais palcos por esse país fora. Que 2025 traga grandes notícias.
Estaca Zero
https://www.instagram.com/estacazero.music/ Nascidos em Coimbra os Estaca Zero, são um octeto, que assenta a sua criação em torno do Guitarrinho, instrumento quase esquecido. A banda tem por base as raízes tradicionais, mas vai mais longe ao aliar ao seu som uma guitarra elétrica. Assim nascem das suas veias temas que são folk puro e outros mais cinematográficos. Depois de se terem dado a conhecer com alguns singles, espera-se que 2025 traga o primeiro disco e muitos concertos.
Fala Povo Fala
Fala Povo Fala junta três cantautores portugueses (Senhor Vulcão, Jacaréu e A Culpa Do Joni) que escrevem e cantam inspirados entre o céu e o grão de chão das raízes portuguesas.
Grande concerto nos Bons Sons e passagem interessante pelo festival MATE.
“Na fala do povo está o amor, a dor, a beleza, a terra, o trabalho, o canto.”
Fushi
https://www.instagram.com/fushi_band/ Os Fushi são uma banda formada pelo guitarrista André Fernandes, a cantora Sara Badalo e o baterista Alexandre Frazão, que em finais de 2024 editaram o seu primeiro registo. Três músicos de excelência que cruzam ambientes futuristas com alguma eletrónica e pitadas de jazz. Com provas já dadas em alguns palcos é urgente agora o trio poder atingir voos mais altos. A qualidade da sua arte merece portas mais abertas em 2025.
JAFUIPEDRO
https://www.instagram.com/ja_fui_pedro/Projeto a solo de Pedro Afonso, vocalista dos NORTON. Lançou o single de estreia em Julho, um segundo tema mais perto do fim do ano e promete EP de estreia cá fora no primeiro trimestre de 2025.
"I" (lê-se um) é o primeiro EP de Líquen enquanto cantautora a solo. 4 canções que em tudo ou nada se assemelham, mas que têm como fio condutor a vontade de Constança Ochoa fazer música, colaborar com outros músicos e cantar sobre as suas histórias, sem apontar dedos nem destacar a realidade da ficção. Revoltas internas que se desenlaçam da tragédia humana, da mais pesada à mais corriqueira, da morte aos amores, dos vícios aos remédios, da paz ao desatino. Como se fosse possível condensar tudo isso em 4 canções,
Lisa Sereno
https://www.instagram.com/lisa__sereno/ Conhecemos o universo de Lisa Sereno com Mistery, uma canção que nos transporta para um cosmos nostálgico, repleto de influências da folk e referências da pop americana dos anos 1960-70.
A cantora e compositora de Leiria já levou a sua sonoridade única a diversos palcos, onde guitarra acústica e elementos eletrónicos se fundem em composições harmonicamente ricas e emocionalmente carregadas. Esteve em Coimbra no corredor da RUC e no Café Curto em 2024.
Que as memórias que nos apresenta e as viagens por onde nos transporta a levem cada vez mais longe.
RimaRussa
https://www.facebook.com/RimaRussa https://www.instagram.com/rimarussa_/
Depois de atingirem o 1º lugar no concurso de bandas da ASMUSITEC, os RimaRussa ganham pedal para editarem o seu trabalho. Nascidos no Porto, são uma banda independente e emergente, que explora a língua portuguesa, juntando às palavras, uma forte camada de rock. Temas duros, que nos acertam no estômago quase como um murro.
Espera-se que o ano que agora chega, lhes traga a força para invadirem muitos palcos com o seu rock corrosivo.
Romeu Bairos
https://www.instagram.com/romeubairos/ Nascido nas Furnas, Romeu Bairos é um músico que alguns já poderiam conhecer por ter representado os Açores no Festival da Canção 2021, compondo o tema "Saudade", interpretado pelos Karetus. Outros talvez se lembrem dele por integrar o elenco da série “Rabo de Peixe” (Netflix) no papel de Sandro G.
Contudo, o seu primeiro registo de nome "Romê das Fürnas" vai chegar em breve, produzido por B Fachada. Este será um trabalho de reinterpretação contemporânea dos cantares tradicionais açorianos e de criação de outros novos.
Com a chegada do novo ano e do disco espera-se que a música com sotaque de Romeu Bairos salte mundo afora.