sexta-feira, 31 de janeiro de 2025

LEFT., XTINTO E SARA MEGRE JUNTOS NO NOVO SINGLE DA AVALANCHE





















Fotografia: Guilherme Cabral

"VOLUME II" do percurso da plataforma de cantores, compositores, produtores e instrumentistas tem início com 'Espinho', que antecede vários outros lançamentos previstos para este ano .

A AVALANCHE, a plataforma de artistas que tem como propósito criar e promover música feita em colaboração, está de regresso aos lançamentos com o novo single 'Espinho', uma parceria entre LEFT., xtinto e Sara Megre, já disponível em todas as plataformas digitais. Com uma sonoridade vincada pela personalidade artística de cada um dos elementos deste trio, a canção apresenta influências Trap e R&B. A letra e música são da autoria dos intérpretes, com produção de LEFT. e coprodução de Luar.

"A 'Espinho' é um grito de liberdade em tom de confissão. A música entrega-nos a força e a determinação de avançar e fechar um ciclo mas é, simultaneamente, vulnerável. O tema explora a autossabotagem e a imprudência ou autodestruição, que podem bater à porta quando se chega ao precipício de uma relação", conta a AVALANCHE.

"O processo de composição da 'Espinho' foi super fluido. Numa sessão de três horas a canção ficou fechada, à la AVALANCHE. Depois ficaram só a faltar umas vozes extra e uns pormenores de produção. A química musical estava lá e cada trouxe o seu toque à dinâmica, além de nos ajudarmos mutuamente com as partes de cada um", acrescentam ainda.

LEFT., xtinto e Sara Megre abrem então as portas para o segundo capítulo da AVALANCHE. Os cantores, compositores, produtores e instrumentistas têm cartas na manga para 2025, que começam agora a ser postas na mesa com 'Espinho', tema acompanhado por um videoclipe realizado por Daniel Gordon e Edgar Esteves. Este é primeiro single do "VOLUME II" do percurso da plataforma, que promete novamente colaborações improváveis entre vários nomes do panorama musical nacional.

A AVALANCHE relembra que "o álbum de apresentação foi muito bem recebido e lotou salas como o Tokyo e o Musicbox. Em contraste com o "VOLUME I", estamos a realçar mais a imagem dos artistas, assim como os produtores das músicas, que merecem esse destaque".

"VOLUME I" contou com a participação de 18 artistas e desvendou 10 músicas, entre as quais os singles ‘Neblina’, que une o produtor Luar às vozes de Sara Cruz e Rita Onofre; ‘Batata Frita', que junta a voz de INÊS APENAS, as teclas de Tom Maciel e o baixo e produção de NED FLANGER; ‘Contigo’, a parceria entre iolanda, SOLUNA e Luar; e ‘Assim’, a colaboração entre Choro, iolanda, Matheus Paraizo e Inês Marques Lucas. A fasquia ficou alta, mas a AVALANCHE promete continuar a surpreender com os próximos lançamentos, durante este ano. A primeira amostra, 'Espinho', já está disponível em todas as plataformas digitais.

A AVALANCHE é uma plataforma de artistas composta por cantores, compositores, produtores e instrumentistas que nasceu da vontade de criar e promover música feira em colaboração, envolvendo artistas e unindo talentos ímpares. .

'Rest', tema editado no final de 2020 que junta LEFT., Luar e Sara Cruz, e 'Cleopatra', uma parceria entre LEFT., YANAGUI e Extrazen de 2021, foram os primeiros lançamentos da AVALANCHE. Em 2021 tiveram início os Writing Camps do projeto, em parceria com os Great Dane Studios. Estes eventos mais não são do que dias dedicados à criação em contrarrelógio, nos quais os músicos se conhecem e criam canções do zero. O limite de tempo e energia de trabalho permitem a criação de novas relações artísticas e profissionais entre pessoas que, até então, não tinham tido oportunidade e contexto para trabalhar em conjunto. Com a duração de um dia, as sessões reúnem uma média de 12 artistas, divididos por grupos, que se vão alterando.

Dessas parcerias em estúdio surgiram as 10 músicas do primeiro álbum da AVALANCHE, "VOLUME I", que reuniram um total de 18 artistas: Alda, Ana Cláudia, Ana Mariano, Guire, kikomori, LEFT., YANAGUI, Choro, INÊS APENAS, Inês Marques Lucas, iolanda, Luar, Matheus Paraizo, Rita Onofre, Sara Cruz, SOLUNA, Tom Maciel e NED FLANGER. "VOLUME I" inclui os singles ‘Neblina’, que une a produção certeira de Luar às vozes ímpares de Sara Cruz e Rita Onofre; ‘Batata Frita', que junta a escrita e voz de INÊS APENAS, as teclas de Tom Maciel e o baixo e produção de NED FLANGER; ‘Contigo’, a parceria entre iolanda, SOLUNA e Luar; e ‘Assim’, a colaboração entre Choro, iolanda, Matheus Paraizo e Inês Marques Lucas.

Em 2025 a AVALANCHE regressa aos lançamentos com o single 'Espinho', já disponível em todas as plataformas digitais. LEFT., xtinto e Sara Megre dão início ao "VOLUME II" e a mais uma dose de colaborações improváveis entre vários nomes do panorama musical nacional.

Sem comentários: