quarta-feira, 9 de julho de 2025

A LOVERS FAZ 20 ANOS E VAI FAZER UMA FESTA NAS PISCINAS DE BARCELOS


















Nestes 20 anos, aprendemos que a música é só o princípio. Para lá do som há tudo o que ela convoca — a escuta atenta, o encontro, a possibilidade de, em conjunto, construirmos algo que nos ultrapassa.

Nesta rota de proximidades e aproximações desenvolvemos uma rede de vizinhanças. As geográficas que amplificaram a “cena de Barcelos” e germinaram o Milhões de Festa e o Tremor. As afetivas, que juntam bandas, artistas e curiosos em torno de mais de uma boa centena de edições e de um novo espaço no centro do Porto. As colaborativas, que deram lugar a curadorias, concertos e criações improváveis. Crescemos como editora, produtora e promotora, alargando a nossa ação a outros espaços e comunidades que, hoje, fazem parte também daquilo que somos.

Agora, ao assinalar duas décadas, não queremos apenas olhar para trás. Queremos celebrar o que nos trouxe até aqui com quem nos tem acompanhado ao longo do tempo e com quem se junta agora. Para tal, preparámos uma festa que é, acima de tudo, uma continuação: um lugar onde cabem as vozes que nos marcaram e as que continuam a chegar, uma festa de olhos no que está por descobrir.

São 20 anos, mas parece só o começo.

Sinalizemos o alinhamento começando no regresso dos icónicos Lobster, que deixaram marca indelével nos anos dourados do MySpace e nos palcos suados do Milhões de Festa, e apontando para a pedalada certeira da Cremalheira do Apocalipse, quinsexseptocteto de Rio Tinto que transforma rock em profecia sonora. Espaço ainda para duas atuações de bandas recentemente adicionadas ao catálogo da Lovers: os Hetta, quarteto do Montijo que junta screamo, noise e pós-hardcore a prometer mais uma sessão do seu característico “caos” catártico; e os La Família Gitana, jovens músicos do Bairro do Fim do Mundo, em Cascais, que honram a herança cigana com um espetáculo de raízes e fusão. O programa integra ainda Cativo, projeto da DJ e ativista Luísa Cativo (Catxibi), figura essencial da cultura clubbing portuguesa, que traz um set onde inclusão e intensidade andam de mãos dadas. Por fim, uma colaboração especial junta Violeta Azevedo, flautista experimental e alquimista de pedais, a Ariyouok, artista luso-cabo-verdiano que funde percussão tradicional e eletrónica em atuações visceralmente únicas.

A celebração dos 20 anos da Lovers & Lollypops acontece no dia 13 de setembro, nas Piscinas Municipais de Barcelos, entre as 14:00 e as 20:00. O bilhete tem o custo de €20 e está disponível em dice.fm.

Sem comentários: