quarta-feira, 24 de junho de 2026

DEPOIS DO EP LIVRE, ALEX D’ALVA LANÇA HOJE NOVA EDIÇÃO INSTRUMENTAL E CONTINUA EM DIGRESSÃO NACIONAL





















Alex D'Alva, fotografado por Kate V.

EP LIVRE Instrumental já disponível em todas as plataformas
OUVIR AQUI

Depois do lançamento de LIVRE em fevereiro deste ano, Alex D’Alva continua a expandir o universo criativo daquele que marcou o seu regresso às edições em nome próprio. Numa temporada particularmente intensa de apresentações ao vivo e novos desdobramentos artísticos, o músico lança hoje, 24 de junho, o novo EP Instrumental de LIVRE, já disponível em todas as plataformas digitais, revisitando o universo sonoro do disco numa nova perspectiva focada exclusivamente na composição e produção musical.

Este novo lançamento surge como uma extensão natural do trabalho iniciado com LIVRE, permitindo agora explorar de forma mais profunda a arquitetura sonora do projeto e destacar uma dimensão essencial deste disco: a estreia de Alex D’Alva enquanto produtor musical do seu próprio trabalho autoral. LIVRE é também um trabalho de estúdio profundamente colaborativo, com participações de Choro, MALLINA, Sónia Trópicos, Ecstasya, Haydenmakesmusic, IAN (Ianina Khmelick), Máximo Francisco, Gisela Mabel, Tota, Rita Onofre e INÊS APENAS.

Em paralelo com este novo lançamento, Alex D’Alva continua em tour e tem previstos vários momentos que refletem a multiplicidade artística que tem vindo a definir esta nova fase da sua carreira.

No próximo sábado, dia 27 de junho, pelas 22h00, o Largo de São João, em Vila Viçosa, recebe o espetáculo “DJ Set Filarmónico”, uma proposta artística inédita que reúne Alex D’Alva Teixeira, o maestro Martim Sousa Tavares e a Sociedade Filarmónica União Calipolense.

A iniciativa cruza a energia da música eletrónica com a riqueza sonora da tradição filarmónica, promovendo um encontro entre linguagens musicais distintas e criando uma experiência singular para o público. O espetáculo resulta da colaboração entre artistas de diferentes áreas e explora novas formas de diálogo entre criação contemporânea e património musical local.

O evento integra o projeto “Sons do Mármore”, com curadoria da ZET Gallery, uma programação cultural que procura valorizar o território e a identidade da região através de propostas artísticas inovadoras. Com entrada livre, a noite termina com um DJ set de Alex D’Alva.

Já no dia 28 de junho, o artista estará na Albuquerque Foundation, em Sintra, para uma conversa com Grada Kilomba, integrada em torno dos temas da exposição O Fundo do Mundo, numa reflexão sobre memória, história, narrativa e possibilidades de imaginar o mundo de outras formas através da prática artística.

A agenda continua no fim de semana seguinte, com presença confirmada no Jardim de Verão da Gulbenkian, com curadoria musical de Dino D’Santiago. No dia 4 de julho, pelas 17h00, Alex D’Alva sobe ao palco do Grande Auditório Gulbenkian, com entrada livre, para um concerto especial que marca, pela primeira vez, a apresentação de LIVRE em formato banda.

Mas o verão não fica por aqui: os próximos meses trazem novas datas e continuam a afirmar LIVRE como um projeto em constante movimento, com mais concertos e dj sets já confirmados e alguns por anunciar por todo o país

SOBRE ALEX D´ALVA:

Alex D’Alva Teixeira (Luanda, 1990) é músico, compositor e DJ luso-brasileiro ligado à Moita do Ribatejo, onde deu os primeiros passos na música.

A projeção nacional chega em 2012 com o EP Não É Um Projecto (produzido por Ben Monteiro), ponto de partida dos D’ALVA. Com #batequebate (NOS Discos, 2014), a banda atua em diversos festivais como NOS Alive e Super Bock Super Rock e entra em forte rotação na Antena 3. Em 2018, Maus Êxitos estreia-se no n.º 1 do iTunes; o single «Verdade Sem Consequência» lidera o Top A3-30 durante nove semanas. Em 2022 funda, com Ricardo Martins, o duo Algumacena e, no final do ano, edita SOMOS, terceiro álbum dos D’ALVA, com participações de Isaura, Joana Espadinha, Primeira Dama, Ana Cláudia e Cláudia Pascoal.

Como autor, participa no Festival da Canção em 2019 («Inércia», Ana Cláudia) e regressa como convidado do programa da RTP em 2020, 2021 e 2024. Assina co-autoria de canções de artistas como Miguel Ângelo, Virgul e Ana Bacalhau.

Colabora com Grada Kilomba em Opera to a Black Venus (Museu Reina Sofía) e O Barco / The Boat (MAAT, Kunsthalle Baden-Baden, Somerset House/A-54, Instituto Inhotim).

No teatro, dirige a componente musical de Bravo, 2023! (Teatro Praga), integra Fazer Uma Canção e, em 2025, Audição.

Como DJ, passou por eventos e clubes de referência, do Ageas Cool Jazz e ModaLisboa ao Planeta Manas e Lux Frágil.

PLAYLIST COM TODOS OS VÍDEOS DO EP "LIVRE"

Sem comentários: