Numa altura em que a Rádio Universidade está a comemorar 20 anos, o mais antigo programa de música portuguesa, Santos da Casa (http://santosdacasa.blogspot.com), que vai para o ar todos os dias entre as 19h00 e as 20h00 em 107.9 fm ou em http://www.ruc.pt, organiza a sétima edição do seu festival. Em Abril e início de Maio, Coimbra vai ser invadida pela música portuguesa, com concertos, exposições e palestras.
Paralelamente ao festival, que tem início a 19 de Abril, decorre no TAGV uma exposição de memórias de música portuguesa.
Paralelamente ao festival, que tem início a 19 de Abril, decorre no TAGV uma exposição de memórias de música portuguesa.
Os concertos
Dia 1 de MaioFnac (Forum Coimbra)
22h00
U-Clic
Os U-Clic são uma das bandas mais promissoras e entusiasmantes bandas da novacena musical portuguesa. Com base em Tomar, são um projecto de rock electrónico de forte componente visual. Invulgarmente melódicos e ritmados, confundem ao princípio o espectador, pela bizarra utilização da forma e da cor. O balanço vem logo a seguir, sem perder a razão. Depois de um primeiro ep com edição limitada (já esgotado) e diversos concertos pelo país que ajudaram a materializar o conceito de reunião do orgânico, do analógico e do digital, u-clic preparam a edição do primeiro álbum“Console Pupils”. Produzido por Miguel Urbano, captado no “White Room” e misturado por Miguel Urbano e U-clic, “Console Pupils” conta com 11 temas onde o ruído, o punk e a electrónica sabem a pop. Sonic Youth e Kraftwerk mantêm-se como duas fronteiras onde uma infinidadede influências e sons são conjugadas para criar uma personalidade musical em constante mutação. Ao vivo, fatos brancos servem de tela. Projecções concebidas pelo atelier de design M104 e executadas por Gonçalo Figueiredo (sequências, vj,coros), ilustram nos corpos e na tela as palavras de Filipe Confraria (voze moog) e os sons de Luís Salgado (analógicos, guitarra, vocoder). Com a consola como protagonista e sem perder a noção do formato canção, a liberdade de experimentar é levada ao limite. Alguns temas de “Console Pupils” já rodam nas rádios mais atentas. Edição inícios de Maio...
Sem comentários:
Enviar um comentário