sábado, 30 de abril de 2022

PROGRAMA DE 30/04/22

1 – Zurrapa – Estou-me a cagar (p’ra vocês)
2 – Bobby Trap – O bom, o mau e o filho da puta
3 – Medo – Devoção
4 – Tiago e os Tintos – Cidade
5 – Viralata – Duelo no ecrã
6 – Doutor Assério – Traz outra amiga também
7 – Batida – Bom bom (c/ Mayra Andrade)
8 – Selma Uamusse - Baila maria
9 – Red Giant – Nibiru
10 – Melquiades – Chasing dahaka
11 – Fugly – Sober
12 – Lazy Eye Society – Fly monkey fly
13 – It Was The Elf – Black caravan
14 – Miss Lava – The great divine
15 - Morbid Death – Over & over
16 - Bewaere The Wolf - Hunting grounds

sexta-feira, 29 de abril de 2022

PROGRAMA DE 29/04/22

1 - :Papercutz - Vales (com Bia Maria)
2 - You Can't Win, Charlie Brown - Magnólia
3 - Éme e Moxila - Relaxado
4 - Valter Lobo - Para T.
5 - O Marta - Mulher beirã
6 - Salto - Bem dormidos
7 - Dino D'Santiago - Voei de mim
8 - Selma Uamusse - Mati
9 - Batida feat Mayra Andrade - Bom bom
10 - No Future - Asa ni massa
11 - Linda Martini - Taxonomia
12 - Fugly - Music
13 - Jesus or a Gun - Bite
14 - Serge Fritz - Brava
15 - João Freitas - Beatrice

GONGORI EDITA ÁLBUM DE ESTREIA "VAZIO"


















Já está disponível o álbum de estreia de Gongori. VAZIO é o primeiro disco do artista multi-instrumentista, e é o portal de entrada para um universo artístico onde várias artes se conectam entre si.

Há muito que Gonçalo Alegre, músico multi-instrumentista, ambicionava fazer um projeto diferente, no qual ele próprio fosse todas as partes do todo, escrevendo, compondo, tocando e produzindo. Poder fazer tudo sozinho, numa necessidade urgente de se pôr à prova, é o argumento que faz emergir GONGORI (e o que se prevê que sustente o futuro) com liberdade para o imprevisto e para a mudança, sem regras, sem depender de outros e onde tudo é possível. Tal como o nome que dá a uma das músicas “Dream and Create”, que integra o álbum de estreia "VAZIO".

There is Nowhere e Tuniya foram os singles de avanço deste primeiro trabalho, e ao longo das 8 faixas, VAZIO traduz-se numa cornuópia de emoções, uma reflexão longa e profunda, somando parcelas da dicotomia entre os planos terreno e etéreo, vertendo-se em momentos na música, ora imersivos, ora de sublimação, numa vertigem que o músico controla com os instrumentos que parecem uma extensão do próprio corpo, ao criar rituais de encontros psicadélicos entre o pop rock, experimentação e eletrónica. Num regresso às origens e pegando em ideias e esquissos antigos, a maior parte do disco constrói-se a partir de linhas melódicas do baixo elétrico.

VAZIO enaltece o percurso que o músico tem vindo a desenvolver enquanto produtor e instrumentista, tornando óbvio, na audição do álbum, o seu interesse crescente pelos sintetizadores e eletrónica, que explora em cruzamentos com o contrabaixo, a guitarra elétrica, a bateria, as percussões e até a voz.

A vontade de lançar o disco VAZIO potenciou o processo criativo noutras direções, numa abordagem multidisciplinar, envolvendo o cinema, a música, a dança, a fotografia e as artes performativas. Além de um álbum, VAZIO também é, e com o mesmo nome, um filme (realizado por Gonçalo Alegre, com argumento de António Sanganha), e um documentário (realizado por Marco Alexandre e produzido por Gonçalo Alegre). A partir da música de GONGORI, foi também criada uma instalação artística - "See Clearly", com fotografia de Rafael Farias e dispositivo cénico de Diogo Mendes.

VAZIO representa o portal de entrada e as boas vindas para o universo multidimensional de GONGO

ESTEVES EDITA “O ALPINISTA”
















Depois da estreia a solo com o longa-duração “Esteves” (2019), o vocalista e letrista dos Trêsporcento mantêm-se fiel à folk hipnotizante e traz-nos hoje “O Alpinista”, repleto de canções simples, vestidas de arranjos ricos e delicados.

Ao segundo disco, Esteves contou com o precioso contributo dos músicos David Pires (Os Pontos Negros), David Santos (Golden Slumbers / Márcia), João Gil (Diabo na Cruz / You Can't Win, Charlie Brown), JP Mendes e Raquel Merrelho.

Gravado e misturado por Diego Salema Reis, "O Alpinista" foi masterizado por Maurício Gargel e é uma edição Azáfama, disponível a partir de hoje em todas as plataformas digitais, assim como em vinil, nas lojas FNAC e concertos. Este disco teve o apoio do Fundo Cultural da SPA e da República Portuguesa - Cultura.

A apresentação ao vivo de “O Alpinista” está marcada para 22 de Junho, no B.Leza, onde Esteves subirá a palco acompanhado por David Santos (Contrabaixo), João Gil (Piano), João Sousa (Bateria) e convidados surpresa. Os bilhetes encontram-se à venda nos locais habituais.

PRÓXIMOS CONCERTOS

22.06 - B.Leza Clube (Lisboa)
03.07 - Festival Inventa (Penafiel)

HMB COM PEDRO ABRUNHOSA

O Funk é uma linguagem emocional que nos arranca do lugar para uma dança que escondíamos dentro. Os HMB são volúpia, profundidade, e, sobretudo, muita dedicação à Musica. " Pedro Abrunhosa

Em 1994, quando saiu o álbum "Viagens", os HMB eram apenas miúdos e todos ouviam no carro dos pais os êxitos que puseram a nação a cantar. Cada um deles foi profundamente influênciado pela música que Pedro Abrunhosa fazia e que lhes serviu de portal de entrada para o Universo da música negra .

Agora em 2022 depois de uma carreira repleta de êxitos e sonhos conquistados, os HMB realizam mais um sonho e gravam “A Chapa Tá Quente” com o "Rei" Pedro Abrunhosa , um hino à autenticidade e à irreverência que nos remete para a época do mítico álbum Viagens .

A presença de Pedro Abrunhosa nesta faixa é como que um apadrinhamento e confirmação de que o funk está em boas mãos e que o seu legado continua vivo.

NOVO SINGLE DOS THE BEST YOUTH
















"Cool Kids" é o novo single dos Best Youth e, tal como "Rumba Nera", vai fazer parte do 3º álbum de originais que a banda vai editar depois do Verão.

"Cool Kids" é uma canção sobre memórias. É sobre achar que temos o mundo aos nossos pés, quando somos teenagers, e como essa sensação vai mudando ao longo do tempo. Foi escrita, no nosso estúdio, à guitarra (acústica), tal como as primeiras canções, quando começámos a fazer música juntos.

Cool Kids" foi composta no decorrer de 2021, precisamente quando os Best Youth celebravam 10 anos sobre a edição do tema que os revelou, “Hang Out”. Talvez por isso, além de um regresso a sonoridades mais acústicas, ainda que sempre assente na estética synth pop que caracteriza o grupo, esta nova canção tem na nostalgia o seu ponto-chave.

A "Cool Kids" é uma canção dedicada aos nossos amigos. É sobre nostalgia por uma altura em que éramos mais novos e passávamos o tempo a construir memórias conjuntas. Os encontros na bomba de gasolina, o desvendar da cidade, os amigos no banco de trás do carro, as férias de Verão. As nossas vidas são feitas desses momentos e cada vez se torna mais difícil arranjar tempo para eles. A canção acaba por ser um apelo a que peguem no telefone e liguem aos vossos amigos para que tudo volte a ser como dantes, mesmo que apenas por umas horas.

Misturada e masterizada nos estúdios Arda Recorders no Porto, o novo single de Catarina Salinas e Ed Rocha Gonçalves chega-nos também através de um videoclipe realizado por Bruno Ferreira para a Casper Films. Um road movie em formato de curta, captado em plano contínuo para película 16mm pela lente de uma Kodak 250D, que reforça o espírito de “Cool Kids”.
 

NOVO DISCO DE MISIA




















Animal Sentimental é um conceito multidisciplinar que percorre a vida e carreira de Mísia: um livro autobiográfico, um álbum que revisita a sua história e um espetáculo agendado para 27 de maio no Museu do Oriente que promove um aguardado reencontro com o público.

Animal Sentimental é o novo álbum de Mísia que é editado no dia 29 de abril, através da editora alemã Galileo. Mas este é um projeto multidisciplinar que conta, canta e realça o percurso da artista que revolucionou o Fado tradicional - ouvir Animal Sentimental AQUI.

Mísia não é apenas um dos mais preciosos tesouros do nosso panorama musical, é também uma das mais aventureiras e inovadoras artistas do Fado, uma voz que nunca esqueceu a tradição e que soube sempre integrar na sua obra os sinais que a vida lhe trouxe. Os sentimentos, essa inefável matéria que inspira poetas e artistas de tantas outras áreas, são tesouros que não pesam senão na alma. Mísia sabe bem disso.

Esta artista mulher, fadista sonhadora, cantora atriz, contadora de histórias suas e alheias, é a primeira a admitir que é um animal sentimental. Abre agora um novo capítulo de uma carreira que se estende por três décadas e que tem amplo reconhecimento internacional – Animal Sentimental.

Um álbum, também este guiado pela própria Mísia em parceria com Wolf-Dieter Karwatky, premiado produtor com 50 anos de carreira que tem trabalhado com alguns dos maiores nomes da música clássica, colecionando Grammys e somando projetos de sucesso carimbados pela Deutsche Grammophon.

Em Lisboa, Karwatky gravou com Mísia e uma série de experimentados músicos nos históricos estúdios Namouche, incluindo o pianista Ricardo Dias, que assumiu a direção musical e os arranjos. No projeto participaram ainda o pianista Fabrizio Romano, os guitarristas Bernardo Couto (guitarra portuguesa), Bruno Costa (guitarra de Coimbra), Bernardo Viana (viola de fado), Luís Ferreirinha (viola) e ainda o baixista Daniel Pinto. São eles que se escutam num cuidado alinhamento que cruza novos arranjos para temas a que Mísia já tinha dado voz no passado, mas também algumas surpresas: "Qué He Sacado Con Quererte” de Violeta Parra será uma delas, tal como “De Alguna Manera”, tema em castelhano com letra e música de Luis Eduardo Aute que Mísia já tinha interpretado, mas que aqui ganha nova vida. “Fico a Cismar”, um original de Rodrigo Leão, também cabe nessa entusiasmante categoria das surpresas que nos mantêm agarrados à voz de Mísia.

A cada uma das peças, Mísia entrega-se sem reservas, tomando cada canção um espelho que reflete esses tais sentimentos que a carregam e que ela mesmo carrega, denotando uma inteligência interpretativa singular, refinada por uma séria postura artística que sempre a diferenciou. Na capa, esse lado singular, captado pela pintora francesa Anne-Sophie Tschiegg, porque só uma artista consegue mostrar o rosto verdadeiro de outra artista.

De destacar as palavras, eleitas com o cuidado de quem procura nos poetas esses tradutores dos mais fundos sentimentos. Em Animal Sentimental, cantam-se Tiago Torres da Silva e Fernando Pessoa, Mário Cláudio e Natália Correia, Vasco Graça Moura e Lídia Jorge, gigantes das nossas letras, todos eles.

Um projeto que integra também um livro que será feito de episódios poéticos e momentos cómicos e sentimentais, de pequenas tragédias, de um caminho longo de vida que recua às memórias de infância e que, a partir de 1991, começou a ser fixado em discos de crescente sucesso e ambição artística. Por detrás deste livro está um processo de curadoria musical e é assim que nasce o álbum.

E, por fim, o espetáculo de 27 de maio no Museu do Oriente, em Lisboa. A oportunidade para um aguardado reencontro com o público numa proposta única de visitar o fascinante universo criativo de Mísia. Neste espetáculo, a artista reúne em cima do palco, as histórias e as canções mas também os sentimentos, emoções e experiência de uma mulher que viajou o mundo, cantando-o em português e reunindo memórias únicas, nunca antes partilhadas publicamente.

Afinal, o palco é o habitat natural de qualquer animal sentimental.

BÁRBARA TINOCO AO VIVO


Um ano após o concerto de apresentação do EP de colaborações, “Desalinhados”, no Casino Estoril, ao lado dos seus amigos e vozes convidadas do Extended Play, António Zambujo, Bárbara Bandeira, Carolina Deslandes, Carlão, Diana Martinez e Tyoz, a artista disponibiliza hoje o concerto ao vivo, na Íntegra, no seu YouTube oficial.

Com apenas dois anos de carreira, que já somam um EP e um álbum, no repertório, quatro concertos na Casa da Música e outros cinco espetáculos nos Coliseus, Bárbara Tinoco continua a somar vitórias e em 2022 apresenta-se, com uma longa digressão que passará em dois dos maiores festivais nacionais, Rock in Rio (19 de junho) e MEO Marés Vivas (16 de julho).

O próximo ano continuará a levar a artista em grandes voos e em março do próximo ano Bárbara Tinoco vai subir ao palco de duas das mais imponentes salas de espetáculos nacionais, com o segundo disco de originais e certamente muitos dos êxitos que a lançaram. A 11 de março de 2023 a artista atua no Campo Pequeno e dia 25 do mesmo mês sobe ao palco da Super Bock Arena.

Com um percurso irrepreensível, Bárbara Tinoco, conseguiu em tempo record chamar a atenção da indústria e da crítica. Até à data já arrecadou importantes prémios, entre eles um Globo de ouro (2021), na categoria “Melhor Intérprete” e um prémio Play “Artista Revelação” (2020), estando este ano nomeada novamente para estes últimos, na categoria "Melhor Artista Feminina". A artista foi ainda selecionada para a campanha mundial “EQUAL MUSIC”, como uma das mais empolgantes e influentes vozes femininas portuguesas, garantindo-lhe no passado em julho de 2021 a presença num dos maiores ecrãs digitais de Time Square.

De referir ainda a recente conquista de uma cadeira no programa de talentos The Voice Kids, onde a cantora e compositora se estreia como nova mentora ao lado de Carolina Deslandes, Carlão e Fernando Daniel.

30 abr.22 - Funchal - Clube Naval
06 mai. 22 - Guarda - Teatro Municipal
07 mai. 22 – Sines – Castelo
14 mai. 22 - Moita - Fórum Cultural José Manuel Figueiredo
05 jun 22 - Setúbal - Fest4Kids
09 jun. 22 — Torres Novas - a anunciar
10 jun. 22 — Vila Real - a anunciar
12 jun. 22 — Algarve - Evento privado
19 jun. 22 — Lisboa – Rock In Rio
1 jul – Aveiro – a anunciar
16 jul. 22 — VN Gaia - MEO Marés Vivas
30 jul. 22 — Açores — a anunciar
05 ago. 22 - Portimão - a anunciar
11 ago. 22 — Esposende - a anunciar
12 ago. 22 – Coimbra - a anunciar
13 ago. 22 — Pombal - a anunciar
16 ago. 22 — Barreiro - a anunciar
23 ago. 22 — Cascais — a anunciar
04 set. 22 — Beja — a anunciar
09 set. 22 — Funchal — a anunciar
16 set. 22 — Guimarães - Multiusos
17 set. 22 - Espinho - a anunciar
11 mar. 23 — Lisboa – Campo Pequeno
25 mar. 23 — Porto – Super Bock Arena


BLAYA ESTÁ DE REGRESSO















Blaya está de regresso. Já tínhamos saudades!

Mas valeu bem a pena a espera porque voltou para arrasar mais uma vez.

Depois do galardão de OURO conseguido com “Me Domina (feat Carlão)”, single lançado em Julho de 2020, houve lugar ainda à edição de “OK” em Abril de 2021 e de “Não Devo Nada” em Julho de 2021. Passado praticamente um ano a expectativa é seguramente enorme.

E este regresso não poderia ser melhor, com a edição de ‘Colchão’ – canção com quilos de energia, ao jeito único e inconfundível de Blaya, de novo no seu habitat natural, da dança, da festa, da alegria, que todos lhe conhecemos e adoramos. Tudo com um sabor intenso a Verão.

O tema foi produzido por Filipe Survival e tem letra de Blaya, Filipe Survival, Nico, Tyoz e Mc Zuka sendo a música composta por Filipe Survival.

O lançamento vem ainda acompanhado de um vídeo, realizado e editado por Ricardo Leite. Grafismos de Daniela Cruz. Coreografia de Sérgio Alegria e participação também das suas bailarinas, Carolina Sousa e Joana Periquito.

Caminhando a passos largos para a época quente, do Sol, saídos de uma pandemia que nos privou de festejar, de viver a música na sua plenitude, ‘Colchão’, incluído no EP “Jungle Disco” é o mote certo para um Verão em cheio.

Bem-vinda de volta, Blaya!

EVAYA COM NOVO SINGLE






















EVAYA é a produtora, compositora e cantora Beatriz Bronze.

A artista constrói composições sobre as leis da natureza - a intemporalidade e informidade do ser e os aspectos místicos das nossas emoções. A sua linguagem musical procura palavras em melodias pop combinadas com texturas e sintetizadores - servindo um ambiente de paisagens sonoras etéreas, em camadas suaves de efeitos e ritmos eletrónicos dançantes.

Em Outubro de 2020 lançou o seu primeiro EP INTENÇÃO e atualmente já conta com performances ao vivo em sítios como: Musicbox, Casa do Capitão, ZDB e festival ID NO LIMITS. Fez ainda parte da coletânea FNAC Novos Talentos 2021 com a canção "Doce Linguagem". As novas músicas estão a ser co-produzidas com Polivalente, e têm surgido muito a partir do que a artista e o músico aprenderam a tocar ao vivo o EP de estreia

DUQUE PROVÍNCIA EDITAM SINGLE DE AVANÇO DO ÁLBUM DE ESTREIA


 


















Com um disco prometido para o início do ano, é no single "Chuva" que os Duque Província fazem as honras. O primeiro álbum da jovem banda explora sonoridades "indie-pop-rock", com este primeiro single, que chega hoje a todas as plataformas digitais, a assumir-se como uma balada Pop. O tema faz-se acompanhar de um videoclipe já disponível no YouTube oficial do grupo.

Sem comprometer as linhas de guitarra e as letras audazes que tanto os caracterizam, é na "Chuva" que os Duque Província procuram atingir públicos maiores, após chamarem a atenção do público jovem com alguns temas lançados independentemente. A música, de cariz emocional e introspectivo, é um hino aos corações partidos e às vivências da juventude que tanto anseiam por cantar.

Vindos em parte de Cascais e Lisboa, é na escrita de canções originais que encontram um lugar no panorama musical português. Com uma abordagem fresca das sonoridades 'indie-pop-rock', os quatro jovens vão acumulando ouvintes que não poupam elogios à versatilidade e irreverência da jovem banda. Fundados no final de 2018, foi apenas no final de 2021 que começaram a gravar o seu primeiro disco que deverá sair em meados deste ano. Com já quatro músicas lançadas que fizeram de banda sonora para a juventude que os acompanha, é agora no primeiro álbum que procuram fundamentar o seu som e chegar aos ouvidos de todos os portugueses. A boa energia, facilidade de composição e amizade é o que une estes quatro músicos. O grupo apresenta-se hoje ao vivo às 20h30 no festival NOVA Música da Universidade Nova SBE, que decorre no The Navigator Park. A entrada é gratuita para a comunidade da NOVA, sendo possível adquirir bilhetes para o público em geral aqui.

GANSO ESTÃO DE VOLTA






















Os Ganso estão de volta. Depois de lançarem o seu último longa duração em 2019 e depois de uma bonita aventura com o Conjunto Cuca Monga, a banda regressa com dois singles que merecem ser ouvidos. "Gino (O Menino Bolha" e "Sorte a Minha" marcam também o arranque de uma mini tour, em Maio, que passará por Aveiro, Braga e Porto.

"Gino (O Menino Bolha)" e "Sorte a Minha" são duas canções irmãs, com o mesmo bpm, mesma atitude e mesmo preset de teclado. Diferentes de trabalhos anteriores, pelo seu groove dançante, em ambas as músicas o baixo tem o protagonismo que caracteriza a música de dança. As duas canções distinguem-se no departamento lírico, sendo "Gino" um conto distópico e "Sorte a Minha" um poema de amor. "Gino" conta a história de um rapaz que vive numa bolha ideológica e social cujas limitações são motivo de revolta. "Sorte a minha" é uma visita à bolha (menos sombria) emocional e íntima de uma relação amorosa.

Ambas as canções já estão disponíveis em todas as plataformas de streaming e podem ser ouvidas, aqui.

NOBLE AO VIVO














NOBLE irá estrear-se pela primeira vez, em nome próprio, numa das salas mais emblemáticas de Lisboa, o Teatro Tivoli BBVA, num espectáculo que promete ser inesquecível; onde não faltarão os seus maiores sucessos, os temas do seu mais recente álbum e que contará com a presença das vencedoras do desafio #RFMNobleDuetos. A data do concerto é o dia 25 de Junho e os bilhetes para assistir ao espectáculo já se encontram disponíveis nos locais habituais.

Dono de uma voz poderosa e inconfundível, em 2019, NOBLE arrebatou o público português, com o seu primeiro single, “Honey”. A canção atingiu o primeiro lugar da tabela dos temas mais tocados nas rádios nacionais e foi escolhida para o genérico de uma novela de enorme sucesso. “Honey” conta com mais de 3 milhões de visualizações no Youtube.

No final desse ano, apresentou-se na Casa da Música do Porto num concerto completamente esgotado e poucas semanas depois o álbum “Honey” atingiu o primeiro lugar do Top nacional de vendas.

Em Abril de 2021, deu a conhecer um novo single “Beautiful”, uma canção memorável que segue os passos de sucesso dos singles anteriores como um dos temas mais tocados nas rádios portuguesas e o videoclip desta música com quase 2.5 milhões de visualizações no Youtube.

Em Fevereiro deste ano, Noble lançou o tão aguardado segundo álbum de originais. “Secrets” nasceu de um desafio lançado pelo artista em conjunto com a rádio RFM, como uma forma de descobrir novas vozes e dar-lhes uma oportunidade de se lançarem no mundo da música pela mão de ambos. A este desafio juntou-se a vontade de criar um disco onde pudesse agradecer a todos os que de forma pessoal ou profissional o têm ajudado no seu percurso até ao momento.

“Secrets” conta com 10 temas originais, 5 deles em dueto com as vencedoras do #RFMNobleDuetos e alcançou o segundo lugar do Top nacional de vendas.

Noble é considerado uma grande promessa do música nacional. Ninguém vai ficar indiferente à sua voz e carisma, num espectáculo que será uma experiência única para vivenciar o talento do cantor.

O DIA UM DE JACINTO MANUPELA
























Jacinto Manupela é o Jacinto Lucas Pires mais musical. Claro que a música já lhe está nos livros, no teatro e, óbvio, nos saudosos Quais. Mas agora a música serve-se do dom da palavra que já lhe conhecemos para construir um disco que, estando para breve pelo selo da FlorCaveira, nos coloca entre a fala e a melodia. Os grandes começos (os “dias uns” deste single) começam numa resposta tentada que, subitamente, também pode ser um refrão cantado.

Dia Um
(Música e letra: Jacinto Lucas Pires)
Gravado por Martim Torres, misturado por Tiago Cavaco e masterizado por João Eleutério.

Jacinto Manupela toca violão e canta, o Martim Torres toca baixo e o Tiago Cavaco está com o piano e o orgão.

NOVO SINGLE DE GUI ALY

 




















Depois dos primeiros lançamentos terem sido um sucesso, Gui Aly traz-nos agora o último single antes do lançamento do seu álbum de estreia. Depois de Crush Me Down, Something More é o cartão de visita para o tão aguardado álbum que sairá no início de maio, onde vamos poder encontrar também o primeiro single do artista, "Away"

Nas palavras do artista, "Something More é mais uma das músicas que escrevi no meu quarto e retrata o momento em que saímos de uma relação e a outra pessoa está bem e nós ainda estamos a recuperar disso..."

Com produção de Miguel Ferrador e Hélio Morais, o novo single tem letra e música de Gui Aly, com selo da Sony Music Portugal. Something More já está disponível em todas as plataformas digitais.

NOVO SINGLE DE EVAN






















EVAN cantor e compositor português, lança hoje dia 29 de abril, o single de estreia Sem Ti, que marca o início do seu projeto musical como artista independente. Sem Ti, o seu primeiro single oficial, é um tema pop em português - um tema robusto, explosivo e introspectivo, escrito e composto por si, que transmite a melancolia e nostalgia presentes no universo criativo do artista.

O single, produzido por Nuno Roque, masterizado por André Castro, e editado pela Farol Música, irá estar disponível em todas as plataformas de streaming.

EVAN começou a tocar piano aos 13 anos, estudou Jazz no Hot Clube de Portugal, participou em programas de televisão de talentos e integrou num projeto musical em acústico. As suas músicas refletem os seus pensamentos e emoções, criando um ambiente musical meditativo, melancólico e nostálgico, ao mesmo tempo que o mistura com as suas influências rock, alternativa e eletrónica, resultando num som orgânico e eclético.
 

FLAY APRESENTA "TUDO PASSA"


 


















Este ano, o calor, o sol e as tardes longas vêm acompanhados de uma música refrescante e vivaz de Flya, “Tudo Passa”, que promete levantar-nos da cadeira para dançar em noites quentes.

Flya, nome artístico de André Grácio, entrega a sua criatividade aos ritmos e influências do hip hop, R&B, afroswing e dancehall para expressar experiências e emoções, como podemos ouvir neste primeiro original.

Sobre o tema, Flya conta-nos que fala das memórias de algo que o tempo levou. O caminho é em frente, mesmo quando a saudade nos puxa para trás e maneira como lidamos com um problema pode ser determinante para o nosso bem-estar. É uma música com alguma leveza, embora toque em assuntos profundos como a desilusão, o desgosto e a perda, que não se sobrepõem à ideia principal: tudo passa.

O vídeo foi realizado por Redot e tanto a música como a letra são da autoria de Flya. A produção ficou a cabo de SUAVEYOUKNOW.

"Tudo Passa" está disponível nas lojas e nas plataformas digitais

Spotify »
Apple Music »
Tidal »
Smartlink »

Segue Flya
Instagram.com/flya.97
Youtube.com/

CAPTAIN BOY APRESENTA O NOVO ÁLBUM “DOMINGOS LENTOS"






















CONCERTO DE APRESENTAÇÃO – 7 MAIO | CENTRO CULTURAL VILA FLOR, GUIMARÃES

O músico de Guimarães está de volta aos discos com o novo trabalho “Domingos Lentos” que vai ser apresentado ao vivo pela primeira vez no próximo dia 7 de Maio, no Centro Cultural Vila Flor, Guimarães.


Antes disso Captain Boy vai atuar no Festival Soundcity, em Liverpool, dia 1 de Maio. O convite surgiu após o músico ter sido selecionado em 2019 para o INES#talent 2020 depois de ter passado pelo WestwayLab nesse ano. O INES#talent, uma plataforma de showcases internacional, pretende dar espaço a novos talentos musicais e anualmente apresenta sugestões de vários artistas para os eventos dos seus parceiros. A atuação de Captain Boy no Soundcity conta com o apoio da Fundação GDA.

O Soundcity é um Festival que dá palco a novos talentos: já passaram por lá artistas que hoje são grandes nomes da música, como Ed Sheeran, Florence and the Machine, Stormzy, Years & Years, etc.

“Domingos Lentos” é o terceiro longa duração de Captain Boy. O novo álbum foi totalmente escrito em português, inspirado por autores como Bukowski e Hermann Hesse e fala sobre autodestruição, perda e descoberta. Ainda que seja um álbum introspetivo, o músico decidiu compô-lo a pensar na banda que o acompanha do vivo, para poder explorar de forma mais enérgica as suas canções.

O novo disco tem toques de psicadelismo, ritmos bem definidos e pianos obscuros que parecem ter sido tirados de um filme dos anos 60. Foi gravado num moinho em Torres Vedras, conta com a produção de Giliano Boucinha e Pedro Sousa Moreira e foi masterizado por Timothy Stollenwerk (Morphine, Kevin Morby, Chromatics).

A segunda amostra do novo disco, depois do primeiro single “Só Se Estraga Uma Casa”, é o tema que dá nome ao álbum, “Domingos Lentos”. É uma canção com dupla personalidade, em que a calmaria precede a tempestade, composta por guitarras deambulantes, batidas primitivas e tocada com a intensidade de quem quer limpar a alma a todo o custo.

O Puto Capitão está também de volta aos palcos com um espetáculo novo que se assume como um momento de mudança. Em palco vai estar acompanhado dos músicos Giliano Boucinha (guitarra, piano e teclado), Paulinho Harley (baixo), Maurício Medon (bateria) e Flávio Pereira (trompete).

O DISCO DE O MARTA



O novo single, "Mulher Beirã", dá-nos a conhecer aquela que “sai da luta a saber amar”. A vivacidade das vozes presentes desde o início até ao fim do tema, acompanhadas de um dançável e marcado carácter rítmico, revelam a quem ouve a figura feminina resiliente, lutadora e carinhosa que inspira O Marta a trazer a sua singularidade peculiar para além-fronteiras da região beirã.



O seu primeiro single, lançado em 2021, “Quando o corpo não te convém”, consiste num tema que grita tanto a voz do folclore beirão, como a voz do povo português, abordando também assuntos atuais e, no fundo, intemporais, como a aceitação do nosso corpo. Nas suas músicas somos arrastados para um mar de sonoridades distintas, desde a flauta ao trompete, às harmonias vocais, aos sons das guitarras que nos levam para o indie e às viscerais percussões tradicionais.

Guilherme Marta, começou o seu estudo musical em 2008 quando ingressou no conservatório de música de Viseu, onde aprendeu piano. Mais tarde, num ato de rebeldia, começou a tocar guitarra, inspirado pelos CD’s que encontrava no sótão do seu pai. Já aos 14 anos fundou a sua primeira banda de covers, que percorriam deferentes estilos de música. Mais tarde, ganhando o interesse pela composição, começou a compor as suas próprias músicas e criou a sua primeira banda de originais intitulada de Blazerdog, que iniciaram uma tour em 2015, atuando em vários venues da zona da beira alta e baixa. Gravaram ainda um single antes do seu término em 2016. No mesmo ano, Guilherme iniciou os seus estudos na Universidade de Aveiro, onde tirou a licenciatura no curso de Engenharia Eletrónica e Telecomunicações. Em paralelo, começou a descobrir o mundo da produção que o levou durante estes anos a formar, em conjunto com Leonardo Patrício, o duo chamado Bang Avenue, ligado a uma vertente mais eletrónica e progressiva, lançando em 2019 um EP e mais 4 singles.

Em 2020, aos 22 anos, Guilherme Marta decide virar-se para a exploração do seu “Eu”, começando pelas terras da sua infância, onde descobriu as vozes polifónicas da beira alta. Criando um forte laço de inspiração com a música tradicional da sua região, formou, assim, o seu novo projeto, em setembro de 2021, intitulado

O Marta.

"E o que dizer dessa promessa cintilante que é O Marta? Talvez que, para além de parecer já estar a encontrar um lugar seu algures no continuum passado/presente/futuro da música portuguesa, estudou na Universidade de Aveiro... Pois, há-que reivindicá-lo também!"

Jorge Cruz - Fundador e vocalista da banda Diabo na Cruz

Próximo Concerto
2 Junho 2022
Gretua
Aveiro

ANDRÉ DE BRITO NAS PLATAFORMAS DIGITAIS






















"I Want You"
é o novo single de André de Brito, inspirado no pop e funk dos anos 70 e 80, com influências modernas musicais.

Composto e produzido pelo artista, ‘I Want You’ fala sobre a sedução e desejo no início de uma nova relação.

Já disponível exclusivamente nas plataformas digitais de música.

quinta-feira, 28 de abril de 2022

PROGRAMA DE 28/04/22

1 - Xinobi - Mujer feat Meta
2 - Pongo - Hey linda
3 - xtinto, Pikika, feat. Fumaxa & MIGZ - Com um brilhozinho nos olhos
4 - Mão Morta + Pedro Sousa - Com as próprias tripas
5 - São Roque - Voltas e vens
6 - Nuno Guerreiro - Ir em cantigas
7 - A Garota Não - Dilúvio
8 - Batida feat Mayra Andrade - Bom bom
9 - Selma Uamusse - Mozambique
10 - Gongori - Tuniya
11 - himalion - On the morrow
12 - Miramar + JP Simões - Thelma
13 - Belle Chase Hotel - Keith moon
14 - Eigreen - Dreamland


A CORAGEM SINA E REFLECT

É o single de avanço do seu primeiro projeto e a sua estreia como artista da Kimahera.

Apaixonado pelas rimas desde criança, Francisco fez da música a casa que protegeu os seus sonhos.

Do Barreiro para Portimão, fez do caderno a sua bola e driblou as linhas com mestria, encontrando refúgio entre instrumentais.

Foi no seu silêncio que articulou as primeiras palavras ritmadas e foi com elas na bagagem que pisou os primeiros palcos a sul do país.

Com apenas 17 anos lançou o seu primeiro single e desde 2016 que tem vindo a construir o seu próprio caminho como SINA.

A sua escrita é genuína e profunda. A sua entrega é total.

As histórias que narra são um pedaço íntimo de si, embrulhado em rimas e beats cuidadosamente escolhidos para integrar a sua banda sonora original.

Deixar uma marca inegável a cada novo projeto é o que dá sentido a cada batida, num sincronismo perfeito entre vida e música.


A estreia vai acontecer às 21h30 do dia 28 de abril de 2022, com lançamento nas plataformas digitais sexta-feira 29 de abril às 00h00. Fica o convite para a antestreia exclusiva:

AQGENDA DE LUIZ CARACOL

FESTIVAL SANTOS DA CASA 2022

 




















O programa Santos da Casa celebra, em 2022, 30 anos de divulgação da música portuguesa nos 107.9 FM da Rádio Universidade de Coimbra (RUC) ou em ruc.pt. E é também desde 1999 que em cada ano nos chega mais uma edição do Festival Santos da Casa.

A partir de 1 de abril, a iniciativa propõe trazer à cidade (e não só) artistas que já tiveram trabalhos divulgados no programa, com preferência por bandas que estejam a lançar algum material novo e bandas que nunca tocaram em Coimbra. Para além dos concertos pelo festival passam também conversas, mostra de documentários, dj sets.

Com um programa variado, com diferentes estilos musicais, o festival espalha-se por diversos espaços. A premissa é ter locais novos em cada edição para poder divulgar a música portuguesa e fazer com que as pessoas saiam de casa para descobri-la.

1 de abril, sexta | 22h | Dj Set | Nuno Ávila | Pinga Amor

2 de abril, sábado | 16h | Dj Set e Conversa | Fausto da Silva | Lúcia-Lima (Cadima-Cantanhede)

6 de abril, quarta | 19h | Conversas e Canções | Valter Lobo | Corredor da RUC

8 de Abril, sexta | 22h | Concerto | Vítor Torpedo and The Pop Kids | Salão Brazil
(parceria com Salão Brazil)

10 de Abril, domingo | 18h | Concerto | Bandua | Salão Brazil
(parceria com Salão Brazil)

19 de Abril, terça | 19h30 | Concerto | Meta com Constança Ochoa | Café Curto | Café Concerto Convento São Francisco
Emissão Especial Santos da Casa a partir do local 19h-21h
(parceria com Blue House)

21 de Abril, quinta | 21h30 | Documentário | ‘Já Estou Farto!’ de Paulo Antunes | Casa do Cinema de Coimbra
(parceria Caminhos do Cinema Português)

23 de Abril, sábado | 19h | Concerto | The Black Archer | Corredor da RUC

28 de Abril, quinta | 19h| concerto | Helena Silva | Casa das Artes Bissaya Barreto

28 de Abril, quinta | 21h30 | Documentário | ‘Portugal Desde a Raiz’ de Nico Guedes | Casa do Cinema de Coimbra
(parceria Caminhos do Cinema Português)

29 de Abril, sexta | 18h | Concerto | himalion | Centro Cultural Penedo da Saudade
(parceria Centro Cultural Penedo da Saudade)

FESTIVAL SANTOS DA CASA - 3ª SEMANA



 











Dia 28  de abril
Helena Silva
19 h00
Casa das Artes Bissaya Barreto
Entrada livre

Helena Silva serve-se apenas do violino e de uma loopstation para desenvolver temas que transitam entre o minimalismo contemporâneo e a experimentação acústica. Com uma história única em Portugal, Helena não é estranha a algumas das principais salas de espetáculo do país. Já acompanhou Antony and the Johnsons no litúrgico espetáculo que deram no NOS Primavera Sound 2015, e nos últimos anos, para além de ter feito parte dos Indignu, colaborou também, em disco e ao vivo, com Grutera e Gobi Bear. Desta vez, chega-nos através do Festival Santos da Casa, mas é também com ela que abrimos as portas à Música na Garagem da Casa das Artes













Dia 28 de abril
Portugal Desde a Raiz - Documentário de Nico Guedes
21h30
Casa do Cinema de Coimbra


Trata-se de uma viagem artística e literal, pelo país continental, retratando-o através da música.

O documentário retrata o processo do músico e director artístico Budda Guedes que visitou cada um dos 8 artistas à sua região, para compor e gravar uma música em conjunto em cada uma das regiões convidadas.

Num período de 3 dias, cada artista convidado trabalhou em parceria com Budda Guedes e, juntos, compuseram uma música que reflete a região e o género musical que cada artista representa (Fado, Cante Alentejano, Canto Polífónico, Desgarrada, Percussão, Corridinho do Algarve, Música Mirandesa).

Galandum Galundaina, Augusto Canário, Pedro Mestre, Marenostrum, Mia Moura, Bombos com Alma, Daniel Cristo, Mulheres do Minho são os convidados deste ambicioso projecto que retrata a cultura portuguesa através da sua música.













Dia 29 de abril
Himalion
18h00
Centro Cultural Penedo da Saudade
Entrada livre (necessidade de reserva)

No dia 29 de abril, às 18h00, apresentamos «himalion», um concerto integrado no Festival Santos da Casa 2022.

Uma coorganização com a RUC [Rádio Universidade de Coimbra].

himalion

«A mais recente entidade artística de Diogo Sarabando dedicada às explorações pelo indie-folk, apresenta em formato solo, um conjunto de canções da obra de estreia EGRESS (2020) e do seu primeiro LP entitulado BLOOMING (2021).

Gravado entre o puppy garden studios - o seu estúdio que é também a casa onde cresceu - e a Casa da Música em Ílhavo, BLOOMING retrata temas ligados ao processo de crescimento, sempre com um pé na natureza, e um aceno ao escapismo e autodidatismo inerente à Naïve art.

Este formato evidencia versões mais despidas e intimistas na génese do reportório de himalion - em contraste com os arranjos mais expansivos dos discos - mas mantendo sempre a mesma intenção emocional e artística.»

Reserva de lugar para cultura@ipc.pt

OS TREVO LANÇAM "EU FALO ALTO", PRIMEIRO SINGLE DE AVANÇO DO SEGUNDO ÁLBUM
















Os Trevo, trio composto por Gonçalo Bilé, Ricardo Pires e Ivo Palitos acabam de lançar no YouTube o tema "Eu Falo Alto", o primeiro single de avanço do novo álbum de originais a sair ainda em 2022. O videoclipe do novo single já está disponível no YouTube e no dia seguinte chega a todas as plataformas digitais.

Os Trevo continuam a fazer música com mensagens positivas e este novo single é prova disso. Nas palavras de Gonçalo Bilé, vocalista dos Trevo, "Não é quem fala mais alto que possui a razão. Mais do que falar é preciso fazer acontecer! E porque rir é o melhor remédio, em jeito de sátira, a história conta-nos que o olhar de outro alguém, nos faz ver mais além, e crescer. Um tema que, acima de tudo, fala das fraquezas e riquezas, enquanto humanos."

Depois de lançarem o primeiro álbum em 2016, que mereceu destaque nas rádios nacionais e produções televisivas com os temas “Face meu, face meu (quantos likes tens)” ou “Dama de Carmim”, os Trevo fizeram-se à estrada, pisaram palcos de Norte a Sul de Portugal e de importantes Festivais nacionais, como O Sol da Caparica, Sumol Summer Fest, Caparica Surf Fest, entre outros. Em 2020, o Gonçalo Bilé, é semifinalista do The Voice Portugal, conquista o júri mas mais importante, novos fãs. É neste contexto que os Trevo decidem agora lançar um novo disco, com o primeiro single de avanço ”Eu Falo Alto”.

Neste disco, o trio juntou-se ao pianista Paulo Borges, que assume a co-produção com a banda nos estúdios da LastStep, onde Filipe Trigo captou e Francisco Grilo misturou, com a masterizacão a cargo de Rui Dias no estúdio MisterMaster.

JÜRA LANÇA NOVA MÚSICA "ALUZÉTUDO"






















"Há sempre momentos em que nos questionamos se é mais forte o que nos une ou o que nos separa. Em que precisamos de nos ter. Ser. Um. Sem o outro.

Por muito escuro que tudo isto nos pareça. Agora.

Nós fomos. Somos. Luz. Um no outro. Um para o outro. E a luz é. E vai ser sempre. Tudo. Para mim."

Jüra

Jüra continua a desvendar semanalmente música nova, e a dar forma ao EP de estreia "Jüradamor" a ser editado a 20 de maio. Desta vez a faixa revelada é a "luzétudo" e está já disponível no YouTube, e no dia seguinte é disponibilizada em todas as restantes plataformas digitais.

Em janeiro, a jovem artista e compositora, natural de Alcobaça, editou o tema “diz-me”, primeiro single de avanço do EP "Jüradamor", a que se juntou a faixa "porquê?" e agora o tema "aluzétudo". E assim vai continuar todas as semanas, a cada quinta-feira, a estrear uma nova música do EP no YouTube e a cada sexta-feira nas restantes plataformas digitais.

Jüra foi recentemente confirmada no Festival Authentica, em Braga, continua a mostrar o universo que tem vindo a criar, onde vive a arte, da expressão corporal à música, da Pop ao R&B, passando pelo Hip Hop. Jüra encontra na música a tradução da emoção, da dor e do amor que sente. É Jüra a jurar amor. A cantar o amor e a dor, do amor.

Depois de lançar dois temas, “És o Amor” e “somozumnãodois”, que mereceram destaque nas rádios nacionais e plataformas digitais, com mais de meio milhão de streams, Jüra voltou para estúdio. A artista juntou-se ao produtor DØR (Miguel Ferrador), e desde o final de 2021 que tem vindo a trabalhar naquele que será o aguardado primeiro trabalho de originais de estúdio, composto por seis temas que segundo a própria é "uma viagem do que foi, e é, sentir na minha pele".

O EP de estreia vai ser apresentado ao vivo um dia antes do seu lançamento, 19 de maio, com um concerto em Lisboa, no Estúdio Time Out. Os bilhetes estão disponíveis na Ticketline.

AGENDA DE CONCERTOS

LISBOA, ESTÚDIO TIME OUT — 19 MAIO
BRAGA, FESTIVAL AUTHENTICA — 09 DEZEMBRO

GOLDEN SLUMBERS DE VOLTA AOS PALCOS



"I Love You, Crystal" assinala o regresso aguardado de Golden Slumbers às edições discográficas e também aos palcos.

Cat e Margarida Falcão são irmãs, cantam desde sempre e juntas formam este duo indie folk que despontou em 2016 com o álbum “The New Messiah”, muito bem recebido pela imprensa e pelo público e passaporte para actuações de norte a sul e em diversos festivais.

Depois de um hiato temporal no qual se dedicaram aos projectos artísticos individuais - Monday e Vaarwell - o duo está de regresso com o disco “I Love You, Crystal”, fruto de quatro anos de redescoberta de identidade sonora, com o talento, arranjos, produção e mistura de Miguel Nicolau (Memória de Peixe, Bloom).

Lançado a 25 de Março, este segundo álbum de Golden Slumbers surpreende numa narrativa que canta, com as harmonias angelicais que já conhecemos, o amor, as dinâmicas de família e as vicissitudes de ser mulher.

Concertos de Apresentação

"I Love You, Crystal" será apresentado ao vivo, pela primeira vez, no B.Leza Clube em Lisboa, no dia 18 de Maio às 22h00. Em palco, com Cat e Margarida Falcão, estarão: David Santos (baixo), Luar (teclas e guitarras) e Diogo Sousa (bateria). Bilhetes à venda aqui.

A Tour de apresentação do disco irá passar depois por Braga a 4 de Junho (Parque de Merendas de Vilaça) e pelo Festival Super Bock Super Rock a 16 de Julho, entre outros concertos que serão anunciados brevemente.

Depois de revelarem, em avanço, os três singles “I Love You, Crystal”, “South America” e “Woman”, que tiveram um excelente acolhimento por parte do público e das rádios de norte a sul do país, as Golden Slumbers apresentam o video para o tema “Man of the Hour”.

“É uma canção indie folk-pop leve e orelhuda, com influências de produção de Fleetwood Mac e The Staves. Celebra o ser direto, desavergonhado e honesto quando se gosta de alguém”, refere o duo.

O vídeo foi captado pelo Tomás Monteiro durante as gravações do disco nos estúdios Bela-Flor e editado por Filipa Simão.

“Foram duas semanas muito felizes a gravar as canções do disco com uma equipa maravilhosa - Miguel Nicolau, Nuno Monteiro, Daniel Silva e Alexandre Bandola - e ainda com direito à participação da nossa irmã Marta e da Mané AP nos coros de duas canções.”

GUI ALY LANÇA NOVO SINGLE AMANHÃ

 












Dia 29 de abril, amanhã, vamos ter novo single do Gui Aly, "Something More", vem anteceder o álbum de estreia do artista que sai dia 13 de maio.

Something More é o cartão de visita para o tão aguardado álbum que sairá no início de maio, onde vamos poder encontrar o primeiro single do artista "Away" e ainda "Crush Me Down", canções já conhecidas do público.

Com produção de Miguel Ferrador e Hélio Morais, o novo single tem letra e música de Gui Aly, e selo da Sony Music Portugal.


JACINTA GANHA PRÉMIO INTERNACIONAL DE MÚSICA PORTUGUESA



 









Destacou-se na escolha do público com a música “A Formiga no Carreiro” que interpretou em projeto desenvolvido durante a pandemia.

Este prémio que distingue músicos portugueses ou lusodescendentes mereceu gala no Providence Performing Arts Center, nos Estados Unidos, no passado dia 23 de abril de 2022.

Jacinta desenvolveu o projeto “Luna Bar” com o músico Antonio Bastos e associou uma componente solidária uma vez que apoiou a causa de apoio aos profissionais, técnicos, e artistas da cultura, espetáculos e evento,s sem rendimentos durante a pandemia.

“Imensa gratidão a quem se deu ao trabalho de votar! Bem hajam! Gratidão maior à minha manager Maria Joana Pereira, que resolveu que este projeto tinha de ser feito com um propósito específico - de apoio à União Audiovisual e aos técnicos dos espetáculos que ficaram sem fonte de rendimento durante o primeiro ano de pandemia. Gratidão imensa a quem voluntariamente se quis envolver e participar diretamente na causa, cantando: Paulo de Carvalho, Inês Castel-Branco, Mónica Ferraz e Joana Gil. Gratidão enorme a quem meteu as mãos na concretização da música Antonio Bastos como criador dos arranjos, Paulo Bastos na sua guitarra portuguesa e Joana pereira, como criadora, autora e promotora do projeto. Mais feliz ainda por ter sido com uma canção do Zeca Afonso, O incontornável da música Portuguesa. Bem hajam todos! Foi a primeira vez em 30 anos que ganhei um prémio por escolha do público e não de um júri - tem por isso uma importância enorme para mim. Este prémio é de todos nós!”, disse a cantora da Gafanha da Nazaré no rescaldo da cerimónia.

A canção reconhecida pelo público está integrada no álbum “Luna Bar” que foi pilar da campanha de crowdfunding e que foi desenvolvido à distância em plena pandemia.

CARLOS LEItÂO APRESENTA NOVO SINGLE E VÍDEO, "O BILTRE" E ANUNCIA TOUR EUROPEIA



"O BILTRE"
Dueto com Paulo de Carvalho
Letra e música: Carlos Leitão

O biltre...Todos conhecemos um. É um tema satírico, jocoso, descritivo do pior que o ser humano consegue ser.

No fado, num escritório, em qualquer local por onde todos já passámos e na vida em geral.

Carlos Leitão usa o humor para descrever a sabujice e o chico-espertismo que conseguem, demasiadas vezes, sobrepor-se ao mérito que se exigiria para levar certas pessoas até ao topo.

FICHA TÉCNICA
Músicos:
Viola - Luis Pontes
Guitarra Portuguesa - Henrique Leitão e Bruno Chaveiro
Baixo: Carlos Menezes

Realização e edição: João Azevo
Produção executiva: VS Management
Áudio : Estúdio Pé de Vento
Agradecimento: Força de Produção - Teatro Maria Matos

TOUR EUROPEIA

18 MAIO - GRAZ - Orpheum (Austria)
19 MAIO - FELDKIRCHEN, Amthof (Austria)
20 MAIO - ST. JOHANN i.T. – Alte Gerberei (Austria)
21 MAIO - INNSBRUCK – Treibhaus (Austria)
22 MAIO - RORBAS (CH) – Cafe Rorboz (Suíça)
24 MAIO - SALZBURG – OVAL (Austria)
25 MAIO - RAVENSBURG (D) - Zehntscheuer (Alemanha)
28 MAIO - STAINACH – CCW (Austria)
29 MAIO - LANDSHUT (D) – Salzstadel (Alemanha)
30 MAIO - WIEN - Metropol (Áustria)
31 MAIO - ST.PÖLTEN – Cinema Paradiso (Austria)
1 JUNHO - BADEN – Cinema Paradiso (Austria)


Carlos Leitão - voz e viola
Henrique Leitão - guitarra portuguesa
Carlos Menezes - baixo
Sofia Ramos - fadista convidada

JASMIM NO B.LEZA






















A celebrar um ano da edição do disco "Acordado ou a Sonhar", Jasmim prepara-se para um concerto especial no clube B.Leza no dia 05 de Maio. Os bilhetes já se encontram disponíveis.

O espectáculo será ao final da tarde, com o Tejo crepuscular à espreita e com os convidados Ricardo Ribeiro no clarinete e Catarina Falcão e Mané nos coros. Para além dos músicos que habitualmente acompanham Jasmim ao vivo: Bia Diniz no baixo e vozes, Miguel Vilhena na guitarra e sintetizador e Humberto Dias na bateria.

A primeira parte será um duo de sitar e tabla interpretado por Marc Planells, músico multi-instrumentista especializado em música Hindustâni.

A RUA DAS PRETAS DIA 8 DE MAIO CELEBRA O ENCONTRO DE MOACYR LUZ, PIERRE ADERNE E PEDRO LUÍS NO COLISEU DOS RECREIOS






















A Rua Das Pretas dia 8 de maio celebra o encontro de Moacyr Luz, Pierre Aderne e Pedro Luís no Coliseu Dos Recreios. Uma noite em que Pierre Aderne e Moacyr Luz desvendam músicas do álbum de inéditos que estão a gravar juntos entre o Rio De Janeiro e Lisboa e encontram o conterrâneo Pedro Luís, para juntos aos residentes da Rua Das Pretas, se sentarem numa mesa, transformada em roda de sambas, fados e mornas, instalada no palco do Coliseu.

O espetáculo será o penúltimo episódio da série, que está a ser filmada com estreia na RTP1 em finais de Maio.

Depoimentos de Pierre Aderne, Moacyr Luz e Pedro Luís sobre este encontro em Lisboa no Coliseu. Os três juntos são responsáveis por uma infinidade de canções, que já fazem parte do inconsciente coletivo lusófono, gravadas por nomes maiores da música de Brasil, Portugal e Cabo Verde.

“O mestre Ian Guest — Arranjador, pianista e maior autoridade no ensino de harmonia da música do Brasil — que deixou-nos esta semana, dizia : A criança sabe, porque não sabe que não sabe...
Minha relação com Moacyr Luz e Pedro Luís, transcende a música, é intrínseca. Quando penso em fazer música com eles, faço música sem pensar, por pura intuição, como fazem as crianças sem saber.
Compor com meu parceiro Moa, faz-me lembrar a leveza das pipas que eu soltava, quando moleque do alto de uma laje no morro do dendê na Ilha do Governador.

Pedro Luís e eu certamente estivemos na mesma escolinha de arte quando éramos miúdos. Somos três meninos nascidos na baía de música da Guanabara, que ao longo dos últimos 20 anos, viramos filhos de criação do Tejo e das sete Colinas. Espero que Santo António traga as alianças ao Coliseu, para celebrarmos esta bonita história de amor chamada Lisbofonia. “

Pierre Aderne

“Meu sobrenome Luz vem do meu bisavô português Manoel. Estar em Lisboa me traz uma sensação de andar dentro de mim, reconhecendo a ladeira que tem sido a minha vida…

A surpresa, vindo na maré do Tejo, inventou um cais para eu poder encontrar meu parceiro Pierre Aderne, brasileiro de Copacabana, mas com as costas cravejadas de amêijoas da terrinha. A conversa se estendeu pelo Atlântico, os radares em sintonia perfeita, que eu trato como predestinação. Compusemos dez músicas durante a primavera lusitana, trocamos mil dúvidas até florescer nesse show com a Rua Das Pretas no Coliseu de Lisboa. O passado aos pés do futuro."

Moacyr Luz

“Lisboa e rua, uma dupla que beira a perfeição; visto que andar por essa cidade — que é uma segunda casa para mim — é prefácio fundamental tão logo e sempre que nela ponho meus pés. Se essa Rua é das Pretas e no Coliseu dos Recreios, aí já não beira: é de facto a Perfeição, assim maiúscula. Lisbo-luso-brasofonia, em tão boa companhia, é o topo da cadeia dos desejos de voltar à estrada além-mar. Pierre, Moacyr e toda a turma da Rua Das Pretas, que fará as melodias saírem a dançar é privilégio em alta.

E viva a malta!“

Pedro Luís 

BIOGRAFIA

Moacyr Luz é um dos maiores nomes do samba contemporâneo, criador do clássico Samba Do Trabalhador, parceiro de Aldir Blanc, gravado por grandes artistas da música brasileira como : Zeca Pagodinho, Beth Carvalho, Maria Bethânia, Martinho da vila, Fafá de Belém, além de ser o autor do samba enredo da mangueira de 2022, gravado recentemente em dueto com Chico Buarque .

Pedro Luís, é fundador do Monobloco — o maior bloco de rua do Carnaval do Rio, considerado um dos artistas mais importantes da música carioca, igualmente gravado por artistas como Ney Matogrosso, Elza Soares,Adriana Calcanhoto, Maria Rita, António Zambujo, Mart’nalia, Fernanda Abreu, Roberta Sá entre outros.

Pierre Aderne, fundador da Rua Das Pretas, que vem há 12 anos promovendo a aproximação e fusão da música brasileira com a música portuguesa e da África lusófona . Fez duetos e compôs para artistas como: Seu Jorge, António Zambujo, Tito Paris, Jorge Palma, Sara Tavares, Cuca Roseta, Gisela João, Flavio Venturini, Wagner Tiso, entre tantos outros .

FESTA 4 KIDS


 



















O Estádio do Bonfim, em Setúbal, recebe o maior festival infantojuvenil da Península Ibérica nos dias 3, 4 e 5 de junho

Bárbara Tinoco, Carolina Deslandes, D.A.M.A e Team BRK - Criadores de TIK TOK Show atuam no Fest4Kids



Conheça a agenda completa do Palco Principal: espetáculos infantis e os melhores nomes da música nacional ao longo de todo o dia.

Bárbara Tinoco é a mais recente confirmação do Fest4Kids, o maior festival infantojuvenil da Península Ibérica, com 12 horas de programação non-stop por dia que acontece nos dias 3, 4 e 5 de junho.
A cantora e compositora portuguesa, que recentemente esgotou quatro datas nos Coliseus de Lisboa e Porto, junta-se agora a Carolina Deslandes, D.A.M.A e Team BRK Criadores de TIK TOK Show, espetáculos já confirmados nos três dias de evento no Estádio do Bonfim, em Setúbal.

Nomeada para os Prémios Play - Prémios da Música Portuguesa deste ano, na categoria de Melhor Artista Feminina, Bárbara Tinoco foi anteriormente distinguida com este galardão, em 2020, enquanto Artista Revelação. A artista portuguesa, que ficou conhecida, em 2018, no formato televisivo “The Voice” ao cantar o tema original “Antes Dela Dizer Que Sim”, é agora a nova mentora do “The Voice Kids”, um dos programas de eleição do público infantil.

O Palco Principal do Fest4Kids vai assim receber grandes referências da música nacional que apelam a miúdos e graúdos, com os principais concertos agendados para o final do dia. No dia 3 de junho, Carolina Deslandes, a artista nacional que tem milhões de visualizações no Youtube e que é hoje uma das maiores referências do universo digital e da música nacional contemporânea, sobe ao palco ao início da noite; no dia 4 de junho, ao final da tarde, é a vez da banda lisboeta D.A.M.A encantar com o seu concerto comemorativo de 10 anos de carreira; e no domingo, dia 5 de junho, Team BRK Criadores de TIK TOK Show trazem a dança e a música ao Palco Principal, mesmo antes da atuação de Bárbara Tinoco.

E porque o Fest4Kids é sinónimo de diversão contínua, o Palco Principal do festival tem ainda para oferecer, todos os dias, aulas de zumba logo ao início da manhã, seguidas de espetáculos musicais para crianças, um novo em cada dia do evento.

No primeiro dia do festival, dia 3 de junho, «Da Seiva à Árvore» é a proposta do Fest4Kids, um projeto com o apoio da Direção-Geral das Artes, que conta com a participação de Joana Negrão, Vasco Ribeiro Casais e Rita Nóvoa. É um espetáculo-oficina acompanhado de um livro ilustrado, com canções e pequenas atividades pedagógicas. «Da Seiva à Árvore» é um convite aos mais novos para conhecerem a música tradicional e a identidade cultural do nosso País.

No primeiro dia do festival, dia 3 de junho, «Da Seiva à Árvore» é a proposta do Fest4Kids, um projeto com o apoio da Direção-Geral das Artes, que conta com a participação de Joana Negrão, Vasco Ribeiro Casais e Rita Nóvoa. É um espetáculo-oficina acompanhado de um livro ilustrado, com canções e pequenas atividades pedagógicas. «Da Seiva à Árvore» é um convite aos mais novos para conhecerem a música tradicional e a identidade cultural do nosso País. Durante o espetáculo, crianças e jovens podem interagir com os artistas, questionar sobre os instrumentos, perceber como funcionam, de que zona do país são oriundos e saber todos os pormenores sobre as canções apresentadas. Um espetáculo interativo que agrada ao público de todas as idades.

No dia 4 de junho, é a vez dos mais novos cantarem «As Canções da Maria», um projeto infantil criado por Maria de Vasconcelos com o objetivo de mostrar às crianças que aprender pode ser divertido. Aliás, Maria de Vasconcelos sonha em fazer uma escola onde o sistema educativo não acabe com a criatividade. Por isso, o seu mais recente livro (CD e DVD) “As canções da Maria – Especial História de Portugal”, permite que pais e filhos, educadores e professores aprendam ainda mais sobre a nossa História, com cantigas e lengalengas. São 17 novas canções, um poema e quatro lengalengas, num livro que apresenta colaborações de João Só, Nuno Markl, entre outros. O Fest4Kids recebe a Maria, a Mathilde, a Manon e o Mathias, os grandes protagonistas deste espetáculo que muito recentemente encheu os Coliseus do nosso país.

No último dia do festival, 5 de junho, olhos postos no «Gato Pintor», o projeto musical da autoria de João Monge (letrista dos Trovante, fundador e responsável de grande parte das letras das músicas da Ala dos Namorados) e Manuel Paulo (colaborou com os projetos Rio Grande e Cabeças no Ar e foi fundador da Ala dos Namorados). Composto por 14 canções inéditas que retratam diversas realidades da vida de qualquer criança. O «Gato Pintor» sobe ao Palco Principal com uma banda de músicos profissionais - Inês Sousa, Mariana Júdice, Sebastião Santos, Sofia Neide e Manuel Paulo - onde todos cantam, tocam e interagem com o público.

À programação do Palco Principal juntam-se as inúmeras atividades das restantes zonas do festival: atividades desportivas, insufláveis e trampolins, espetáculos de magia, teatros e fantoches, experiências de gaming e discoteca para os mais novos. Um mundo sem fim de emoções, desde o momento da abertura de portas (10h00) até ao seu encerramento (22h00).

O acesso a todas as atividades está incluído no valor do bilhete. São 12 horas de brincadeira e animação, num autêntico parque de diversões para toda a família. Dias 3, 4, e 5 de junho ficarão para sempre na memória dos mais pequenos… e de toda a família!

Os bilhetes para o evento já estão à venda em www.fest4kids.com. O custo dos ingressos varia entre os 25€ (bilhete individual) e os 170€ (passe 3 dias para Pack Família).

Informação geral

Programação confirmada: fest4kids.com/programacao

Local: Estádio do Bonfim, Setúbal

Classificação etária: Para todos

Preço dos bilhetes:

Bilhetes Individuais:
Bilhete 1 dia - 25€
Bilhete Passe 2 dias - 45€
Bilhete Passe 3 dias - 60€

Packs Família: (2 adultos + 2 crianças <18)
Bilhete 1 dia - 75€
Bilhete Passe 2 dias - 130€
Bilhete Passe 3 dias - 170€

Locais de compra: www.meoblueticket.pt, El Corte Inglès, Lojas FNAC, Lojas WORTEN, ABEP, Bilheteira Altice Arena, Turismo de Lisboa, ACP, Lojas PAGAQUI, Phone House, Campo Pequeno, IT Tabacarias, Turismo de Cascais, Multiusos de Guimarães e Altice Forum Braga.

quarta-feira, 27 de abril de 2022

NOVO SINGLE DE ANARCHICKS DÁ QUE PENSAR

 















DARE TO THINK é um desafio ao exercício inato do pensamento crítico. Uma prática que estimula a saúde mental pessoal e colectiva. Recentes estudos científicos provam, também, que faz muito bem à pele.

Esta canção pretende ser uma provocação saudável, colorida e despretensiosa. É um apelo ao uso do nosso potencial intelectual e âmago existencial. Pormos quem somos em tudo o que fazemos, sem medos. Olhar para a vida com olhos de ver, à luz dos nossos valores e do que queremos ser. Numa altura em que vivemos inundados pela vida alheia, pelo feed nosso de cada dia, escolhe ser tu mesmo.

Pensar forma-nos. Concluir, faz-nos crescer. Um cidadão com uma estrutura emocional sólida, mais dificilmente será arrastado pela avalanche. O nosso pensamento individual é a impressão digital que deixamos no mundo. Esta canção é uma celebração da identidade forte, crítica e desmedida, que anda de braço dado com a liberdade.

Foi gravado e masterizado por Makoto Yagyu e Fábio Jevelim (HAUS) e está disponível em todas as plataformas online com o selo Throwing Punches.

PRÓXIMAS DATAS:
14/05 - Lisboa, Village Underground @ PT
20/05 - TBA
21/05 - Barreiro, Isodea Festival @ PT
10/06 - TBA
11/06 - Amarante, Gatilho @ PT
1/07 - Ribatejo, Glória ao Rock @ PT
15/07 - TBA
16/07 - Sarria, Meigallo Fest @ ES
29/07 TBA
9/9 - Conimbriga, Rock dos Romanos @ PT

Sobre o artista:

Anarchicks são Rita Sedas (voz), Helena Andrade (baixo), Adam d'Armada Moreira (guitarra), Mariana Rosa(guitarra) e Catarina Henriques (bateria).

O seu primeiro registo musical surge com o EP, Look What You Made Me Do, gravado e produzido por Makoto Yagyu (PAUS) em 2012. O ano de 2013 ficaria marcado pelo lançamento do álbum de estreia, intitulado Really?!, lançado pela editora Chifre e muito aclamado pela crítica. O single Restraining Order conta com mais de 123mil visualizações no YouTube. Em 2016 lançam o seu segundo álbum de originais, We Claim The Right to Rebel and Resist. O tema "We Claim The Right", cujo vídeo-manifesto, protagonizado por Carolina Torres, conseguiu em 48 horas mais de 200 mil visualizações e mais de 20 mil interações, alcançando quase um milhão de pessoas. Em 2017 editam o EP Vive la Ressonance, somente disponível em formato digital, juntamente com o single BlackBox. Este lançamento coincide com a saída da vocalista Marta Lefay e a entrada da nova voz Rita Sedas. Já em 2018 lançam o primeiro single do mais recente trabalho discográfico. No Friend abre as portas para a nova sonoridade de Anarchicks, um statement sobre a liberdade de ser. O tão aguardado terceiro disco surge em Abril de 2019, Loose Ends conta com um segundo single de estreia Near Hear. Em Junho de 2021 lançam o grito No Freedom Under Fascist Rules, dando início à Desobediente Tour.