quarta-feira, 1 de outubro de 2025

ALCABALA LANÇA NOVO SINGLE

 



















Alcabala lança novo single “Encarar o Vendaval” — tema integra a coletânea Novos Talentos Fnac 2025 e antecipa álbum produzido por Makoto Yagyu.

“Encarar o Vendaval” é o novo single de Alcabala, projeto a solo do músico lisboeta João Leal, e integra também a edição de 2025 da coletânea Novos Talentos Fnac. O tema antecipa o segundo álbum de longa duração do artista, “Dinossauro Azul”, com lançamento previsto para o início de 2026. A produção do disco ficou a cargo de Makoto Yagyu (PAUS, Riding Pânico, If Lucy Fell), gravado no HAUS estúdio e masterizado por Steve Kitch.

Com letra e música de João Leal, “Encarar o Vendaval” apresenta-se como um tema de fusão sonora e narrativa conceptual. É também a primeira aparição de uma personagem central — o Dinossauro Azul — que dá nome ao disco e conduz o ouvinte por uma história de alienação, busca de identidade e resistência. A canção reflete o percurso de alguém que, apesar do conformismo inicial, encontra forças para redefinir o seu caminho, enfrentando medos e dúvidas com um propósito renovado. “Será assim tão mau encarar o vendaval?”, ouve-se, entre a tensão da percussão e os ambientes melódicos que misturam eletrónica, rock progressivo e texturas orgânicas.

O single conta ainda com arranjos de João Leal e Makoto Yagyu, com participações de Iuri Oliveira (percussão), Ana Roque (baixo) e Daniel Constantino (teclados). O videoclipe, lançado em simultâneo com a canção, foi realizado pelo artista Daniele Arcuri e recorre à animação para dar corpo ao universo do Dinossauro Azul, numa viagem visual onírica, introspetiva e envolvente.

Alcabala é o nome artístico de João Leal, músico de 25 anos com uma linguagem autoral que cruza fragilidade e experimentação, melodia e ruído, canção e abstração. As suas composições nascem da guitarra e da voz, evoluindo por entre atmosferas imprevisíveis, onde o som revela tanto vulnerabilidade quanto inquietação. Ao vivo, apresenta-se em formato solo ou com banda, tendo passado por salas como Tokyo Lisboa, Cine-Incrível (Almada), Fábrica Braço de Prata e Casa do Comum. Alcabala estreou-se nas edições discográficas no ano passado, com o lançamento do álbum "A Viagem Atrás do Sol".

“Encarar o Vendaval” é o primeiro capítulo do universo de “Dinossauro Azul” — um álbum conceptual que aborda o desconforto do presente e a urgência de encontrar lugar e sentido num mundo em constante colapso.

Sem comentários: