sexta-feira, 28 de fevereiro de 2025

OMNICHORD EDITA DISCO DE RUI REININHO COM A ORQUESTRA JAZZ DE MATOSINHOS















Crescemos a querer escrever, cantar, estar em palco e na vida como o Rui Reininho. Crescemos com a certeza de que ele continuará sempre a reinventar-se com a inteligência, a provocação e a originalidade que nos despertam aquele espírito jovem e livre que, por vezes, julgámos perdido.

É, por isso, com enorme prazer que lhe prestamos esta vénia, ao mesmo tempo que abrimos as portas da casa e da família Omnichord ao nosso herói, Rui Reininho.

Meses após a edição do álbum 20.000 Éguas Submarinas, a Orquestra Jazz de Matosinhos (OJM) convidou Rui Reininho — voz inconfundível e figura carismática dos GNR — a explorar os recantos deste recém-lançado disco. Deste convite nasceu um espetáculo ao vivo, apresentado na Casa da Música e na Real Vinícola, em Matosinhos, sob a direção artística de Pedro Guedes. Neste concerto, a orquestra reinventou as suas composições, transformando-se numa big band e atuando lado a lado com Rui Reininho, Paulo Borges e Alexandre Soares.

O sucesso destes espetáculos despertou a vontade de eternizar a colaboração através da edição de um novo disco, cujo resultado chega agora aos nossos ouvidos. Este registo ao vivo reúne cinco temas gravados no CARA – Centro de Alto Rendimento Artístico, estúdio da OJM. O álbum conta com produção de Rui Reininho, coprodução de Alexandre Soares e inclui uma remistura do tema NamasTea, que ganhou um vídeo realizado por Ana Deus, já disponível no YouTube.

A partir de hoje, o disco encontra-se disponível em formato digital em todas as plataformas de streaming, enquanto a versão em vinil já pode ser reservada no Bandcamp. O álbum terá duas edições: uma versão standard e outra numerada e assinada, limitada a apenas 70 exemplares, numa homenagem aos 70 anos do artista.

Sem comentários: