terça-feira, 19 de agosto de 2025

HELENA SARMENTO EM COIMBRA E PORTO















No início de setembro, Helena Sarmento apresenta Tanto Mar em Coimbra e no Porto, naqueles que serão os últimos concertos realizados em Portugal antes de a artista levar o projeto em tournée pela América do Sul.

O concerto de Coimbra terá lugar no dia 4 de setembro, às 19h00, no Largo do Poço (em frente ao Salão Brazil). No dia 5, será a vez do Porto, onde atuará no MIRA Galerias (Rua Miraflor, 155, Campanhã), pelas 21h30.

Gravado entre o Porto e o Rio de Janeiro, com a colaboração de 13 músicos, Tanto Mar foi lançado em julho de 2024, com conceção artística de Helena Sarmento.

O espetáculo, com argumento e direção de palco de Daniel Andrade, aprofunda as conexões culturais entre Portugal e Brasil, explorando as possibilidades que emergem das tradições musicais e poéticas que unem os dois países. Sob uma perspetiva contemporânea, clássicos do fado, do samba, do samba-canção e da seresta são ressignificados e interligados pela poesia camoniana, no ano em que se celebram os 500 anos do nascimento do poeta maior da língua portuguesa.

Entre outubro e dezembro de 2025, Helena Sarmento apresentará, com o apoio do IberMúsicas, a tournée de Tanto Mar em 11 salas da América do Sul, passando pelo Brasil (Rio de Janeiro, São Paulo, Fortaleza, Recife e João Pessoa), Argentina (Buenos Aires) e Uruguai (Montevidéu).

Em Coimbra e no Porto, Helena Sarmento será acompanhada por Lucas de Campos (violão e direção musical), João Martins (guitarra portuguesa) e Filipe Teixeira (contrabaixo). Os concertos contam com o apoio da Fundação GDA.
 
ELENA SARMENTO natural de Lamego e radicada no Porto desde 2004, é cantora e intérprete. O seu percurso criativo de pesquisa musical começou em 2003, conquistando, ao longo dos anos, espaço na cena nacional e internacional. Por forte influência familiar, o fado sempre fez parte da sua vida, pois era protagonista das tertúlias culturais organizadas pelo seu pai, o escritor Joaquim Sarmento. Outras referências, como a música popular portuguesa e a música brasileira, marcam também a sua trajetória. A sua personalidade e percurso artístico refletem essa diversidade de influências. Da sua discografia fazem parte 5 álbuns: Fado Azul (2011), Fado Dos Dias Assim (2013), Lonjura (2018, disco Antena 1) “Liberdade, liberdade!” (2022) e Tanto Mar (2024). Os seus dois primeiros discos foram editados internacionalmente pela editora francesa Sunset France. Ao longo da sua carreira, fez diversos concertos em Espanha, França, Alemanha, Polónia, Brasil e Argentina. Na última tour pelo Brasil, em Dezembro de 2023, iniciou as gravações de Tanto Mar, uma produção entre o Porto e o Rio de Janeiro que contou com a participação de 13 músicos e foi lançada a 23 de Julho de 2024, com o apoio da GDA e da Niepoort. Ainda em 2024, criou e apresentou um ciclo de 9 concertos comentados intitulado “Liberdade, liberdade! Espelho do que somos e do que queremos ser”, uma iniciativa apoiada pela DGARTES, para comemoração dos 50 anos do 25 de Abril. No último trimestre de 2025, apresentará, com o apoio da IberMúsicas, a tour de Tanto Mar em 11 salas da América do Sul, passando pelo Brasil, Argentina e Uruguai.

Mais informação:

http://www.facebook.com/helenasarmento
www.instagram.com/helena_sarmento/

helena sarmento - YouTube

Sem comentários: