sexta-feira, 31 de janeiro de 2025

PZ ESTÁ AÍ DE NOVO














(c) André Lemos Pinto

"The Shithole Countries" (feat. Joe Zé), o novo single de PZ, é uma música inspirada pelo comentário que Donald Trump fez aquando do seu primeiro mandato como Presidente dos Estados Unidos da América.

Consta a história que, numa reunião na Sala Oval, Trump referiu-se aos imigrantes como pessoas provenientes de “Shithole Countries” (países de merda em bom português) e que não tinham direito de procurar uma vida melhor na sua América distorcida.

Ora, na altura, Joe Zé, o português engenheiro de som e “multi-instrumentalista” radicado nos Estados Unidos, não achou piada a mais este comentário ofensivo. Vai daí deu esta resposta em forma de música numa mensagem irónica que serve de aviso à navegação de um país que, apesar de todo o seu desenvolvimento, está-se a tornar num “Shithole Country” em termos de valores básicos de decência e moral.

O videoclipe de "The Shithole Countries" foi realizado por Alexandre Azinheira, sendo este o segundo capítulo de PZ vestindo a personagem de Joe Zé depois de “The Day Taylor Swift Became Legit”, e é o último single antes da edição completa do novo álbum do músico, “Apocalypse Later”.

Sobre PZ

PZ é Paulo José Pimenta, poeta surrealista do quotidiano, conhecido pela sua veia satírica e irónica onde o nonsense é palavra de ordem.

Depois d'“O Fim do Mundo em Cuecas”, em 2024, o prolífico músico e produtor previu para 2025 o “Apocalypse Later” com Joe Zé aos comandos de uma nova ofensiva contra o final da espécie humana.

Em 2025 assinalam-se também os 20 anos da primeira edição discográfica de PZ, “Anticorpos”, aniversário que vai ser celebrado com concertos especiais (de corrida) em que vão participar as múltiplas personagens que construiu ao longo de duas décadas.

Sem comentários: