entrevista Ricardo Gordo
2 - Ricardo Gordo - Laguenésia
3 - Monday - Learn
Todos os dias às 19h, o mais antigo programa de rádio pela música portuguesa
está na RUC em 107.9FM ou em emissao.ruc.fm
material para audição/divulgação, donativos, reclamações e outros para:
Fausto Barros da Silva - Apartado 4053 - 3031-901 COIMBRA
A digressão de Luísa Sobral volta a arrancar já no próximo sábado, dia 3 de Julho, com um concerto na Aldeia Histórica de Sortelha. A 31 de Julho, Luísa subirá ao palco do Theatro Gil Vicente, em Barcelos, no dia que marca o 119 º aniversário do teatro. Dia 13 de Agosto, Luísa rumará até Vila Nova de Famalicão para um concerto integrado no programa Devesa Sunset. Estão ainda agendadas várias datas fora de Portugal, de destacar a presença no Festival de Jazz de Ferrol, na Galiza, no dia 30 de Julho. Mais concertos serão anunciados em breve.
30 de Junho, 18h30
RUZE | Salão Azul
Figura central da cena hip-hop coimbrã, Ruze, é um dos mais antigos MCs portugueses que continua em actividade. Com uma história que remonta a meados dos anos 90, o líder dos movimentos 239 ou SBT2, tem tido uma carreira assinalável. Estilo vincado que segue a escola de rap dos anos 90, com batidas directas, rimas acutilantes, atitude desafiadora e bem humorada, é isto que podemos esperar de Ruze, em disco e em cima do palco. Nessa mesma linha, para 2021 preparou mais uma edição, o álbum “Pressão”, a editar muito em breve.
Bilhete: Gratuito na entrega de um alimento
Os Peltzer de Rui Gaio e Cató Calado, têm o regresso ao palco agendado para dia 2 de Julho no Tomar Cultura Viva.
Depois do lançamento de "Devisable" o projecto encontra-se em fase de finalização do próximo longa duração, que deverá chegar aos ouvidos do público no início de 2022.
Algo capaz de ser resolvido, criado, inventado. É esse o significado da palavra Devisable que dá título ao álbum de estreia dos PELTZER, duo de música electrónica constituído por Rui Gaio e Cató Calado.
Depois do sucesso do lançamento do álbum “Requiem for Empathy” e a sua apresentação esgotada tanto em Lisboa como no Porto, Moullinex desvenda agora o vídeo de um dos temas mais escutados do álbum, guiado pela voz de GPU Panic. O videoclipe de “Inner Child” é captado por Daniel Soares, num enredo sénior e um regresso à juventude.
Moullinex não se ficou apenas pelo lançamento do álbum, e volta a surpreender com o lançamento do vídeo para “Inner Child”, um dos mais celebrados singles de “Requiem for Empathy”. É através da voz de GPU Panic que este tema tanto vive numa pista de dança como nos proporciona uma introspecção profunda ao ser ouvida nos auscultadores. É nesta dualidade que o vídeo de Daniel Soares se apoia, onde três personagens seniores revivem a sua juventude.
“Escrevi o guião para este videoclipe há um ano atrás, mas filmar com septuagenários e octogenários durante uma pandemia trouxe alguns desafios, e por isso adiamos até que as vacinas chegassem e pudéssemos ter a certeza de que beijar estranhos seria seguro novamente. O processo de seleção do elenco também foi demorado pois estávamos à procura de três atores bem específicos. Admiro a música de Moullinex e quando ouvi “Inner Child” as imagens para o vídeo surgiram automaticamente na minha cabeça. Defendo a ideia de que não se faz um filme, o filme já existe e nós só o temos de encontrar e refinar as ideias. Através do elenco, do reconhecimento, dos ensaios, descobri mais do que a história realmente poderia ser. Foi tudo um processo muito orgânico.” - conta Daniel Soares, fotógrafo e videógrafo português que cresceu na Alemanha e que vive atualmente em Nova Iorque. O seu trabalho é reconhecido pelos visuais cinematográficos fortes e narrativas honestas que capturam as nuances da vida real e a bela melancolia da humanidade. Já passou pelo International Center of Photography e já ganhou vários prémios internacionais como o “Young Guns”, em 2017 - prémio concedido pelo Art Directors Club de Nova Iorque em reconhecimento da “vanguarda dos profissionais criativos com menos de 30 anos”. A sua mais recente curta metragem “O QUE RESTA” tem data de estreia para o final de 2021.
Programação para Julho e Agosto
4 JUL | 19h00m | Ruído Vário
V. N. Famalicão, Vila de Joane | Anima-te, Parque da Devesa
8 AGO | 19h00m | Alberto Fernandes
V. N. Famalicão, Vila de Joane | Anima-te, Parque da Devesa
Um baixo. Pedais. E um manipulador.
Viagem por entre caminhos sónicos.
Som construído em camadas.
De um lado improvisações. Do outro, temas do disco do ano passado.
Ritmos hipnotizares, trazidos por um baixo que trata o rock por tu.
Fim de tarde, com som a acertar em cheio no copo.
Para já o terceiro concerto do Festival Santos da Casa 2020 em 2021.
Tudo graças à Bluehouse e ao Centro Cultural Penedo da Saudade.
Fiquem atentos, poderemos voltar ao ataque!
Texto & Fotos Nuno Ávila