quinta-feira, 2 de outubro de 2025

VEELAIN LANÇA NOVA MÚSICA















Veelain lança música carregada de emoção em nova compilação pela Monster Jinx.

Há nova música de Veelain para começar a aceitar a despedida do verão. Depois do primeiro álbum "A Portrait of a Real Villain", chegámos a ouvir o single "RÉVOLTE", várias participações em compilações – como nas ROXO da Monster Jinx, mas também na mais recente Unsound Sounds Of Porto Vol.1 da MiMi Records –, e ainda o mais experimental "AFTER A BUTTERFLY DIES", um EP em 3 actos que abriu a porta para novas sonoridades do artista.

Este percurso mostrou uma metamorfose muito própria de Veelain, membro da Monster Jinx desde 2021 que tem revelado várias facetas criativas muito próprias: díspares, ímpares e com uma identidade demarcada.

"Música para uma falsa tristeza" é o novo trabalho que agrega algumas das explorações sónicas mais recentes do produtor. A veia de beatmaker continua a pulsar, mas o que bombeia o sangue deste álbum são os sintetizadores, as texturas glaciares e as harmonias enevoadas. Este é um trabalho que percorre os campos do IDM, com o objetivo importantíssimo de vaguear sem um só rumo pelos sentimentos de solitude e da melancolia. Veelain aceita todas as suas contradições e escolhe deliberadamante fazer
música que é tão bucólica quanto é brutalista. Se Álvaro de Campos e Alberto Caeiro fossem um duo de eletrónica, se calhar fariam exatamente uma compilação assim. Se tudo isto continuar a parecer uma descrição etérea demais para música tão característica, podemos dizer que há ligações ao que de mais marcante terá a Warp lançado por via de Boards of Canada ou Mira Calix, mas também há vibrações (ou reverberações) de Oneohtrix Point Never e Actress.

Sem comentários: