"Nativo", do músico Tiago Manuel Soares, é um concerto pioneiro, totalmente dedicado aos instrumentos de percussão tradicionais portugueses. O espetáculo sobe ao palco do Laboratório das Artes Teatro da Vista Alegre, em Ílhavo, no próximo dia 13 de dezembro, às 21.30 horas.
Este concerto é uma consequência natural na carreira do músico após 20 anos de estudo, formação e percurso ligados à música de raíz. Tiago Manuel Soares defende que "a nossa herança imaterial é conduzida pela permanente regeneração e é essa transformação o motor para o futuro da autodescoberta". É desta premissa que parte um concerto a solo, com a percussão tradicional portuguesa a assumir uma importância rara nos palcos portugueses.
“Nativo” dá vida a novas estéticas, numa abordagem contemporânea que enaltece a diversidade do património musical português, vista pelos olhos de um artista que nunca se desligou das suas raízes. As composições musicais de Ângela da Ponte, Fernando Lapa e Filipe Fernandes ajudaram a criar uma linguagem contemporânea para instrumentos antigos e populares. Soares refere que "Nativo é o passado no presente, que ao mesmo tempo é futuro".
O concerto é, assim, uma ponte entre tempos e mundos, numa aliança entre percussão tradicional portuguesa e técnicas contemporâneas de composição, que incluem o recurso à eletrónica. Com uma componente estética e visual vanguardista, o espetáculo abre um ponto de vista único sobre a importância da revitalização e preservação de técnicas e saberes ligados à tradição musical lusitana. Deste projeto resultará a edição de um livro e documentário, com o apoio da DGArtes.
Os bilhetes para "Nativo" estão disponíveis em bol.pt.
INFORMAÇÕES SOBRE O ESPETÁCULO
13 de dezembro, 21:30h
Auditório do Laboratório das Artes Teatro da Vista Alegre, Ílhavo
produção: 23 Milhas
bilhetes e + info FICHA TÉCNICA
Criação e Performance: Tiago Manuel Soares
Compositores: Ângela da Ponte, Fernando Lapa e Filipe Fernandes
Cenografia e Figurino: Catarina Barros
Conceção de Figurino: Matilde Reigó e Conceição Medeiros
Visual: Adriana Romero
Produção de Vídeo: Manuel Maio e Andrew Burn
Fotografia: Estelle Valente e Paulo Pimenta
Desenho de Luz: Berto Pinheiro
Desenho de Som: Rui Ferreira
Apoio de Produção: Leandra Morais
Design: Pedro Soares e Ricardo Miranda
Coprodução: Município de Santo Tirso, 23 Milhas/Município de Ílhavo e Município de Idanha-a-Nova
Apoio: República Portuguesa - Cultura, Desporto e Juventude / Direção-Geral das Artes
Sem comentários:
Enviar um comentário