sexta-feira, 31 de janeiro de 2025

NOVO SINGLE DOS LUSITANIAN GHOSTS

















Aliando os cordofones regionais populares portugueses ao cancioneiro actual internacional de artistas que se importam com o mundo, o colectivo Lusitanian Ghost regressa com um novo single a 31 de Janeiro de 2025, "All You Wanted". Esta mistura de instrumentos tradicionais com uma estética contemporânea contou com a participação dos elementos Neil Leyton (voz), Micke Ghost (viola Amarantina, voz), Tozé "RAIA" Bexiga (viola campaniça), Janne Olsson (baixo) e João Sousa (bateria).

Gravado por Nelson Canoa e Adrian Lussi entre Portugal e a Suécia.
Misturado por Adrian Lussi em Stockholm.
Masterizado por John Webber no Air Studios London.
Letra e música de Micke "Ghost" Lundin, com letras adicionais de Neil Leyton.
Edição musical pela Lusitanian Music Publishing.
Edição fonográfica da European Phonographic / One Level:UP Digital Distribution.

Com três álbuns lançados, os Lusitanian Ghosts têm sido pioneiros na exploração estética dos cordofones tradicionais, sobretudo na sua internacionalização. Neste exercício, em que a cultura portuguesa se mistura com a do mundo (e vice-versa) o coletivo tem na sua génese a componente cosmopolita: um dos fundadores é sueco, outro luso-canadiano, as violas são portuguesas, as letras são em inglês, os produtores já foram um pouco de todo o mundo e a música é uma fusão de tudo isto.

O coletivo luso-sueco Lusitanian Ghosts mistura os cordofones regionais portugueses (Violas Amarantina, Braguesa, Campaniça e Terceira) com sonoridades contemporâneas como o rock, os cantautores e a música alternativa. No dia 4 de julho, pelas 21h, estarão em palco com a Orquestra Metropolitana de Lisboa para visitar a discografia dos últimos 6 anos e apresentar novos temas com arranjos muito especiais, compostos e dirigidos pelo Maestro Rui Ribeiro. Os bilhetes estão disponíveis na ticketline e nos locais habituais, como Worten, Fnac, entre outros.

A Orquestra Metropolitana de Lisboa é uma referência não só ao nível do ensino de música em Portugal, como na preparação de espectáculos especiais e celebrativos. Desta vez, juntam-se a um projecto inovador e desafiante, fora dos territórios habitualmente explorados, misturando-se o universo do folk, dos cantautores e do rock com a música erudita. Estarão em palco:

Neil Leyton: Voz
Mikael Lundin: Voz e Viola Amarantina
Tó Zé Bexiga: Viola Campaniça
Abel Beja: Viola Terceirense
Janne Olson: Baixo, Viola Beirão
João Sousa: Bateria e Adufe
Maestro Rui Ribeiro
Orquestra Metropolitana de Lisboa

Sem comentários: